Navegando por Orientador "CRUZ, Cristiane Bremenkamp"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estimular, desenvolver e diferenciar os cinco órgãos dos sentidos: experiências com alunos do AEE no estágio supervisionado em ambientes não escolares(2023-08-30) CARVALHO, Taynara Santos; CRUZ, Cristiane Bremenkamp; http://lattes.cnpq.br/9016207306280257; https://orcid.org/0000-0003-0854-7687O presente Trabalho de Curso é resultante das experiências vivenciadas na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola Municipal de Ensino Fundamental João Gomes, localizada no Município de Santa Luzia do Pará-PA (KM 47), no Estágio Supervisionado em Ambientes Não-Escolares do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos do trabalho centram-se em expor a importância do exercício do estágio na formação do pedagogo, assim como a indispensável atuação destes profissionais fora das instituições formais de ensino. Ademais buscou-se demonstrar como o trabalho com os cinco órgãos dos sentidos auxiliam no desenvolvimento sensório-motor de alunos com deficiência, e quais estratégias o pedagogo pode utilizar para trabalhar estes temas com os alunos. A metodologia que embasou a pesquisa é de cunho qualitativa aportada em Minayo (2007), tendo como método a observação participante sob a luz de Marietto (2018). Concluiu-se que o estágio supervisionado é parte indispensável do currículo do pedagogo, pois permite visualizar mais profundamente a relação entre teoria e prática, de forma a tornar possível a reflexão sobre os melhores apontamentos para a execução do saber-fazer do profissional da pedagogia. Da mesma forma, percebeu-se que trabalhar os cinco sentidos por meio da ludicidade – com o intuito de aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos, e o autoconhecimento com o corpo, por meio de atividades de pinturas e músicas – é uma importante ferramenta para auxiliar na formação de crianças com deficiência, – sobretudo as impactadas pelas carências educativas deixadas pela pandemia ocasionada pelo COVID-19 – mediante as informações obtidas durante a aplicação do plano de intervenção “O MUNDO DAS SENSAÇÕES: ESTIMULAR, DESENVOLVER E DIFERENCIAR OS CINCO ÓRGÃOS DOS SENTIDOS”, durante o estágio supervisionado na escola João Gomes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Políticas e práticas de inclusão de pessoas surdas em ambientes laborais na região do nordeste paraense(2022-11-30) CARDOSO, Ruthe da Silva; CRUZ, Cristiane Bremenkamp; http://lattes.cnpq.br/9016207306280257; https://orcid.org/0000-0003-0854-7687O presente trabalho teve como objetivo compor com a luta das pessoas com deficiência, mapear algumas pistas de como ocorre a inclusão das pessoas surdas no mercado de trabalho na região do nordeste paraense, bem como apontar as políticas públicas existentes e difundir a cultura surda para a comunidade em geral. A pesquisa foi realizada entre os meses de março a outubro de 2022 a partir de uma abordagem qualitativa e da utilização do método bola de neve para promover o encontro com os possíveis participantes. De acordo com os dados obtidos percebeu-se uma dificuldade em encontrar o público alvo, o que sinaliza a baixa participação da comunidade surda no mercado de trabalho formal. Além disso, observou-se que a ausência de mulheres entre as pessoas que se dispuseram a participar da pesquisa indica a necessidade de analisar este dado desde um recorte de gênero, pois ainda que houvesse o contato com mulheres surdas, estas não estavam exercendo atividade laboral formal. Além disso, observou-se a partir das narrativas dos participantes que a pessoa surda tem que se adequar ao ambiente de trabalho quando diz respeito à comunicação, seja por meio da leitura labial ou com outros recursos, ficando na maior parte das vezes a cargo da pessoa surda o esforço de se adequar aos padrões e à linguagem hegemônica em nossa sociedade. Por fim, ressaltamos a importância das análises tecidas por vias interseccionais para que o fenômeno estudado seja melhor compreendido a partir do cruzamento de diferentes marcadores sociais da diferença (raça, classe, gênero, capacidade, etc.) na produção de vulnerabilidades sociais de grupos historicamente marginalizados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência: aprendendo com os astros do céu(2023-07-20) OLIVEIRA, Gabriele Ferreira; CRUZ, Cristiane Bremenkamp; http://lattes.cnpq.br/9016207306280257; https://orcid.org/0000-0003-0854-7687O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências desenvolvidas durante o estágio supervisionado no ensino fundamental, da Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus Bragança, polo Santa Luzia do Pará. Por meio da observação participante, foi possível entender a rotina dos alunos, o que facilitou o diagnóstico para a criação do trabalho de intervenção, o qual foi desenvolvido por meio de atividades que pudessem contribuir para o ensino e aprendizagem da turma. Em vista disso, foi elaborada uma sequência didática com o tema “Conhecendo os astros do céu”, que posteriormente foi aplicada à turma do 3º ano do ensino fundamental, sendo ela composta de crianças entre a faixa-etária dos 7-8 anos. Além do relato, a pesquisa apresenta autores que dialogam a respeito da importância do estágio na formação do pedagogo; apresenta os objetivos e os resultados da vivência, partes fundamentais que contribuíram para o entendimento de como ocorre o processo de ensino dentro do ambiente escolar.