Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "CARDOSO, Joel"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo de caso do Transtorno do Espectro Autista: da descoberta ao tratamento no município de Capanema, PA
    (2021-02-27) NEVES, Késsia Emanuely da Silva; CARDOSO, Joel; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778
    O nosso trabalho versa sobre um estudo de caso que trata do Transtorno do Espectro Autista, um distúrbio que, embora mais frequente do que desejável, é complexo e apresenta especificidades inerentes a cada caso. Uma das dificuldades de se trabalhar com a criança autista tem a ver com o processo inicial de identificação, que geralmente é demorado e, também, na aceitação pelos familiares. Ultimamente, com o número crescente de estudos e pesquisas, tornou-se possível uma abordagem mais precisa, inclusiva e humana. O presente trabalho apresenta reflexões a partir de um estudo de caso. Por ser mãe de uma criança autista, tomamos como ponto de partida buscar compreender o comportamento da criança, inserida no contexto doméstico e educacional. Respaldamo-nos teoricamente, entre outros, em Cleonice Alves Bosa, Ana Maria S. Ros de Mello, Costa e Maia, Adriana Moral.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Poesia na sala de aula: reinterpretando e repensando a realidade da sala de aula através da literatura
    (2021-03-01) MAGALHÃES, Vania Newma Ribeiro; CARDOSO, Joel; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778
    Como professora, buscamos articular nossa prática às nossas pesquisas. Este artigo discorre sobre as práticas de leitura cotidiana, dos textos literários Literatura em nossas Salas de Aula. A poesia é uma modalidade textual que, no conjunto da Literatura, apresenta especificidades. Trabalhar com poesia se faz necessário para que possamos sensibilizar nossos alunos desde os primeiros anos. Poesia é beleza, é fruição, é viagem ao imaginário. Resta a nós, professores, descobri-lo e inseri-lo no dia a dia do nosso contexto escolar. É uma libertação. O texto poético – maleável, criativo, ousado, transgressor - ajuda-nos a compreender a linguagem sob outros muitos e diversos ângulos. Não utilizamos muitos teóricos, mesmo porque, no formato adotado, não caberiam muitas conceituações. Apresentamos, como suporte teórico, entre outros, Octávio Paz e José Luiz Foureaus de Suza Jr.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA