Graduação - ICED
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Navegando Graduação - ICED por Orientador "CARDOSO, Maura Lúcia Martins"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A escola em tempos de pandemia: perspectivas a partir do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais(2024-11-08) MARÇAL, Valéria Barros dos Reis; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412O presente estudo resulta das experiências vivenciadas durante oEstágioCurricular obrigatório do Ensino Fundamental II nos anos iniciais, do Curso de LicenciaturaPlena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O lócus onde se realizouacoleta de dados foi a E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “Santa Mônica”, emSantaBárbara/Pará e teve como público-alvo a turma do 1º ano do ensino fundamental. Objetivadescrever como se deu o processo de ensino e aprendizagem dos(as) alunos(as), duranteoestágio supervisionado em tempos de pandemia. Trata de uma análise qualitativaecomoresultado enfatiza a importância dos estágios supervisionados para a vida acadêmicados(as)discentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais(2019-07-10) SANTOS, Raimunda Natalice Avelar dos; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412O presente artigo aponta para as dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais. A problemática na aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais se constitui num desafio a ser vencido pelos docentes, sempre preocupados em trabalhar metodologias de ensino, que facilitem o nível de apropriação dos alunos. Tem por objetivo geral analisar os fatores pelos quais os alunos encontram dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais e específicos descrever os fatores que contribuem para o aparecimento das dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita e identificar práticas docentes para melhor contribuir nesse processo de aquisição. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico (SEVERINO, 2013), sustentada nos aportes teóricos de Smolka (1989), Cafieiro (2005), Souza (2013) no plano conceitual de leitura e escrita; acerca dos fatores que concorrem para as dificuldades na aquisição dos alunos, Brasil (2012), Franchi (2012), Silva (2004) e Salmeron (2013). Como resultado, o estudo sinaliza que são muitos os fatores que causam dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais, mas que estes são mais decorrentes de causas de natureza social e familiar. Contudo, este estudo mostrou ainda que há diferentes práticas docentes que facilitarão esse processo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implementação da merenda escolar regionalizada: uma experiência na “E.M.E.F. boca pequena – Anuerá”, área ribeirinha no rio anuerá, no município de cachoeira do Arari ilha de Marajó(2019-07-10) CARDOSO, José Macedo; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412A presente monografia trata do processo de implementação da merenda escolar regionalizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Boca Pequena – Anuerá, localizada na área ribeirinha no rio Anuerá, município de Cachoeira do Arari, Ilha de Marajó, com objetivo geral de analisar a importância de comportamento alimentar, subsidiando a escola com produtos regionalizados produzidos pela própria comunidade. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, por apresentar um fenômeno social que atende uma clientela estudantil ribeirinha. Os aportes teóricos foram desenvolvidos a partir da pesquisa bibliográfica e documental. Face aos estudos realizados in loco foi possível perceber que a merenda escolar desenvolvida na região não atende as especificidades ribeirinha, por utilizar o mesmo sistema de outras regiões, entretanto, com a implementação da merenda escolar regionalizada é possível atender de forma qualitativa os anseios da comunidade escolar local.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental(2019-09-03) ROCHA, Keise Barbosa; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412; https://orcid.org/0000-0001-5462-0668O artigo aborda a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental. Surgiu da inquietação de pesquisar a literatura infantil na prática docente. Tem por objetivo geral analisar a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental e como específicos contextualizar historicamente a literatura infantil no processo ensino aprendizagem; Reconhecer a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental; Identificar os fatores que contribuem para a apropriação da leitura nas crianças dos anos iniciais, por meio da literatura infantil. Como referencial teórico Gregorin (2010), Lajolo (1985), Abramovich (2008), Zilberman (1994), Cunha (1983), entre outros. Este estudo se constitui em uma pesquisa bibliográfica, de cunho quantitativo (GIL,1999; DEMO, 2007). Os resultados deste estudo consideram de grande importância a presença da literatura infantil, no primeiro ano do ensino fundamental, já que constitui caminho de várias linguagens possibilitando o desenvolvimento linguístico das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental(2019-09-03) CORREA, Keliane de Avelar; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412Este estudo foi realizado na E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “de Jauacá”, na zona rural do município de Cachoeira do Arari. Teve por objetivo geral investigar a prática pedagógica de uma professora no desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula e como objetivos específicos apresentar as falas das 5 crianças em torno das práticas pedagógicas em sala de aula e analisar os excertos de fala da professora X e das crianças. A pesquisa de campo foi realizada com uma professora e cinco alunos, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, onde se apresentam as falas da docente acerca de sua prática pedagógica na alfabetização revelando suas concepções sobre estas, e as falas das crianças em não se perceberem como crianças leitoras com base nessa prática. Como fundamentações teóricas/metodológicas destacam-se os seguintes autores: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). No plano metodológico se constitui numa pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, tendo como instrumento de pesquisa o questionário. A pesquisa revelou alguns dilemas na prática pedagógica, com compreensões tradicionais e crítico-libertadoras sobre o processo de alfabetização, como também permitiu ampliar o conhecimento acerca das práticas pedagógicas no processo de ensino - aprendizagem em relação a apropriação da leitura e escrita.