Graduação - CAMPSALINAS
URI Permanente desta comunidade
Campus de Salinópolis / Bibliotecárias: Sheysy Aragão Monteiro / Fernanda May de Assis Nara - E-mail: bib_campussal@ufpa.br
Navegar
Navegando Graduação - CAMPSALINAS por Orientador "MOURA, Thiago Rafael da Silva"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Deslocamento da temperatura de bloqueio em materiais ferromagnéticos nanométricos(2023-12-22) GOMES, Pedro Thyago Pereira; MOURA, Thiago Rafael da Silva; http://lattes.cnpq.br/6484641635804030; 0000-0001-8981-979XNeste estudo, empregamos simulações numéricas pelo Método de Monte Carlo, utilizando as Estatísticas Generalizadas de Kaniadakis, para evidenciar o deslocamento da energia de bloqueio em materiais ferromagnéticos nanométricos, como o ferro, e para avaliar a temperatura de bloqueio sob diferentes valores do parâmetro 𝐾𝑎𝑝𝑝𝑎, ou κ-estatística. Os resultados apresentados referem-se a nanopartículas ferromagnéticas da mesma ordem que o ferro, com geometria cúbica e dimensões de aresta de 15, 25 e 35 𝑛𝑚. Os gráficos elaborados representam as curvas de magnetização ZFC (Zero-Field-Cooled) e FC (Field Cooled), permitindo a determinação da distribuição da temperatura de bloqueio. Essas curvas manifestam uma temperatura de bloqueio consistente e um comportamento condicionado à magnitude do campo magnético aplicado, o que se mantém similar para diferentes valores de 𝐾𝑎𝑝𝑝𝑎.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma introdução a econofísica: através de história em quadrinhos(2023-12-22) SOUZA, Márcio Wagner de Araújo; MOURA, Thiago Rafael da Silva; http://lattes.cnpq.br/6484641635804030; 0000-0001-8981-979XA econofísica é uma disciplina que utiliza os princípios da física estatística para analisar fenômenos econômicos, como o comportamento de ações no mercado financeiro, entre outros. Uma alternativa de divulgar e ensinar a econofísica para o público que não tem conhecimento desta área, é através da criação de produtos educacionais como as histórias em quadrinhos, os quais são recursos didáticos que retêm a atenção e desperta a imaginação dos leitores, além de facilitar a compreensão de conceitos difíceis por meio de uma linguagem simples, visual e lúdica. O objetivo deste trabalho, é apresentar um produto educacional como a história em quadrinhos para explicar os principais conceitos e aplicações que envolvem esta área, bem como os estudos e novas abordagens. A metodologia para elaborar este produto educacional consiste na elaboração de um roteiro de uma história em quadrinhos que aborde de uma maneira simples e objetiva a econofísica, trazendo os conceitos principais que envolve essa área interdisciplinar da física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias criativas no ensino de física: histórias em quadrinhos criadas com ferramentas manuais e automatizadas(2024-12-20) CARDOSO, Solange de Lima; CHAGAS, Maria Liduína das; http://lattes.cnpq.br/3505845652843695; 0000-0002-5102-0154; MOURA, Thiago Rafael da Silva; http://lattes.cnpq.br/6484641635804030; 0000-0001-8981-979XO presente trabalho explora o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como uma ferramenta pedagógica inovadora para o ensino de Física. A proposta consiste em desenvolver duas revistas em quadrinhos baseadas na trajetória de Marie Curie, integrando elementos históricos e científicos com o objetivo de facilitar a compreensão de conceitos complexos, como a radioatividade. O objetivo geral da pesquisa é investigar o potencial das HQs como recurso educacional, analisando o impacto de abordagens construtivistas e de tecnologias digitais no desenvolvimento desses materiais. Especificamente, o estudo busca criar narrativas sobre a vida de Marie Curie e utilizar plataformas como ©Pixton, Microsoft Copilot Designer e Canva para o desenvolvimento das ilustrações e a montagem das revistas. A justificativa do estudo fundamenta-se na necessidade de inovar metodologias de ensino em disciplinas tradicionalmente desafiadoras, como a Física, promovendo uma abordagem mais lúdica e acessível. A metodologia adotada incluiu etapas como: revisão bibliográfica, elaboração de roteiros baseados na vida de Marie Curie, desenvolvimento de ilustrações utilizando ferramentas manuais e automatizadas, e a montagem final das revistas em quadrinhos. Os resultados demonstram que a integração de tecnologias criativas, como a inteligência artificial, e criação de ilustração manual viabiliza a produção de materiais didáticos lúdicos e atrativos, capazes de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Embora o material produzido não tenha sido aplicado diretamente em sala de aula, ele apresenta um grande potencial para engajar estudantes e facilitar a compreensão de conceitos abstratos. O estudo reforça que as HQs podem se consolidar como uma ferramenta eficaz e interdisciplinar no ensino de Física, contribuindo para tornar o aprendizado mais lúdico e acessível.