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Navegando por Orientador "ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ancestralidade e cultura - vida e morte do boi das 3 estrelas no Puxadinho do Sêo Lourenço Légua; Marituba – PA
    (2023-06-19) SILVA, Natan Veloso da; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    O presente artigo, intitulado Ancestralidade e cultura - Vida e morte do Boi das 3 estrelas no Puxadinho do Sêo Lourenço Légua; Marituba – PA é resultado das atividades como bolsista PIBIPA ETDUFPA/ICA/UFPA (período 2021/2022), na execução do Plano de Trabalho Festas, Brincadeiras e Ritos de passagem na casa de Mina Jeje Nagô, no distrito de Marituba-Pa, vinculado ao projeto de pesquisa Festas, Brincadeiras, Cortejos, Procissões e Atos Devocionais: Estudos sobre Manifestações artísticas e culturais na Amazônia, coordenado pela professora do curso de Licenciatura em Teatro da ETDUFPA/UFPA, Ivone Xavier. Neste sentido, este artigo intenciona refletir sobre a brincadeira do Boi, do Boi de Encantaria realizada no Terreiro do Sêo Lourenço ao mesmo tempo em que reflete sobre a vitalidade desta prática artístico-cultural no Brasil e mais particularmente, na Amazônia paraense, com destaque para o terreiro de Mina Jeje Nagô no município de Marituba, Pará.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Caixa Dourada: um jeito de fazer teatro a partir de mini-oficinas na pediatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto
    (2018-06-05) MACHADO, Dayane de Abreu Silva; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414
    Este trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma pesquisa desenvolvida com mini-oficinas, que aconteceu na pediatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) nos anos de 2011 e 2014, dentro do projeto de extensão Teatro Com-Vida (TCV), e que tem como objetivo: Participar da criação e aplicação/manipulação de mini-oficinas como método de coleta de histórias de pacientes hospitalizados na pediatria do HUJBB. Para discorrer sobre o objeto, escolhi dialogar com os seguintes autores: Ana Maria Amaral (2011), Patch Adams (2002), Lúcia Helena Freitas (2005), entre outros. O modelo metodológico escolhido para compor este estudo foi o qualitativo, abordando especificamente a pesquisa participante, dialogo com Teresa Maria Frota Haguette (1999). Na primeira fase do trabalho descrevo o percurso preparatório dos alunos/atores na descoberta do espaço hospitalar como local para receber o teatro no formato de mini-oficinas com o objetivo de coletar histórias dos pacientes. A segunda etapa constitui-se em levar para o público escolhido as mini-oficinas e registrar o procedimento. A terceira etapa é uma síntese de todo o processo do fazer teatral no hospital, da coleta ou não coleta de histórias dos pacientes, das implicações existentes, dos desafios imprevistos, das soluções viáveis e da resposta do paciente à intervenção e o jogo lúdico que se estabeleceu entre ator, objeto e paciente na pediatria.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Devir borboleta: trajetos de si no processo de construção de um professor - artista de teatro; relato de experiência
    (2023-06-13) LAUNÉ, André Nazareno do Nascimento; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Essa monografia tem como intuito refletir sobre minhas memórias e vivências ancoradas na “Adolescência”. Acionar minhas memórias me fizeram refletir sobre a trajetória e forma do comportamento adolescente, exemplificadas aqui também ao acessar outras áreas de conhecimento que não o teatro. As descobertas e acontecimentos aqui citados foram acionados de forma não necessariamente cronológica, portanto não há uma ordem de tempo para os acontecimentos, e cada memória foi acionada no momento oportuno para sua entrada. Vale ressaltar que não se trata apenas de uma trajetória, mas também de uma rememoração de sensações e situações como forma de exemplificar situações aqui citadas, voltadas para o campo da docência, falando sobre a necessidade do conhecimento do pensamento adolescente para que se possa atuar como docente. Também abordei os conflitos adolescentes sob uma perspectiva teatral, revisitando momentos de minha vida como a descoberta da sexualidade, a luta contra o corpo e o aflorar de sentimentos, entrelaçando com o momento em que finalmente reconheço meus conflitos em corpos diferentes, me distanciando do cargo de experimentador e adentrando no papel de professor dentro do grupo de Teatro Juvenil da Escola de Teatro e Dança da UFPA. A construção do texto é marcada por diálogos com GOFFMAN, FOUCAULT, FORTIN, FREIRE, dentre outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    É dia de festa: reflexões sobre festividade, identidade e ritual na festa de santa Terezinha no bairro do Jurunas Belém/Pará
    (2023-06-06) ALVES, Barbara Angelin Correa; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    O presente artigo intitulado É dia de Festa: Reflexões sobre Festividade, Identidade e Ritual na Festa de Santa Terezinha, no bairro do Jurunas-Belém/Pa, se constitui em resultado do processo de iniciação científica, Bolsa PIBIC/UFPA-2022 vinculado ao projeto de pesquisa Festas, Brincadeiras, Cortejos e Atos Devocionais – Estudos sobre manifestações populares na Amazônia. Tem como objetivo investigar a vitalidade ritualista da Festa de louvação à santa Terezinha e de como essa festa é vivida no campo ritual pelos sujeitos que a vivem. Aciona o método etnográfico como base no percurso da observação in loco e coleta de dados. Na sua composição textual aciona campos epistemológicos que refletem sobre as categorias festividade, teatralidade e ritualidade, tais como: ALMEIDA (2010), CANCLINI (1997), TURNER (2008), RODRIGUES (2008), BIÃO (2009), dentre outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Narrativas subversivas no teatro de igreja: dos palcos do Sant’Arte ao protagonismo da minha história
    (2023-12-17) COSTA, Dalila Andréia Cardoso; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Através desse memorial acadêmico, reúno alguns relatos e registros da minha trajetória de vida atrelados ao meu encontro com o Grupo Sant’Arte, primeiro espaço em que pude experimentar a arte de forma autônoma e coletiva. Através desses recortes de narrativas pretendo enfatizar de que forma o grupo se organizava entre si para acolher jovens, adolescentes e adultos, de suas mais diversas origens, crenças e modos para dar vida a um espaço de pesquisa e fazer da cena teatral, e como as nossas experiências refletiam nas dramaturgias e construções cênicas dentro de uma igreja católica de Ananindeua dando início a um teatro litúrgico- subversivo. De que forma essa construção se deu juntamente ao processo de fortalecimento identitário dos integrantes em sua maioria com vivências marginalizadas (pessoas pretas, lgbtqia+ da região metropolitana e periférica) enquanto sujeitos na sociedade. Faço também um recorte de outras produções artísticas e experiências que estão em torno desse longo processo de auto conhecimento ao expandir para outros espaços como a Escola de Teatro e dança da UFPA como a minha participação em espetáculos do GTU (Grupo de Teatro universitário) enquanto projeto de extensão e o meu ingresso no curso de licenciatura em teatro. Esse trabalho é também uma forma de comunicação para os que, assim como eu, buscam compreender o lugar de onde vieram ,o lugar em que estão inseridos atualmente e de que forma a produção artistica na comunidade pode potencializar uma pedagogia decolonial ao buscar referências em nossas próprias histórias.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Teatro como uma experiência de Yoga: O Corpo Devoto Atuante
    (2023-12-01) SANTOS, Jeziel Espíndola dos; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa pessoal do discente em Licenciatura em Teatro da ETDUFPA, Jeziel Espindola dos Santos, sob a orientação de Ivone Xavier2, sobre o processo de yoga que ocorre no seu corpo de devoto/atuante. Processo esse que acontece durante as etapas de concepção e ações em curso no acontecimento cênico de Dasinudasi Devi Dasi; no Casarão do Boneco. O processo de yoga é investigado sob a ótica de Srila Prabhupada (2017) dentro das noções de corpo do Vedanta Vaishnava. Dialogando com as noções de corpo e identidade de Ana Flávia (2010) na prática do laboratório de mascaramento sob a coordenação de Aníbal Pacha3 no ano de 2022.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O teatro que apaixona: relato de uma artista em sua incursão no Auto da Paixão de Cristo
    (2022-12-15) OLIVEIRA, Lívia Viana de; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Esta pesquisa apresenta-se como o resultado de Trabalho de Curso para a finalização do curso de Licenciatura em Teatro, pela Escola de Teatro e Dança da UFPA. O principal objetivo desta narrativa é a construção de uma escrita auto-etnográfica, baseada nos estudos desenvolvidos por Sylvie Fortin sobre este conceito, bem como nos relatos pessoais, vividos durante minha incursão com o processo criativo do espetáculo da Paixão de Cristo, realizada pelo Ministério de Teatro Anjos do Senhor da Paróquia São Pedro e São Paulo, localizada no bairro do Guamá, em Belém do Pará. O recorte temporal concentra-se nos três anos em que atuei como membro do ministério (2017- 2019). A narrativa traça seu percurso iniciando com algumas considerações iniciais interligando minha trajetória de vida e com teatro com a idealização e desejo em pesquisar sobre essa temática. Seu caminho segue ramificando-se em seis estações, nas quais contextualizo o surgimento do teatro e das representações cênicas, na Idade Média e sua inserção nas Igrejas, em diálogo com as noções sobre o teatro litúrgico e popular; identifico alguns locais onde acontecem as encenações da Paixão, atualmente, e quem são seus participantes; estabeleço um diálogo com a história desse auto realizado pelo Anjos do Senhor, através de memórias individuais e coletivas; discorro ainda, sobre como ocorre a construção de personagens e o processo criativo referente aos atores envolvidos, segundo o conceito de corpo devoto apresentado por Karine Jansen (2004); por fim, construo uma narrativa relativa a forma em cortejo desse espetáculo, denominado como Via Sacra. Dessa forma, pretendo contribuir com os estudos teatrais relacionados ao fazer teatral popular e religioso, compreendendo as dimensões e contribuições do teatro litúrgico para pessoas que veem nele uma oportunidade de estar em contato com essa linguagem artística. Além valorizar e tentar despertar o interesse na produção de mais pesquisas ligadas ao tema.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Trajetórias que se entrelaçam: um relato acerca da contribuição do grupo de teatro Encenação Cultural do Pará à cena artística belenense
    (2022-08-16) VIANA, Eduardo Freire; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    O presente trabalho tem como objetivo relatar a trajetória do Grupo de Teatro Encenação Cultural do Pará. Parte da necessidade de se fazer um apanhado histórico do grupo com a finalidade de produzir um registro artístico-cultural para a história da arte na cidade de Belém do Pará. Trazendo com isso as atividades relacionadas ao grupo, como produção de espetáculos e esquetes teatrais. Parto de minha trajetória artística para contar a história do grupo, e tomando como caminho teórico-metodológico a história oral e os estudos da memória pelos conceitos de Halbwachs(1990), Le Goff(2003), Candau(2011) e Gil(2006), que dialoga com minha pesquisa acerca da documentação e do registro, além de entrevistas e documentos. O grupo de teatro Encenação tem como principal foco a produção de espetáculos infantis, além de promover teatro adulto e empresarial. Portanto se faz necessário a responsabilidade de contribuir com os registros históricos-artísticos-culturais do teatro de nossa nação.
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