Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Orientador

Navegando por Orientador "BENTES, Rosa Maria Ramos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O barroco ardente: a cara do Brasil
    (2018-06-25) PINHEIRO, Paulo Raphael Soares; BENTES, Rosa Maria Ramos; http://lattes.cnpq.br/7870562072011556
    O nosso objetivo nesse artigo é investigar a contribuição da brasilidade, ou seja a ardência dentro do barroco e destacar que apesar de ser um estilo europeu, ao chegar aqui no Brasil, vai receber as influências da miscigenação, os traços do negro e do índio vão engrandecer e enriquecer essa arte tão bela. Os estudos sobre a influência da miscigenação no estilo barroco e o papel que o mesmo exerceu em ser esse elo de manifestação da cultura Brasileira em construção, no qual os artistas brasileiros se apropriaram do estilo como forma de manifestação cultural e artística. Iremos analisar também o papel do barroco como “espelho” para os nossos artistas contemporâneos, analisando as artes barrocas, elucidando a identidade brasileira dentro das artes e equiparando-as com as artes que perpetuam os nossos dias, destacando a contribuição do barroco e presença dele nas artes contemporâneas (arquitetura, escultura, música e festas).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A metáfora como figura principal no romance “Chove nos campos de cachoeira”, de Dalcídio Jurandir
    (2018-06-29) SANTOS, Anderson Gonçalves dos; BENTES, Rosa Maria Ramos; http://lattes.cnpq.br/7870562072011556
    Este artigo aborda o romance “Chove nos Campos de Cachoeira”, de Dalcídio Jurandir, em que faço um breve passeio por alguns trechos da obra com o objetivo de analisar a metáfora dentro do romance a fim de retratar a figura de linguagem como ponto característico e marcante nas obras de Dalcídio Jurandir. Nesse romance, Jurandir vai dialogar com o mundo explorando o contexto sócio histórico da Ilha do Marajó e o contexto amazônico, sem regionalizar, porém, acessível a qualquer leitor amante da boa literatura brasileira. Utilizo como referência os autores Nunes (2003), Maligo (1992), Assmar (2003) e Moisés (2000), em que ambos irão falar das obras e vida de Dalcídio Jurandir, e também tenho como referência enquanto a figura de linguagem metáfora Cassirer (1992) e Lakoff e Johnson (2002). Ao concluir a análise do romance “Chove nos Campos de Cachoeira”, é possível afirmar que o autor trouxe um enredo de uma importância para a nossa literatura, tratando da vida social, do cotidiano fazendo uso de personagens tão significativos para a nossa sociedade, falando desses acontecimentos com uma simplicidade, sem o apelo estético clássico, mostrando a vida do marajoara como ela é sem folclorização dos personagens.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA
    (2018-06-29) SILVA, Rosileno Pantoja da; BENTES, Rosa Maria Ramos; http://lattes.cnpq.br/7870562072011556
    A presente pesquisa intitulada O Processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos da Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA, investiga o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos incluídos em turmas regulares de ensino na escola Enedina Sampaio Melo município de Igarapé-Miri, em especial no que tange o ensino e aprendizagem da língua Portuguesa. Busca-se entender as interfaces educacionais desses alunos, embora estejam inseridos em turmas regulares de ensino. Portanto, a presente pesquisa constituirá em um momento oportuno de conhecimento e produção de saber acerca da compreensão da língua portuguesa pelos alunos surdos
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA