Graduação - ICED
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação - ICED por Orientador "ARAÚJO, Maria Ludetana"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação ambiental na educação infantil: uma revisão teórica(2019-07-10) MOREIRA, Maria Carolina Braga; ARAÚJO, Maria Ludetana; http://lattes.cnpq.br/0282298023451578A presente pesquisa trata sobre a importância da Educação Ambiental na Educação Infantil através da revisão teórica de documentos e artigos já produzidos por diversos autores. Esta pesquisa, apresenta o seguinte problema: de que forma poderemos trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil para que haja uma mudança de comportamento das crianças em relação ao Meio Ambiente e assim formar cidadãos ecologicamente mais conscientes? A pesquisa tem como objetivo geral apresentar as contribuições teóricas da Educação Ambiental na Educação Infantil para que haja a mudança de hábitos/atitudes das crianças em relação ao Meio Ambiente e a construção de uma sociedade ecologicamente mais consciente, os objetivos específicos: Identificar as formas de ensino que possibilitem as mudanças de hábitos das crianças através da Educação Ambiental e Propor estratégias para a mostrar a importância da Educação Ambiental na Educação Infantil. Este trabalho teve como finalidade apresentar a importância da Educação Ambiental na Educação Infantil, fazendo uma revisão teórica a partir de documentos oficiais e artigos de revisão bibliográfica, apresentando como a conscientização ambiental se faz presente na educação, pois buscou na literatura existente fundamentar o problema da pesquisa que motivou o aprofundamento nesta temática, que se faz presente no cotidiano. Destacando que as crianças podem ser portadoras e divulgadoras de conhecimentos e informações, levando toda essa experiência para a sua vida e assim construir uma sociedade mais justa, igualitária, consciente e ecologicamente mais sustentável, protegendo assim o nosso tesouro verde para as presentes e para as próximas gerações, permitindo assim a construção de um mundo melhor e de uma sociedade mais sustentável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Revisitando e ressignificando produções acadêmica sobre pedagogia hospitalar no âmbito da Universidade Federal do Pará(2018-12-17) PEREIRA, Renata Kelly Ribeiro; ARAÚJO, Maria Ludetana; http://lattes.cnpq.br/0282298023451578; https://orcid.org/0000-0003-3440-8963A presente pesquisa é resultado de revisitações bibliográficas com enfoque na área da Pedagogia Hospitalar, na qual busca compreender, analisar e estudar os Trabalhos de Conclusão de Curso pertencentes à Faculdade de Educação na Universidade Federal do Pará. A pesquisa orientou-se pelas obras de conclusão de curso que trabalhavam a temática da Pedagogia em ambientes hospitalares, com o propósito de ressignificar os estudos sobre o assunto, revisitando e analisando as Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentados e defendidos no Instituto de Ciências de Educação - ICED, ou seja, fazendo uma busca e revisão do tema proposto a respeito de uma perspectiva de discussão das novas visões de ensino sobre a educação hospitalar. Investigando assim, a importância do ensino fora dos âmbitos educacionais e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais da área, assim, possibilitando uma pesquisa descritiva e investigativa sobre a Educação em ambientes não-escolares e as suas possibilidades de ensino, considerando a construção histórica da PH através das legislações, as diferentes roupagens sobre as nomenclaturas que envolvem a temática, além de revisitar as obras de TCCs do curso e assim ressignificando as mesmas para melhor envolvimento da pesquisa sobre Pedagogia Hospitalar.