Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST
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Navegando Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST por Orientador "SERUFFO, Marcos César da Rocha"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da experiência do usuário utilizando o rastreio de mouse e inteligência artificial(2018-12-13) SOUZA, Kennedy Edson Silva de; MELLO JUNIOR, Harold Dias de; http://lattes.cnpq.br/3003315337750206; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464Os modelos de plataformas de negócios geralmente exigem adaptação e agilidade contínuas para criar e oferecer novas experiências aos clientes. Para entender o comportamento do usuário em sistemas online, as pesquisas tem se aproveitado da combinação das técnicas tradicionais de análise com as mais recentes. Estudos anteriores mostraram que os dados de monitoramento do comportamento do usuário, como obtidos pelo rastreamento do mouse, podem ser usados para melhorar a experiência do usuário. Embora existam muitas soluções de rastreamento de mouse, a grande maioria é proprietária e os pacotes de código aberto não fornecem os recursos e dados necessários para dar suporte a esse trabalho. Este artigo apresenta um aplicativo para monitoramento e avaliação da experiência do usuário a partir das trajetórias e cliques do mouse. O aplicativo desenvolvido, intitulado Web Tracer, coleta dados e gera representações gráficas para avaliar a interação do usuário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de uma aplicação web educativa com gamificação : um estudo sobre mobile learning(2018-03-13) MAGALHÃES, Ricardo Arthur Pereira; PINHEIRO, Paulo Sérgio Brito; http://lattes.cnpq.br/9181988169376105; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464Os recentes avanços da tecnologia e dos meios de comunicação, sobretudo no que diz respeito à utilização dos dispositivos móveis, têm facilitado cada vez mais a vida das pessoas nas mais diversas áreas. Tais avanços têm criado novas oportunidades para o aproveitamento destas tecnologias na área da Educação. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação Web educacional, no formato de um jogo educativo com questões de múltipla escolha, que contribua com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. A aplicação desenvolvida, denominada QuizApp, pode ser acessada por diferentes dispositivos computacionais, incluindo dis-positivos móveis, de modo a identificar as potencialidades e dificuldades sobre a utilização de tais recursos na área da Educação. Neste estudo, foram avaliados os possíveis benefícios que o uso dos dispositivos móveis como ferramenta de ensino em sala de aula pode trazer para a Educação. Os resultados obtidos indicam que o uso dos dispositivos móveis em sala de aula pode trazer benefícios, como aumento da compreensão dos alunos ao conteúdo das aulas. No campo acadêmico, o fato de Mobile Learning ainda ser uma área nova, destaca a importância de pesquisas como descrita neste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e validação de aplicativo mobile para cadastramento de ocorrências do corpo de bombeiros militar do Pará(2018-03-12) LAMEIRA, Marcos Nazareno Sousa; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464Aperfeiçoar a coleta de dados sempre se mostra oportuno na otimização da gerência da informação. O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis de cadastramento de ocorrências do Corpo de Bombeiros Militar do Pará - CBMPA. Após o desenvolvimento do projeto, foi constatada sua viabilidade não só em termos de funcionalidade, mas também por apresentar um baixo custo de manutenção, além de ter obtido resultados satisfatórios durante os testes realizados. Para o desenvolvimento foi utilizada a tecnologia Google Android, por ser uma tecnologia em alta no mercado de TI e propiciar a melhor solução para o aplicativo proposto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologia de desenvolvimento centrada no usuário aplicada a criação e avaliação de um casual game: um estudo de caso(2018-01-05) OLIVEIRA, Cláudia Caroline Lima de; SOUZA, Daniel da Silva; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464A indústria de jogos eletrônicos tem crescido vertiginosamente e se tornado um dos setores mais importantes de entretenimento. Os casual games são parte de uma vertente que tem tomado conta de todos os smartphones e tablets da atualidade. Com os casual games qualquer pessoa que possua um dispositivo com acesso à Internet é um jogador em potencial. Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento centrado no usuário de um casual game e seus principais aspectos. A partir de um levantamento da literatura são expostos os principais conceitos com base nos quais o trabalho foi desenvolvido. Levando em conta que esta é uma atividade multidisciplinar e que trata de uma das formas de entretenimento mais antigas e intrínsecas do ser humano. É apresentada a avaliação do jogo a partir do teste de usabilidade aliado a aplicação de avaliação heurísticas aos dados coletados, sendo estas heurísticas divididas em heurísticas de usabilidade e de gameplay. Como contribuição, o trabalho busca oferecer uma base para desenvolvedores e empreendedores da área de criação de games, unindo aspectos técnicos e conceituais, via de regra abordados isoladamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelo analítico híbrido para seleção de nós retransmissores em cenários com escoamento de dados(2018-12-13) LOPES, Carlos André Barros; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464Em cenários de redes celulares com alta densidade de usuários a qualidade de serviços tende a ser reduzida pela interferência gerada pelos dispositivos dos usuários o overhead na antena da estação base. Em meio a isto, surge o escoamento de tráfego cujo propósito é distribuir o sinal por meio de usuários retransmissores capazes de otimizar a entrega dos dados.Através disso é proposto o HAMAT, um modelo analítico híbrido que contribui para escoamento de tráfego a partir da seleção de usuários retransmissores ideais. Este trabalho apresenta um modelo analítico híbrido, chamado HAMAT, que considera os modelos analíticos AHP e TOPSIS para a tomada de decisão. Este modelo analítico é designado para seleção de usuários retransmissores ótimos durante o escoamento de tráfego em redes celulares. O HAMAT considera múltiplos critérios para a tomada de decisão, tal como as métricas de QoS: Atraso, Vazão e Perda de Pacotes e a métrica espacial, Distância Euclidiana. A proposta é validada a partir de simulações computacionais e comparações com outros algoritmos de seleção, levando em consideração a qualidade de serviço, nesse contexto o HAMAT superou os demais algoritmos com uma melhoria nos parâmetros de QoS com até 61% em um dos cenários avaliados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sistema integrado do hospital veterinário da UFPA campus Castanhal(2019-06-18) SOBRAL, Heitor Monteiro da Silva; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464A realização desta monografia compreende a apresentação do processo de desenvolvimento adotado para construir uma proposta de software-web de uso direcionado ao Hospital Veterinário — HV — da Universidade Federal do Pará — UFPA — de Castanhal. Para isso, agregando na aplicação conhecimento técnico relativo ao cotidiano desempenhado na clínica veterinária. Naturalmente, a realização deste tipo trabalho demanda ao desenvolvedor de sistemas, adentrar em conceitos que pertencem a outra área do conhecimento. Com isso, de forma substancial demandando ao projeto aplicar a troca de experiências entre profissionais de medicina veterinária e da Tecnologia da Informação e Comunicação. Durante o projeto, a absorção de tais informações viabilizaram-se através de competências adquiridas durante o curso de Bacharelado em Sistemas de Informações oferecido pela UFPA de Castanhal. Dentre as capacitações utilizadas, citamos: programação de computadores; engenharia de software; interação humano e computador; banco de dados; entre outros. Ao final do trabalho é apresentado como resultado: as publicações provenientes deste projeto; telas de usuário desenvolvidas no sistema, e link de acesso ao código-fonte da aplicação construída.