Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CALTA
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Navegando Faculdade de Letras - Língua Portuguesa - CALTA por Orientador "SILVA, Adelson Luiz Bayma da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literatura e história: a miscigenação na Amazônia na obra “Como se faz um guerrilheiro”, de Benedicto Monteiro(2025-09-18) LIMA, Débora Hévem da Silva; SANTOS, Válber Silva dos; SILVA, Adelson Luiz Bayma da; http://lattes.cnpq.br/5205331594986783Este artigo analisa a temática da miscigenação na Amazônia a partir do personagem ribeirinho Miguel dos Santos Prazeres, na obra Como se faz um guerrilheiro, de Benedicto Monteiro, com base na Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (2005) e em autores como Monteiro (1995), Resstel (2015), Souza (2001), Bueno (2012), Silva (2014), entre outros. O objetivo é de verificar a conexão de significados entre a narrativa e a interpretação do leitor acerca dos fatos para compreender de que modo esses elementos da semiótica contribuem para uma reflexão sobre a miscigenação. Os resultados da pesquisa evidenciam que a fala do narrador-personagem possui significação própria, independente do fato descrito, o que demonstra a relevância do que é dito. Destacam-se a perspicácia do personagem e o simbolismo da linguagem. O estudo busca colaborar com os leitores e a comunidade em geral interessados na valorização do aspecto literário quanto à interpretação de narrativas acerca da formação da população amazônida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de intervenção: transposição didática da linguagem artística, estratégias de ensino de língua portuguesa para o 6° ano(2025-05-19) SANTANA, Jailza Alves; SILVA, Adelson Luiz Bayma da; http://lattes.cnpq.br/5205331594986783A presente pesquisa aborda a Proposta de Intervenção: Transposição Didática da linguagem artística como estratégia de ensino de Lingua Portuguesa para o 6º ano. Os recursos imagéticos, a partir do procedimento de didatização foram utilizados para construir as propostas de estratégias para desenvolvimento de atividades, leitura, oralidade e produção textual nas aulas de Língua Portuguesa nos moldes de Sequência Didática Dolz; Schneuwly, (2004). O aporte teórico utilizado incorpora os estudos de BALIEIRO (2022), BONAMINI (2022), BESSA-OLIVEIRA (2018), DÁVILA (2014), FREIRE (2011), e os apontamentos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018). Nosso objetivo é apresentar uma proposta de atividade de linguagem por meio de Sequência Didática para ensino de leitura e produção textual em língua portuguesa com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental; enfatizar os elementos artísticos e históricos locais, imagens de monumentos e pinturas no processo de ensino-aprendizagem e, promover subsídios teórico- metodológicos para orientar professores no desenvolvimento das práticas de linguagem na escola. Metodologicamente realizamos uma pesquisa teórica e de campo visando coletar informações e imagens para realizar a transposição didática de textos imagéticos para o gênero pictórico. Por fim o propósito didático-pedagógico deste estudo, compreende proposta necessária para desenvolver competências e habilidades e integrar os conhecimentos de linguagens no ensino, além de facilitar e diversificar as práticas dos professores durante o contato com as diversas modalidades da linguagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Vozes dialógicas em a Revolução dos bichos de George Orwell: leitura, discurso e educação no ensino de literatura(2025-09-18) LEAL, Junior Gomes ; SILVA, Willian Ferraz da; SILVA, Adelson Luiz Bayma da; http://lattes.cnpq.br/5205331594986783Este artigo, decorrente de um Trabalho de Conclusão de Curso, apresenta proposições didático-pedagógicas acerca das vozes e discursos presentes no clássico literário universal A Revolução dos Bichos, de George Orwell (1945), no que tange ao ensino de literatura e suas possibilidades de aplicação em turmas do Ensino Médio de escolas públicas na Amazônia, em sua diversidade sociocultural e linguística. Com enfoque na formação de leitores críticos sobre suas realidades, este trabalho reflete nas práticas de leitura literária a partir da Análise do Discurso, com vista a uma análise materialista das relações de poder e dominação, articuladas às realidades cotidianas do alunado, atravessadas por marcadores como gênero, raça e classe. Neste sentido, a pesquisa segue orientações teórico-metodológicas de natureza qualitativa e interpretativa, fundamentadas em revisão bibliográfica e análise discursiva de trechos selecionados da obra, articulando aspectos das camadas críticas e enunciativas do gênero fábula. A escolha por essa temática revela-se fundamental diante da precariedade do ensino-aprendizagem de textos literários em escolas públicas. A abordagem pedagógica proposta, com base nesta obra, oportuniza o desenvolvimento de uma formação crítica e política por meio de uma leitura engajada, frente às alegorias da obra, que representam, de forma figurada, realidades e situações cotidianas no espaço-tempo escolar.