CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba
URI Permanente desta comunidade
O Campus Universitário de Abaetetuba, também, conhecido como Campus do Baixo Tocantins, foi implantado em 1987, sob a coordenação da professora Conceição Solano, indicada a esse cargo pelo reitor da época, o Profº. José Seixas Lourenço.
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba por Orientador "ARAÚJO, Railda Neyva Moreira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do gerenciamento dos resíduos sólidos em Abaetetuba-PA: diagnóstico e proposta de tratamento do lixo(2013-09-20) COSTA, Leidilena Bentes; NOGUEIRA, Nircilei Costa; ARAÚJO, Railda Neyva Moreira; http://lattes.cnpq.br/7833832825790922O presente estudo foi realizado no município de Abaetetuba-Pa, primeiramente foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre gerenciamento de resíduos sólidos, abordando também as formas de tratamento de lixo em especial no município alvo deste estudo. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo que visou analisar o atual cenário de gerenciamento de RS (resíduo sólido) e coleta de lixo urbano, bem como a abrangência do serviço de abastecimento de água na referida cidade. A coleta de dados foi realizada em quatro, dos quatorzes, bairros de Abaetetuba e buscou informações quanto à coleta e destino final do lixo em especial dos resíduos sólidos do município, bem como os problemas ocasionados pelo mesmo. A coleta de dados totais desta pesquisa envolveu 41 moradores, 1 encarregado da empresa responsável pela coleta de lixo no município e o Gerente Operacional da COSANPA (Companhia de saneamento do Pará) em Abaetetuba. Os instrumentos utilizados para obtenção dos dados foram três tipos de questionários, o primeiro foi aplicado ao encarregado da empresa que coleta o lixo em Abaetetuba, o segundo foi aplicado ao gerente operacional da COSANPA e o terceiro questionário foi aplicado aos 41 moradores dos quatro bairros utilizados na pesquisa. Através dos resultados obtidos pode-se concluir que as problemáticas de questões ambientais no município vão além do gerenciamento de Resíduos Sólidos, incluem também problemas relacionados ao abastecimento de água e saneamento básico, ambos os serviços ocorrem na referida cidade de forma deficiente e não abrangem toda população.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da experimentação no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental(2013-09-20) SANTOS, Josineide das Graças Fonseca dos; SOUZA, Liliana Silva de; ARAÚJO, Railda Neyva Moreira; http://lattes.cnpq.br/7833832825790922O presente estudo foi realizado no município de Abaetetuba do Estado do Pará, visando identificar se as atividades práticas fazem parte do processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos da Educação Fundamental da Escola Joaquim Mendes Contente. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Importância da experimentação no ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em um segundo momento realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando como instrumentos dois questionários aplicados aos professores e alunos das Turmas de quarto ano “A” e quarto ano “B” e quinto ano “A” e “B” da referida Escola. O questionário aplicado aos Professores encontra-se dividido em três etapas, que abordam questões relacionadas ao ensino de ciências, concepções de formação e estratégias de ensino no intuito de apontar as dificuldades que os docentes alegam enfrentar ao utilizar a experimentação em seu cotidiano profissional, bem como a necessidade de uma reflexão por parte dos mesmos sobre o uso da metodologia da Experimentação como estratégia eficiente para que possam desenvolver nos estudantes um raciocínio científico e o estímulo ao espírito investigativo para compreensão das leis e fenômenos das ciências. O outro questionário utilizado nesta Pesquisa foi direcionado aos alunos destas quatro turmas, com o objetivo de indagá-los sobre a aceitação da atividade experimental e as contribuições trazidas ao processo de Ensino/Aprendizagem ocasionadas pelo uso da mesma. Ainda como parte do processo de levantamento de dados, foram desenvolvidas com os alunos atividades experimentais relacionadas aos conteúdos já abordados neste ano letivo. As atividades utilizaram de materiais alternativos e foram realizadas em sala de aula. As análises dos resultados da Pesquisa estão informados nos Resultados e Discussões deste trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura plena em Ciências Naturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Investigando aspectos e necessidades do ensino de ciências na escola Terezinha de Jesus(2013-09-20) COSTA, Maria Zuleide Silva; FERREIRA, Eudóxia Pereira; ARAÚJO, Railda Neyva Moreira; http://lattes.cnpq.br/7833832825790922Este trabalho investigou os aspectos e necessidades do ensino de Ciências no ensino fundamental através da análise das concepções e dificuldades apresentadas por professores desta área, em especial os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Terezinha de Jesus Ferreira Lima pertencente ao município de Abaetetuba-PA. Inicialmente, procurou-se estabelecer o atual cenário do ensino de Ciências no Ensino Fundamental baseando-se em informações obtidas por uma pesquisa bibliográfica. Ainda nesta pesquisa foram abordadas questões relacionadas ao Ensino de Ciências na perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), bem como o cenário da formação dos Professores de Ciências especialmente dos Professores do município de Abaetetuba. Utilizou-se como metodologia desta pesquisa, o método qualitativo, onde os sujeitos da pesquisa foram seis Professores de Ciências da Escola Terezinha de Jesus Ferreira Lima, o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário, sendo o mesmo composto de cinco etapas, que abordam questões referentes a concepções sobre: Ciências, Formação de Professores de Ciências e atuação na referente área, assim como o enfoque CTS e sugestões de melhorias para tal ensino. Os resultados indicam que existem vários tipos de problemas enfrentados pelo grupo investigado, que vão desde as falhas no processo de formação até dificuldades relativas ao uso de metodologia, refletindo a realidade do ensino de Ciências no ensino fundamental nos dias de hoje. Os resultados foram discutidos com base em discussões e argumentos obtidos da literatura.