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Navegando por Orientador "BRITO, Rosaly de Seixas"

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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Diálogo, conflito e jogos retóricos do poder no processo de regularização do território quilombola alto trombetas em Oriximiná (PA)
    (2022-03-22) MENDES, Raiana Siqueira; REIS, Glaucia Suzi Barbosa; BRITO, Rosaly de Seixas; http://lattes.cnpq.br/4471773526594200
    O objetivo geral deste artigo é refletir sobre usos da noção de “diálogo”, como categoria nativa e analítica, no âmbito das reuniões em que se buscavam alternativas para compatibilizar o direito territorial das comunidades representadas pela Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Alto Trombetas II (ACRQAT) e o direito difuso ao meio ambiente, neste caso especificamente aplicado a duas Unidades de Conservação federais geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Enquanto a ACRQAT pleiteava a titulação do território quilombola Alto Trombetas II, o ICMBio defendia a gestão da Floresta Nacional Saracá-Taquera e da Reserva Biológica do Rio Trombetas, no âmbito de um processo administrativo, (que teve sua abertura em 2004 junto ao Incra) perpassado pelo conflito decorrente da sobreposição territorial entre o território quilombola e as unidades de conservação. Buscamos compreender em que consiste o diálogo e em quais situações ele é acionado. Investigamos, ainda, se as características do processo de negociação sobre a regularização fundiária do território são, efetivamente, dialógicas. O trabalho pauta-se em observações realizadas por meio de trabalho de campo etnográfico entre 2015 e 2018, acrescidas de uma revisão bibliográfica das produções de autores clássicos e contemporâneos sobre o tema proposto, considerando a polissemia do termo “diálogo”, bem como pesquisa documental, com o fim de analisar os documentos emitidos durante o processo em questão, como memórias, relatórios, portarias, notas técnicas, atas de reuniões e outros. Deste modo, assim como ocorre nos processos de REURB que verificamos ao longo deste curso, a partir de processos distintos, o diálogo é parte fundamental para promover melhorias nas políticas de regularização fundiária, esperamos com este trabalho, poder contribuir com os debates, propondo também novas intervenções para a Rede Amazônia.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Interfaces entre o Campo Científico e o Comunicacional: Uma agenda de discussões sobre a comunicação pública da ciência na Amazônia.
    (2019-02-14) QUEIROZ, Fabrício Natalino Bentes; BRITO, Rosaly de Seixas; http://lattes.cnpq.br/4471773526594200
    O avanço da produção de conhecimento enseja uma crescente demanda por comunicação científica. Este artigo parte da hipótese de que as transformações observadas no campo científico (BOURDIEU, 2004) foram determinantes para o estabelecimento dos diferentes modelos de comunicação da ciência – déficit, contextual, expertise leiga e participação pública -, segundo as definições de Bruce Lewenstein (2003) e Graça Caldas (2010). A revisão bibliográfica desenvolvida neste trabalho mostra que tais modelos indicam o entendimento da comunicação ora de forma unidirecional, ora dialógica. Contudo, verifica-se, de forma predominante, uma perspectiva instrumental e verticalizada de comunicação científica que serve a uma estratégia de dominação por parte do campo científico. Diante das particularidades históricas da região amazônica, periférica no sistema capitalista global, argumenta-se que a comunicação pública da ciência na Amazônia, além de adotar uma postura crítica ante as implicações sociais, políticas e econômicas do processo de colonialidade do saber científico na região, deve estar comprometida com um modelo alternativo de desenvolvimento e com uma perspectiva dialógica e democrática, que respeite a diversidade étnica, cultural e social dos povos que a compõem e valorize os saberes locais.
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