CALTA - Campus Universitário de Altamira
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Navegando CALTA - Campus Universitário de Altamira por Orientador "CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Assistência estudantil na UFPA: o estado da arte(2017-11-08) RIBEIRO, Drielle Lucia Gomes da Silva; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424; http://orcid.org/0000-0002-8963-3108Nesse artigo é apresentada a pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2017. O objetivo foi analisar as produções teóricas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará sobre a Política de Assistência Estudantil para identificar quais aspectos têm sido privilegiados sobre o PNAES nesse contexto. As buscas das produções teóricas foram feitas, no período de abril a outubro de 2017 nossites Scielo, Google Acadêmico, Banco de Teses da Capes, Banco de Dados da Biblioteca Virtual da UFPA e Banco de Dados da Biblioteca Física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos descritores “Programa de Assistência Estudantil na UFPA”, “PNAES na UFPA” e “Programa Permanência na UFPA”. O critério para inclusão no corpus analítico foi ter como objeto de investigação o PNAES e ter sido publicado no período de 2007 a 2017. Foram localizadas 61 produções das quais 11 compuseram o corpus analítico. Foi identificado que as produções teóricas sobre o PNAES na UFPA são incipientes. De maneira geral nos estudos são propostas discussões sobre aspectos relacionados à necessidade de implantação de ações referentes à assistência estudantil com vistas a contribuir para a permanência do estudante no ensino superior e apontam limites e fragilidades em relação à implementação dessas políticas principalmente nos campi do interior sobre os quais não foram identificadasproduções que problematizem a assistência estudantil indicando uma lacuna nessa discussão e um campo para novas pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação profissional dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/ Campus Altamira(2018-11-14) SANTOS, Maria das Graças Moura; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424Nesse artigo são apresentados dados da pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar em quais atividades profissionais estão atuando egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com questões objetivas e subjetivas a 25 egressos que iniciaram o curso nos anos de 2011 a 2014. Os egressos estão compreendidos em sua maioria na faixa etária entre 20 a 30 anos, em sua maioria com renda inferior a quatro salários mínimos. A maior parte dos participantes da pesquisa não escolheu o curso de Pedagogia como sua primeira opção no processo seletivo e somente quatro dos 25 participantes da pesquisa estão trabalhando como docentes na educação básica. Todos os participantes atribuem importância à sua formação, a maioria por permitir continuidade dos estudos e atuação em outras áreas. Capacitação para atuar na docência, ampliação sobre o conceito de educação e desenvolver capacidade para trabalhar relações interpessoais também foram indicados como fatores de importância do curso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão dos cursos presenciais da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira, com ingresso nos anos de 2011 a 2013(2018-05-22) ROCHA, Simone Macedo Xavier da; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424Este estudo de abordagem quantitativa foi realizado no ano de 2017 com o principal objetivo de identificar o índice de evasão das turmas regulares ingressantes nos anos de 2011 a 2013 no Campus Universitário de Altamira. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as listas de matrículas fornecidas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas e as laudas de diplomação disponibilizadas pela Secretaria Acadêmica do Campus. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Foi identificado que a evasão ocorre em todos os cursos investigados, o menor índice, 2,9%, e o maior, 30%, foram apresentados pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas para os estudantes ingressantes nos anos de 2013 e 2011 respectivamente. A média de evasão dos sete cursos oscilou entre 11,5% e 18,3%. O índice de evasão do Campus para esse período foi de 14,5%. Foi constatado um índice elevado de estudantes que não concluíram seus cursos no período regular, 42,5%.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A evasão em números no ensino superior : estudo sobre a Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira(2018) SILVA, João Kleber Silva da; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de MouraEste estudo de abordagem quantitativa intitulado A evasão em números no ensino superior: estudo sobre a Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira com o principal objetivo de diagnosticar o índice de evasão por faculdade e no campus das turmas ingressantes nos anos de 2009 e 2010. Como instrumento de coleta de dados foi realizada a análise documental. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e à luz dos autores que discutem a temática da evasão no ensino superior. Houve nesse período sete turmas ingressantes, cinco de Licenciatura e duas de bacharelado. O índice de evasão entre os sete cursos oscilou, sendo o mais baixo e o mais alto apresentado pelas licenciaturas. Apesar das licenciaturas e dos bacharelados terem apresentado índices abaixo da média nacional para o período, houve um número alto de estudantes evadidos 60, indicando a necessidade de estudos sobre as causas que têm desencadeado esse fenômeno, com vistas a propor ações para mitigá-lo.