Especialização - CBREVE
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Navegando Especialização - CBREVE por Orientador "SOUZA, Maria Goreti Coelho de"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Alfabetização científica na educação infantil para aprendizagem dos fenômenos da natureza(2018-12-12) FARIAS, Áurea Selma da Silva; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943No cotidiano, desde cedo as crianças apresentam muitos questionamentos e indagações que precisam ser esclarecidas. E é na convivência escolar que algumas questões passam a ser entendidas. E a alfabetização cientifica tende a contribuir no aprendizado das crianças. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo compreender a contribuição da alfabetização científica na educação infantil para a promoção da aprendizagem dos fenômenos da natureza em uma escola de educação infantil do município de Bagre no Marajó, para os conteúdos de ciências relativos aos assuntos sobre os fenômenos da natureza, tais como o vento e a chuva. Inicialmente, foi apresentado um Termo de Consentimento livre e Esclarecido para os responsáveis das crianças e a autorização para a escola. Posteriormente, a pesquisa foi desenvolvida, utilizando uma abordagem qualitativa, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados, um roteiro semiestruturado com duas perguntas: De onde vem a chuva? e De onde vem o vento? A técnica de registros foi a gravação de voz feita com aplicativo de celular. O público alvo foram crianças de cinco anos. Os dados foram obtidos através de experimentos e de vídeos, obtidos por meio de sites na internet, além disso, usaram-se recursos como músicas, desenhos maquete na abordagem dos conteúdos. Os resultados mostraram que 47,6% das crianças conseguiram entender a origem do vento e sua distribuição nos espaços físicos e 100% conseguiram entender a origem da chuva. Esses resultados mostram que a alfabetização cientifica pode ser inserida ainda na educação infantil.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Parâmetros de alfabetização científica nos livros didáticos de ciências: analisando a unidade botânica(2018-12-12) NAVEGANTES, Ronan Santos dos; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943O currículo de ciências, ao longo de sua construção vem sofrendo contínuas transformações em um ideal de cultura educacional contemporânea, visando uma didática transformadora no ensino de ciências, cujo produto final seja um indivíduo crítico e capaz de exercer sua cidadania na plenitude de seus direitos. A forma de transformar os alunos e alunas em pessoas críticas é através da educação que fazemos. Tais mudanças são almejadas para o ensino de botânica que, muitas vezes é desenvolvido apenas com o uso do livro didático. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo verificar o potencial dos livros didáticos de ciências do 7º ano do fundamental para a promoção da alfabetização cientifica voltada para o ensino de botânica. O estudo teve caráter qualitativo e durante o período de duas semanas, compreendidas entre 11 a 25 de junho de 2017, foram adquiridos quatro exemplares de livros didáticos para coleta e análise de dados, todos do ano de 2015. Os livros forma organizados em ordem alfabética e identificados como LD1, LD2, LD3 e LD4. Os dados foram organizados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin que dispõe de técnicas como: composição do corpus, leitura flutuante, codificação por recorte, enumeração e agregação e categorização. Entretanto, as categorias de Alfabetização Científica: prática, cívica, cultural, econômica ou profissional foram definidas a partir de diferentes artigos. Como resultado, verificou-se que houve uma grande variabilidade destes parâmetros em cada exemplar analisado, principalmente, quando se compara uma obra com a outra. A categoria de AC Prática foi a que apresentou um potencial elevado de serem alcançadas com o uso de livros didáticos, as demais categorias aparece em trechos da unidade de forma tímida, mas, em processo de introdução nos livros. Deste modo, podemos concluir que a variabilidade de potenciais presentes nos livros didáticos representados pelas categorias, pode indicar uma Alfabetização Científica fragmentada, ou seja, dependendo da categoria de interesse.