ICA - Instituto de Ciência da Arte
URI Permanente desta comunidade
Escola de Teatro e Dança /
Bibliotecária: Rosemarie Costa
Fone: (91) 3212-5050
E-mail: bib_etdufpa@ufpa.br
Navegar
Navegando ICA - Instituto de Ciência da Arte por Orientador "ASSIS, Bruno Monte de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Adaptação de videoclipe para os surdos(2025-04-04) MORAES, Emanuelle Ribeiro; LIMA, Etiene Vaz de; http://lattes.cnpq.br/9292786121123089; ASSIS, Bruno Monte de; http://lattes.cnpq.br/0101791687557953O presente trabalho se refere a prática adaptadora de um produto audiovisual, o videoclipe, a um determinado grupo, em questão, os surdos, visando demonstrar seus conceitos e o processo de criação de um videoclipe adaptado a este povo. Serão apresentadas as principais etapas desta produção demonstrando o pensamento de suas escolhas. O videoclipe será adaptado e destinado aos indivíduos surdos, de modo que, eles sejam incluídos a essa tecnologia, tendo participação igualitária aos indivíduos ouvintes que consomem este tipo de conteúdo na era digital, e além do mais demonstrar seu diferencial para fins interativos e educacionais. A canção será traduzida pela intérprete Etiene Vaz, coorientadora do projeto. Seu processo de pré produção, produção e pós produção será conduzido pela aluna Emanuelle Moraes. A ideia obteve forma por aulas lecionadas no curso de produção multimídia ofertada pela Universidade Federal do Pará - UFPA , em destaque, a disciplina TCC 1, coordenada pela professora Isis Molinari. Além de que, foi inspirada em um exemplo em formato de reels feito pelo professor José Neto, em seu instagram. O conteúdo faz o uso da língua brasileira de sinais - LIBRAS somado a um texto explicativo, a expressão corporal e elementos imagéticos que reforçam o tema abordado pela canção.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Magia Negra, Música e Vídeo: Criação de um videoclipe para a artista independente Negah Ysa(2025-04-04) LOBATO, Jennifer Melissa dos Santos Moutinho; RESCINHO , Tamires Monteiro; ASSIS, Bruno Monte de; http://lattes.cnpq.br/0101791687557953Este trabalho propõe a criação do videoclipe da música "Magia Negra" integrante do single Melanina Queen, para a cantora e artista independente Negah Ysa. Após uma análise de caso, houve se a necessidade de produzir um material audiovisual que amplie sua visibilidade, auxilie na divulgação do seu trabalho e aumente seu alcance. O projeto busca criar uma peça audiovisual para destacar o talento e a identidade da artista, promovendo uma conexão mais forte com o público. A iniciativa pretende aumentar o alcance de Negah Ysa, contribuindo para a consolidação de sua carreira independente no cenário musical. Em síntese, o videoclipe será uma ferramenta estratégica para impulsionar sua presença e valorização dentro do mercado regional. Após a criação e produção do videoclipe, será realizado um planejamento estratégico de marketing para que o vídeo possa circular em diferentes redes de difusão, possibilitando que o produto audiovisual contribua para aumentar a visibilidade da cantora. Isto posto, percebe-se a importância da criação de peças audiovisuais dentro do mercado de pequenos artistas regionais. Dessa forma, mesmo com pouco orçamento, foi provado que é possível realizar uma produção criativa e de caráter mercadológico para difusão de trabalhos como o da cantora Negah Ysa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Patréla(2022-07-07) ALVES, Rodrigo Garcia; ASSIS, Bruno Monte de; http://lattes.cnpq.br/0101791687557953Patréla se trata de uma história trágica e melancólica, composta de simbolismos voltados e inspirados principalmente nas tragédias gregas e no conceito de tragédia de Aristóteles descrito no livro Poética. Este trabalho descreve a utilização do RPG (Roleplaying Game) para escrever um roteiro audiovisual através da imersão proporcionada por este, onde o autor chama alguns de seus amigos que se tornaram coautores da obra por meio de suas personagens, escolhas e contribuições para o mundo como um todo. Ele explica os métodos de jogo utilizados para que este fosse possível, desde a criação do mundo, das personagens até as regras e acordos necessários para que a narrativa ocorresse. O RPG é um de jogo onde algumas pessoas se reúnem para contar uma história em conjunto, se trata de uma narrativa colaborativa, um pedaço de literatura pós-moderna que dificilmente é observada como tal devido ao mito da Paidia ser uma forma de brincadeira somente para crianças. Com os estudos de Caillois (1990), Huizinga (1951) e Murray (2003) o autor descreve e analisa os conceitos de Paidia e Agência dentro do RPG, assim como utiliza de Nephew (2003) e Huntchinson (1983) para sustentar os aspectos pós modernos do jogo.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Teko Porã - uma aventura no campus(2025-04-08) SANTOS, Camila Carvalho dos; CORDOVIL, Emerson Ruan Rosário; CARVALHO, Mayara de Nazaré Souza; LIMA, Walter Chile Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3902203461565778; ASSIS, Bruno Monte de; http://lattes.cnpq.br/0101791687557953