Navegando por Orientador "CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 20 de 27
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização na conteporaneidade: um estudo das concepções teóricas mais difundidas no Brasil nas últimas décadas(2022-06-28) SANTOS, Jheovanda de Almeida; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Considerando que a alfabetização tem um papel de suma importância na vida social de qualquer ser humano, este estudo tem por objetivo mapear as abordagens teóricas de alfabetização de maior circulação no contexto acadêmico e educacional brasileiros a partir da década de 1980 e analisar as aproximações e distanciamentos existentes entre elas. Desta forma, a metodologia adotada na pesquisa fundamentou-se em uma análise bibliográfica e exploratória, baseada em autores referenciais para a discussão do tema. Assim, o estudo está fundamentado em Soares (2018,2002); Frade (2007); Mortatti (2006); Ferreiro e Teberosky (1985); Smolka (2018); Andrade (2017); Kleiman (2002); Tfouni (2006); Goulart (2006); Rojo (2009); Carvalho (2010). A partir da análise dos dados bibliográficos identificamos semelhanças e diferenças entre as concepções de alfabetização discutidas, assim como na compreensão de aprendizagem da leitura e escrita inerente a cada uma delas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões sobre os processos avaliativos no contexto da prática(2019-09-10) AVIZ, Cynthia Santos de; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Bragança-Pará que teve como objeto de estudo a avaliação da aprendizagem no contexto do Ciclo de Alfabetização. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a escola desenvolve a avaliação no ciclo de alfabetização e as percepções das professoras com relação às mudanças operadas nas suas práticas avaliativas com a implantação do sistema de ciclos na escola. Os objetivos específicos visaram entender como a avaliação está estabelecida nos documentos orientadores do Ciclo de Alfabetização no contexto da Rede Municipal de Ensino e da escola; analisar a percepção das professoras quanto à prática da avaliação no Ciclo de Alfabetização, enfatizando as mudanças ocorridas e os desafios enfrentados. O presente estudo está ancorado na abordagem qualitativa de pesquisa, com a articulação de dois instrumentos de coleta de dados: a análise documental e o questionário aberto. Os autores que subsidiaram estudo foram: Barreto e Mitrulis (1999), (2001), Mainardes (2006), (2007), Fernandes (2007), (2009), Fetzner (2007) e Hoffmann (2011). Nesse sentido apontamos como resultados uma certa clareza dos objetivos e finalidades da avaliação na nova proposta de organização do ensino fundamental e ciclos nos documentos da Rede Municipal de ensino e da escola, mas as professoras ainda encontram dificuldades no processo avaliativo em relação aos instrumentos e centralidade em algumas áreas de conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do gênero poema para as práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência tecida em um núcleo PIBID do curso de Pedagogia da UFPA(2022-06-23) SANTOS, Silmara dos Remédios; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este trabalho de conclusão de curso discorre sobre a experiência de planejamento e implementação de uma proposta de ensino de linguagem, com a utilização do gênero textual poema, durante o estágio de iniciação à docência desenvolvido no âmbito do subprojeto Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e implementado pelo Núcleo de Pedagogia da UFPA em Capanema, no período de 01 agosto de 2018 a 30 janeiro de 2020. A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições do gênero textual poema no processo de alfabetização e letramento de crianças integrantes de uma turma de quarto ano do ensino fundamental com base na experiência de uma sequência didática realizada como ação de intervenção didática no estágio de iniciação à docência favorecido pelo PIBID. Para dar conta da consecução deste objetivo, a pesquisa toma como base os registros feitos pela estagiária nos momentos de planejamento e implementação da referida proposta de ensino. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e explicativa, já que pretende descrever as experiências vivenciadas e analisar os resultados alcançados com a proposta de ensino focalizada. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, pois se valeu da técnica da observação participante como procedimento básico de coleta de dados, juntamente com as notas registradas no diário de campo durante o desenvolvimento do estágio de iniciação à docência. A pesquisa bibliográfica também foi importante para a construção do referencial teórico e para analisar os dados e discutir os resultados apresentados neste trabalho. Com base nos resultados obtidos asseveramos que utilizar os diferentes gêneros textuais nos anos iniciais do ensino fundamental é bastante produtivo para desenvolver a alfabetização como um contínuo processo de letramento, pois o trabalho com os gêneros contribui para despertar no aluno o interesse pela aprendizagem, assim como possibilita o desenvolvimento da leitura, da escrita e oralidade de forma mais significativa e contextualizada. Em relação ao gênero utilizado na experiência discutida, reiteramos que proporcionou o aperfeiçoamento da alfabetização (articulada ao letramento) e se constitui um interessante recurso pedagógico, tendo em vista que os alunos alcançaram os objetivos propostos para as aulas e conseguiram aprimorar a leitura, interpretação, produção textual e oralidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios da docência no processo de ensino e aprendizagem de crianças num contexto de retorno às aulas presenciais: relato de experiência de uma intervenção realizada no estágio supervisionado no ensino fundamental no pós pandemia de COVID19(2023-08-31) BARAUNA, Antonia Janaina Ferreira; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente Trabalho de Curso é resultado dos apontamentos obtidos por meio das vivências durante o exercício da docência na escola Municipal de Ensino Fundamental Eloi Cardoso, localizada no KM 48 em Santa Luzia do Pará-PA, no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos que embasaram a realização deste estudo centram-se em entender a importância do estágio para a formação do pedagogo(a), assim como de que forma a elaboração e aplicação de um bom planejamento podem facilitar a dinâmica de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino, sobretudo como ferramenta no combate às carências educativas e emocionais deixadas pelo COVID-19. Metodologicamente, a pesquisa foi construída sob uma perspectiva qualitativa MINAYO (1994), TEIXEIRA (2014), e o método escolhido para a obtenção de dados foi a observação participante MARIETTO (2018). Conclui-se que a docência exige uma postura mediadora e crítico-reflexiva do profissional da pedagogia, que deve sempre contar com um planejamento flexível e inclusivo capaz de atender as necessidades cognitivas e emocionais de seus estudantes, e que o estágio como componente curricular obrigatório é indispensável para o processo formativo do graduando do curso de pedagogia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Discursos de crianças do ensino fundamental sobre práticas escolares de avaliação(2019-09-06) SILVA, Elenize Saraiva da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente trabalho analisa discursos de crianças do Ensino Fundamental sobre avaliação da aprendizagem, procurando perceber os sentidos que as mesmas atribuem à avaliação realizada no contexto escolar e como esta prática pode ser pensada enquanto dispositivo de disciplinamento e controle exercido sobre as mentes e os corpos dos alunos e alunas a partir de um variado número de rituais institucionais. As análises estão pautadas no pensamento do filósofo francês Michel Foucault, sobretudo, no que tange à discussão sobre a relação entre discurso, saber e poder e sobre os dispositivos de poder disciplinar colocados em ação pela escola por meio das práticas avaliativas. O estudo opera com o referencial foucaultiano em diálogo com autores brasileiros do campo da avaliação educacional, tais como Luckesi (2008); Hoffmann (1994, 1995, 2002); Esteban (2003); Saul (2010). A pesquisa se pauta numa abordagem qualitativa, os dados empíricos foram coletados durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública do município de Bragança-PA, em que foi possível ouvir os alunos e alunas das turmas de 3º e 5º ano do Ensino Fundamental sobre as suas experiências com a avaliação, assim como possibilitou caracterizar as práticas avaliativas da escola por meio do diálogo com gestores e professores. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a observação participante e a entrevista semiestruturada em grupo. Por meio da observação participante foram percebidos eventos vivenciados pelas crianças relacionados à avaliação, bem como as práticas das professoras no contexto de sala de aula. A entrevista semiestruturada foi realizada com um grupo de 10 crianças, 5 de cada turma, envolvendo dinâmicas adequadas à faixa etária das mesmas, com o objetivo de sensibilizá-las para se expressarem acerca do tema. O diálogo com as professoras regentes das duas turmas e com a gestão possibilitou complementar dados sobre a concepção e a prática da avaliação na instituição. Os discursos das crianças mostram a percepção da avaliação como sinônimo de prova e de exame, assim como atribuem a esta sentidos de medo, de punição e de castigo, devido ao poder disciplinar que os pais e professoras exercem sobre as mesmas por meio da avaliação. Argumento que no contexto pesquisado a avaliação envolve atitudes e comportamentos de ameaça por parte de pais e professores, o que gera medo nos alunos, medo do erro, da reprovação, do insucesso. É evidenciado, também, que as práticas de avaliação na escola ainda estão baseadas em um modelo tradicionalista de educação, supervalorizando a prova como instrumento de controle dos educandos, embora muitas vezes, em termos de proposta e argumentos, a gestão escolar e os professores defendam concepções progressistas e a diversificação de procedimentos e instrumentos qualitativos de avaliação. Em síntese, sugere-se que a pesquisa na área da avaliação deveria investigar mais profundamente aquilo que os alunos interiorizam sobre os processos avaliativos, o que muito pode contribuir para a construção de uma outra cultura avaliativa na escola, que aprimore práticas de acompanhamento do desempenho dos alunos num sentido mais diagnóstico e formativo e menos punitivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Educação em direitos humanos como eixo do planejamento curricular na educação básica: uma experiência no PIBID Pedagogia da UFPA(2021-01-29) PANTOJA, Suellen Beatriz Barroso; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este artigo é fruto das vivências da autora no estágio de iniciação à docência realizado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Práticas interdisciplinares de alfabetização e letramento no ensino fundamental, do curso de Pedagogia do campus de Bragança da Universidade Federal do Pará. O objeto de estudo da pesquisa focalizou a Educação em Direitos Humanos no planejamento curricular da escola-campo do PIBID, localizada no município de Bragança-Pa. Como objetivo geral, procurou-se compreender o lugar da EDH no planejamento escolar e na prática pedagógica de professores de anos iniciais do Ensino Fundamental. Os questionamentos que motivaram a pesquisa foram: Como e quando emerge o debate sobre a EDH na escola Júlia Quadros Peinado? Quais as principais iniciativas da escola para inserir os direitos humanos como tema curricular? Que espaço efetivo tiveram os temas referentes aos direitos humanos no planejamento e na prática curricular dos docentes? Quais os principais desafios e entraves para o desenvolvimento da EDH na escola? A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, sendo desenvolvida por meio da análise documental, em que se focalizou os documentos escolares referentes ao planejamento curricular do ano de 2019. Também, fez-se uso da observação participante e dos diálogos travados com os agentes escolares (gestores, coordenação pedagógica e docentes) em diversos momentos do estágio. Como resultados, averiguou-se que, embora tenha ocorrido um grande esforço por parte dos agentes escolares para incluir algumas temáticas relativas aos direitos humanos no planejamento curricular, no momento em que se faz a seleção dos conteúdos a serem trabalhados no decorrer do ano, os temas pouco refletiram essa preocupação, acabando por tornarem-se evasivos e distanciados das questões-problema vivenciadas pela comunidade escolar. Do ponto de vista pedagógico, o que ainda foi possível observar nas práticas cotidianas de sala de aula é que boa parte dos professores continuaram utilizando estratégias metodológicas próprias de um ensino transmissivo e as ações mantiveram-se muito mais voltadas para informações genéricas e que pouco espaço foi dedicado a escuta, ao diálogo, à pesquisa e aos estudos de situações contextualizadas. Por fim, verificou-se que há muitas resistências por parte de todos na escola em tratar de temas de EDH, pois isso envolve valores morais, crenças, costumes que precisam ser desafiados. A EDH é sempre uma disputa que divide opiniões, no entanto, essas questões perpassam o cotidiano de muitos alunos e de suas famílias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado no ensino fundamental: vivências na Escola Municipal João Gomes em Santa Luzia do Pará – PA(2023-08-31) RODRIGUES, Antonia Alessandra da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente Trabalho de Curso é resultado das experiências vivenciadas durante o exercício da docência, realizada em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Gomes, localizada no Município de Santa Luzia do Pará - PA (KM 47), no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos que regem o presente estudo concentram-se em perceber a importância do estágio para a formação do profissional da pedagogia, assim como entender como os conhecimentos teóricos e práticos devem aliar-se para (re)configurar as práticas pedagógicas dos docentes em sala de aula. Da mesma forma, foi indispensável demonstrar como o trabalho com a Educação no Trânsito pode ocorrer de maneira interdisciplinar, e contribuir para o desenvolvimento dos alunos, especialmente, com auxílio de atividades lúdicas e inclusivas. A metodologia que regeu o presente estudo é de cunho qualitativo, sob a luz de Minayo (2007), tendo como método a observação participante embasada em Marietto (2018). Conclui-se que o estágio supervisionado é de suma importância para o(a) pedagogo(a), uma vez que possibilita a visualização mais aprofundada do saber-fazer pedagógico dos docentes, especialmente quando atrelado à análise da relação entre teoria e prática durante o período em que se desdobra o estágio, viabilizando a construção e aprimoração da postura crítico-reflexiva do(a) estagiário(a). Igualmente, percebeu-se que trabalhar a educação no trânsito – tema que conversa diretamente com o dia a dia dos estudantes – de maneira mais lúdica, demonstrou-se eficaz na absorção dos conhecimentos repassados em sala, além de combater as carências educativas ocasionadas pela pandemia do COVID-19.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiência de estágio supervisionado na educação infantil: interações, brincadeiras e organização do trabalho pedagógico(2023-06-30) LINHARES, Ana Paula Santos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Esta pesquisa ora apresentada do Trabalho de Curso é resultante da experiência sobre o estágio supervisionado na educação infantil, na Creche e Pré-Escola Professora Ana Sousa de Oliveira, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campos Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Os objetivos centrais caracterizam o contexto educacional da instituição, localizada no município de Bragança-PA; descrever a rotina escolar em turma da pré-escolar I; apresentar a intervenção didático-pedagógica realizada durante o estágio; e refletir sobre a contribuição desta atividade curricular para a formação docente como estagiaria. Esta experiência levou-me como pesquisadora ao externo da universidade, e me fez observar o ambiente que tem o papel de socializar o conhecimento e o dever de atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento do indivíduo como cidadão. E foi a partir dos projetos utilizados na escola que me levaram a conhecer a verdadeira realidade da creche, e como eu poderia aprender e acrescentar na comunidade escolar, durante meu tempo de estágio. Por ser a única instituição do município e ofertar a modalidade de Creche e Pré-Escola, se voltou a atender prioritariamente crianças de família carente, tendo como finalidade cuidar e educar a criança na sua totalidade. Com o passar dos anos a demanda por vaga na escola foi crescendo, os critérios de matriculas foram sofrendo ajustes, os sujeitos da escola foram se redesenhando, agora atendendo crianças de vários bairros da cidade, diferentes condições financeiras e também crianças com deficiência. Trabalhou-se a metodologia de recursos tecnológicos, a qual os alunos já estavam adaptados, a pedido da professora, pois já havia sido feito todo o planejamento das aulas. Estava sendo trabalhado contos de fadas, e os numerais. Tendo em vista que a professora usava vídeos para reforçar o que já havia ensinado. Nessa vivência tive muito o que aprender. Porem consegui observar que para uma creche e pré-escola, se trabalhava muito a alfabetização, percebe-se pouco uso de brincadeiras assistidas, com objetivo de ensinar, e sabemos que na fazes dos anos iniciais a brincadeira tem muito significado, em relação a aprendizagem. Contudo, prática do estágio trouxe significativas contribuições para nosso saber, foi uma possibilidade de amadurecimento tanto pessoal, quanto profissional, pois ao nos relacionarmos com pessoas anteriormente desconhecidas foi preciso colocar em prática a ética, o respeito e a interação com os demais profissionais para o bom desenvolvimento no ambiente de trabalho. A experiência vivenciada no estágio nos fez refletir sobre a nossa formação e nossa atuação enquanto futuros profissionais da educação. Como podemos melhorar nossa atuação juntamente com as crianças, principalmente, no que se refere ao processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil? Essas questões só foram possíveis ser pensadas a partir da rica experiência vinda do estágio supervisionado em educação infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação do professor alfabetizador no curso de Pedagogia: concepções e abordagens priorizadas nos PPCs da UFPA multicampi(2023-08-31) MARTINS, Maykon Elias Moura de; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935As concepções teóricas e metodológicas que têm fundamentado a formação e as práticas de professores alfabetizadores representam um dos fatores que merecem atenção especial por parte dos estudos e das pesquisas que procuram enfocar a relação entre formação de professores, currículo e práticas de alfabetização. Nesse sentido, este estudo tem como objeto de investigação a formação do professor(a) alfabetizador(a) realizada no contexto dos cursos de Pedagogia da UFPA. O objetivo da pesquisa é mapear nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) as tendências e abordagens epistemológicas, teóricas e metodológicas de alfabetização priorizadas na formação inicial do pedagogo. A pesquisa configura-se como um estudo documental e focaliza os componentes curriculares que contemplam em suas ementas e bibliografia básica e complementar o tema da alfabetização e do letramento. O recolhimento dos PPCs foi realizado nos sites das unidades/subunidades dos campi de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá e Castanhal. Os resultados indicam a existência de um reduzido número de componentes curriculares relativos à preparação teórico prática do professor(a) para o ensino da alfabetização, assim como sinalizam que abordagem dominante tem sido a do letramento e multiletramentos, com uma tímida presença de componentes voltados aos estudos da psicogênese da língua escrita e da teoria discursiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Formação inicial do professor alfabetizador: experiências autobiográficas no PIBID(2021-01-29) SILVA, Anderson André Alves da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente Trabalho de Curso (TCC) apresenta a trajetória de formação de um licenciando do curso de Pedagogia, do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, no que concerne à participação como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), no subprojeto Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlia Quadros Peinado, situada no município de Bragança, na região do Rio Caeté, Nordeste Paraense. O objeto de pesquisa é a experiência de alfabetização e letramento vivenciada no percurso formativo de iniciação à docência no PIBID. O objetivo geral é analisar as contribuições do subprojeto PIBID para a formação inicial do professor alfabetizador. O trabalho procurou responder às seguintes questões-problema: Que aprendizagens o PIBID proporcionou sobre o processo de alfabetização e de letramento no ciclo inicial do Ensino Fundamental? Que conhecimentos teóricos e práticos sobre alfabetização e letramento foram oportunizados pelo PIBID? O que foi possível conhecer sobre a prática da alfabetização e de letramento junto às professoras alfabetizadoras da escola-campo do PIBID? Que experimentações didático-pedagógicas foram oportunizadas junto às turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental? A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, ancorada na metodologia da pesquisa autobiográfica. A coleta de dados foi realizada na convivência cotidiana com os agentes escolares, no decorrer de dezoito meses de vigência do projeto. A fundamentação teórica do trabalho foi construída a partir dos estudos bibliográficos realizados durante os encontros de formação teórico-metodológica no subprojeto (PIBID). Os resultados apontam para o fato de o letramento não possuir uma preocupação relevante perante as práticas pedagógicas cotidianas das professoras alfabetizadoras e a alfabetização ainda se encontra muito centrada em atividades mecanizadas de leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Formação teórico-prática do professor alfabetizador em cursos Pedagogia da UFPA(2023-10-30) SANTOS, Fernanda de Cassia Ribeiro dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Considerando os variados aspectos que vêm sendo enfatizados nas discussões contemporâneas sobre a formação do professor alfabetizador, esta pesquisa intenciona analisar essa formação no contexto dos cursos de Pedagogia ofertados pela Universidade Federal do Pará (UFPA), nos diferentes campi situados no interior do estado do Pará. O objetivo geral é analisar as respostas que os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) têm dado às novas exigências colocadas à formação inicial dos professores alfabetizadores frente ao redimensionamento da alfabetização compreendida como um amplo, complexo, multifacetado processo de letramento. A pesquisa é de abordagem qualitativa e se utiliza de procedimentos metodológicos próprios das pesquisas bibliográfica, documental e de campo para a constituição dos dados. No que se refere à pesquisa bibliográfica, o estudo se referenciou nos seguintes autores: Moraes (2012); Ferreiro (1996); Ferreiro e Teberosky (1986); Kleiman (2008; 1995); Soares (2003; 2004; 2009; 2010); Street (1984), entre outros. A coleta dos dados documentais foi realizada nos sites das diferentes unidades/subunidades acadêmicas da UFPA e se ateve aos componentes curriculares relacionados ao tema da alfabetização e letramento, que compõem a matriz curricular dos PPCs de Pedagogia. Além disso, foi aplicado um questionário eletrônico aos dirigentes dos cursos em tela para conhecer as percepções desses sujeitos sobre o problema abordado. Os resultados revelam a existência de um número bastante limitado de disciplinas dedicadas aos estudos da alfabetização e do letramento no âmbito dos PPCs, além da ausência de componentes que focalizem os multiletramentos. Os dirigentes enfatizam a necessidade de atualizar os PPCs incorporando novas concepções e abordagens contemporâneas que ampliam as perspectivas dos estudos da alfabetização e dos letramentos, bem como, criar parcerias colaborativas com as redes de ensino, de modo a aprimorar a formação dos graduandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ganhos pedagógicos do trabalho com o gênero poema nos processos de alfabetização e letramento: uma proposta de ensino vivenciada no PIBID Pedagogia em Capanema-Pa.(2022-06-17) NASCIMENTO, Wiltiana Maria Sousa do; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Esta pesquisa descreve e analisa os resultados de uma sequência didática com o gênero poema em uma turma de 4º ano do ensino fundamental, no contexto do estágio de iniciação à docência realizado em uma escola pública do município de Capanema-Pará. O objetivo geral é compreender a contribuição do gênero poema enquanto ferramenta de ensino contextualizado de práticas de linguagem (leitura/escuta, produção textual, oralidade, análise linguística e semiótica) nos processos de alfabetização e letramento. A investigação está ancorada na abordagem qualitativa de pesquisa científica, de natureza básica, com fins descritivo e explicativo. As análises e discussões implementadas foram construídas com base nos dados levantados pela autora durante a sua participação como bolsista no subprojeto Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), executado no Campus Universitário de Capanema da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com uma escola pública da rede municipal, no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Os sujeitos da pesquisa são 26 estudantes da turma acompanhada pela estagiária autora do trabalho no decorrer das atividades de estágio e uma professora regente da turma. A técnica empregada no levantamento dos dados foi a observação participante, com a utilização do diário de campo para o registro qualitativo dos fatos transcorridos no processo de implementação das atividades didáticas para o ensino do gênero supracitado. Os dados da pesquisa mostram que os avanços alcançados no decorrer da experiência de ensino foram bastante significativos, haja vista que os(as) estudantes conseguiram compreender e desenvolver com sucesso as atividades planejadas, em todos os módulos do plano de ensino. Desta forma, defende-se que a utilização do gênero poema enquanto ferramenta pedagógica de alfabetização e letramento colaborou efetivamente com a aprendizagem dos(as) estudantes, indo além de um mero exercício mecânico e descontextualizado de leitura e escrita Assim, procurou-se demonstrar que quando se trabalha o gênero literário de maneira contextualizada e significativa, valendo-se de variadas possibilidades para desenvolver a alfabetização articulada ao letramento, acaba-se ressignificando o ensino da leitura e da escrita na escola e motivando ainda mais os(as) estudantes para aprender.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A HQ como ferramenta de multiletramentos na escola: reflexões sobre a implementação de uma sequência didática no estágio de iniciação à docência no Pibid(2022-06-17) FARIAS, Samara de Brito; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Este trabalho enfoca uma experiência didática de ensino do gênero textual história em quadrinho (HQ) desenvolvida durante o estágio de iniciação à docência realizado no âmbito do subprojeto “Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental”. O referido subprojeto integrou o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na versão relativa ao Edital CAPES nº 7/2018, em vigência no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020, e foi desenvolvido por meio da parceria colaborativa entre o curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Capanema e a escola municipal Profa. Maria Natividade. A problemática central da pesquisa se traduz na seguinte indagação: como trabalhar o ensino de HQ na escola com vistas a viabilizar os multiletramentos dos estudantes? Neste viés, o objetivo geral é discutir os resultados da aplicação de uma sequência didática para o ensino do gênero história em quadrinhos como atividade de multiletramentos na escola. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se utilizou de procedimentos metodológicos adequados à pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio da observação participante realizada na turma do estágio de iniciação à docência nos diferentes momentos de implementação da sequência didática. Os registros foram anotados sistematicamente em um diário de campo e complementados com fotografias capturadas em um aparelho celular, com o intuito de ilustrar os diferentes momentos da experiência focalizada. A pesquisa pretende contribuir com o processo de multiletramentos das crianças e estimular os docentes do ensino fundamental a desenvolverem a conectividade dos estudantes com o mundo digital, buscando nos aparatos tecnológicos maneiras de impulsionar a aprendizagem dos estudantes. Do ponto de vista acadêmico, há o compromisso de dar visibilidade às experimentações didáticas proporcionadas no contexto do Pibid, assim como estimular o trabalho com os gêneros textuais durante o processo de alfabetização e multiletramentos dos estudantes, além de sugerir atividades para serem desenvolvidas nos laboratórios de informática. Ademais, este trabalho também pode ser um interessante material de consulta para os estudantes do ensino fundamental e médio interessados em conhecer mais sobre as HQ e as ferramentas do software educativo Hagáquê.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Impactos da formação inicial do curso de pedagogia PARFOR nas práticas curriculares de docentes da educação infantil(2019-08-23) BEZERRA, Hévila dos Santos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente trabalho traz resultados da pesquisa Impactos da formação inicial no curso de Pedagogia PARFOR nas práticas curriculares de docentes da educação Infantil. O objetivo é analisar se as práticas curriculares dos docentes em exercício na Educação Infantil estão passando por alterações significativas em razão da formação inicial recebida, em nível superior. Os dados foram coletados por meio de memoriais de formação e profissionalização docentes elaborados pelos participantes durante o componente curricular da disciplina Didática e Formação Docente, aplicação de questionário semiaberto, constituído dos eixos perfil profissional, prática curricular anterior ao ingresso no curso e percepção das mudanças ocorridas, e entrevistas semiestruturas. Os resultados apontam que uma das mudanças mais evidentes nas práticas pedagógicas dos professores participantes da pesquisa, com base na percepção dos mesmos, foi com relação à metodologia de ensino, tendo em vista que esta constava como uma das principais dificuldades enfrentadas no planejamento pedagógico antes do ingresso no curso. Outra alteração percebida foi com relação ao conhecimento das teorias educacionais que os docentes não tinham entendimento, enquanto contavam apenas com a formação de magistério em nível médio, o que nos permite considerar que esta formação se seu deu de forma precária. As permanências prevaleceram com relação ao método de avaliação através de pareceres, as organizações das turmas permanecem entre divisão de grupos ou individual de acordo com a proposta de cada atividade, e as sequências didáticas e projetos continuam sendo a principal forma de organização de conteúdos de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Impactos da formação inicial no curso de pedagogia PARFOR UFPA nas práticas curriculares de docentes do ensino fundamental(2019-09-22) RABELO, Mayara Andreza Lago Melo; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente trabalho traz resultados da pesquisa Impactos da formação inicial nas práticas curriculares de docentes do Ensino Fundamental do estado do Pará em formação no PARFOR/UFPA, realizada no âmbito do curso de Pedagogia UFPA, campus de Bragança. O objetivo é analisar se as práticas curriculares dos docentes em exercício no Ensino Fundamental estão passando por alterações em razão da formação inicial recebida. É uma pesquisa qualitativa longitudinal, com duração de três anos, que investigou um grupo de 52 professores integrantes de turmas ofertadas pela UFPA nos polos de Bragança, Augusto Correa e Tracuateua, nordeste do Pará. Os dados foram coletados em três momentos distintos da vida acadêmica e profissional dos professores, de 2017 a 2019. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados memoriais de formação docente, questionário e entrevista. Os resultados alcançados demonstram que os professores tiveram permanências em suas práticas no tocante às referências que usam para selecionar os conteúdos, na organização da turma para as atividades, além dos instrumentos de avaliação e percebemos que ocorreram mudanças na escolha dos materiais curriculares e na organização dos conteúdos de ensino, a formação inicial contribuiu para torná-los mais críticos e reflexivos, estabelecendo relações mais interativas com os alunos, construindo novas estratégias de planejamento e ensino, considerando as necessidades e os contextos das escolas de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Impactos da formação inicial no desenvolvimento profissional de docentes egressos do curso de Pedagogia Parfor UFPA(2022-10-21) RODRIGUES, Thays Fátima Santos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente artigo traz resultados da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC), cujo objeto de estudo focaliza os impactos da formação inicial na profissionalização e profissionalidade de docentes egressos do curso de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) ofertado pelo campus de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo consiste em analisar o impacto da formação inicial sobre as condições de profissionalização e de trabalho dos docentes, após a conclusão do curso de licenciatura em nível superior. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cujo método escolhido foi a pesquisa do tipo documental e empírica, com aplicação de questionário online. Os resultados obtidos apontam para um aumento da escolaridade dos professores docentes egressos da formação inicial, no entanto há um evidente processo de precarização da profissão, uma vez que a formação não promoveu a estabilidade e o retorno profissional e pessoal almejado. A temática não se esgota com esta pesquisa, uma vez que ainda há muitas outras problemáticas relativas a formação, profissionalização e valorização docente à serem desvendados sobre os impactos da formação inicial sobre a vida profissional dos professores, sobretudo, daqueles que a realizaram e a realizam no pleno exercício da profissão, como é o caso dos egressos do Parfor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Importância do PIBID para a formação profissional do professor: narrativas autobiográficas de um licenciando em pedagogia.(2021-01-29) BARROS, Edson Nonato Oliveira; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação constituinte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes de licenciatura, ainda na primeira metade do curso, uma aproximação com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridas. O propósito fundamental do Programa é contribuir para a qualificação da formação inicial de professores. Com base na experiência vivenciada no estágio de iniciação à docência no PIBID, este artigo tem como objetivo geral refletir sobre as aprendizagens construídas no núcleo de Pedagogia do campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, no período de 2018 a 2020 e sobre a importância dessas aprendizagens para a formação profissional na docência. Nesse sentido, o texto procurou responder aos seguintes questionamentos: O que o PIBID traz de diferente e inovador para a formação inicial de professores? Que dimensões da formação docente são valorizadas e ressignificadas no PIBID? Quais as semelhanças e as diferenças entre o estágio supervisionado curricular obrigatório e a iniciação à docência no PIBID? Que aprendizagens acerca da profissão docente foram proporcionadas no núcleo de Pedagogia da UFPA/CBRAG? Em que sentido a participação na vida da escola e a convivência com os professores experientes contribuem para a formação da subjetividade profissional do futuro professor? Para responder essas questões, procurou-se caracterizar a formação inicial de professores na contemporaneidade, destacando seus limites, seus desafios e suas possibilidades; ressaltar as características e as dimensões inovadoras do PIBID e suas implicações para ressignificar a formação acadêmico-profissional do professor; analisar as múltiplas aprendizagens construídas na convivência com a escola e com os professores mais experientes na trajetória de iniciação à docência realizadas no PIBID e sua relevância para a formação profissional na docência. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa autobiográfica, em que as narrativas e vivências, reconstruídas principalmente através das memórias dos fatos ocorridos entre os meses de agosto de 2018 a janeiro de 2020, foram refletidas e confrontadas com o referencial de fundamentação teórica do trabalho. Os resultados indicam que o PIBID tem assumido um papel importante na formação inicial de professores, pois, proporciona aos futuros professores uma experiência teórico/prática ímpar, de caráter inovador e interdisciplinar, melhorando imensamente a sua qualificação para enfrentar os desafios da profissão docente no contexto da escola pública.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ludicidade como ferramenta de aprendizagem significativa: demonstrações de metodologias diferenciadas, desconstruindo o uso dos métodos tradicionais em sala de aula(2023-07-10) PEREIRA, Daniela Ribeiro; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções pibidianas acerca das práticas de alfabetização e letramento(2022-10-21) MATOS, Thais do Socorro do Nascimento; PORTILHO, Luana Coelho; MESCOUTO, Talita Cristina do Rosário; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto à escola parceira Prof.ª Julia Quadros Peinado, localizada no município de Bragança-PA. Enquanto acadêmicas de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Bragança, e bolsistas/estagiárias do PIBID/CAPES, foi observadas práticas pedagógicas no cotidiano escolar que se tornam enriquecedoras para nossa formação inicial, além de nos fazer compreender e articular teoria e prática escolar. Pois, Pimenta e Lima (2004) ressaltam que o momento do estágio possibilita entender que teoria e prática caminham juntas, em uma mesma direção, enriquecendo os conhecimentos adquiridos no decorrer da formação. O interesse pela temática surgiu após meses de observação na escola e de estudo teórico no grupo PIBID. O estágio permitiu compreender as implicações entre a teoria e a prática docente, possibilitando conhecer e interagir com nosso futuro campo de atuação e com os desafios da sala de aula. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento observadas durante nosso estágio de iniciação à docência em turmas do 1° e 3° anos do Ensino Fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas curriculares de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: experiências na Escola Josefa Alvão(2019-08-19) SANTOS, Janiely Cavalcante dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935No atual contexto educacional são perceptíveis as inúmeras discussões acerca da alfabetização e do letramento, em vista a sua complexidade, quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição de conhecimento, melhor será sua prática em sala de aula. Diante disso, o trabalho ora apresentado, tem como objetivo investigar in loco as práticas curriculares de letramento realizadas pelas professoras regentes do 1º e 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Josefa Alvão, no município de Bragança/PA. Nesse sentido, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa de campo com observação participante em duas turmas 1º e 3º ano, realização de entrevistas com as professoras das respectivas turmas e análise documental. Para análise do tema em estudo buscou-se o embasamento teórico em Street (2014), Soares (1998, 2009, 2010), Mortatti (2006), entre outros. Os resultados evidenciam que as professoras possuem um significativo conhecimento acerca do letramento, buscam estratégias para utiliza-lo nas suas práticas curriculares, embora em alguns momentos apresentem fragilidades que necessitam ser reconhecidas, a partir das formações continuada.