Graduação - ICED
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação - ICED por Orientador "ARAÚJO, Iza Helena Travassos Ferraz de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A tendência modelagem matemática na feira de matematica da Escola Nossa Senhora do Rosario – Marituba – PA(2018-12-10) SANTANA, Jhonata da Costa; ARAÚJO, Iza Helena Travassos Ferraz de; http://lattes.cnpq.br/0746202148340948; https://orcid.org/0000-0001-7827-3023As Feiras de Matemáticas são frutos de projetos de extensão universitaria, que tiveram seu início na Universidade Regional de Blumenal, idealizadas pelos professores Vilmar José Zermiani e José Valdir Floriani. No estado do Pará ocorreu a I Feira de Matemática da Escola Nossa Senhora do Rosário – Marituba – PA, como uma das ações do projeto de extensão “Laboratorio Pedagógico da Educação Basica” da Universidade Federal Pará. A partir das observações de trabalhos da feira, percebi que em alguns trabalhos há indicios da Tendência Modelagem Matemática. O objetivo dessa monografia é de Analisar os trabalhos realizados na I Feira de Matemática da Escola Nossa Senhora do Rosário na modalidade “Matemática aplicada e/ou sua inter-relação com outras disciplinas”, e verificar se nesses trabalhos há indícios do uso do método da Modelagem Matemática no ensino. A metodologia utilizada se deu a partir de uma abordagem qualitativa (Chizotti, 2006) e como técnica de pesquisa foi utilizado a pesquisa exploratória (Gil, 2008), no qual se fez um levantamento bibliográfico com base em Biembengut e Hein (2007), Chaves (2005), e Zermiani (2003), uma analise documental dos resumos de trabalhos apresentados na Feira de Matemática da Escola Nossa Senhora do Rosário, e uma entrevista semi-estruturada com uma professora que se observou o uso da tendência. Os resultados obtidos apontam que houve o uso da Modelagem Matemática na feira, pois ela propiciou que os professores pudessem fazer uso de novas Metodologias de ensino, fazendo referências ao ambiente local dos alunos.