Graduação - CAMPSALINAS
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Navegando Graduação - CAMPSALINAS por Orientador "GONÇALVES, Cledson Santana Lopes"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de cinemática por investigação usando robótica(2023-12-18) NUNES, Joicy Beatriz de Souza; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este trabalho foi resultado de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX realizado na UFPA, campus Salinópolis. Dentro do ensino de Física existe um rico repertorio de termos técnicos que devem ser utilizados, o que dificulta a compreensão e interesse dos alunos. Cabe ao professor facilitar o processo de ensino aprendizagem, através da inclusão de novas metodologias. Para contribuir com essa demanda, foi elaborado uma Sequência de Ensino Investigativo, com o uso de um protótipo experimental de Arduíno, utilizando o ensino por investigação como uma abordagem didática que permite o planejamento, o questionamento e a construção do conhecimento. A atividade investigativa foi realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas públicas de Salinópolis, com o objetivo analisar como as atividades de caráter investigativo, usando robótica como material didático, contribui para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A atividade viabilizou a alfabetização cientifica, nos conteúdos de cinemática, com o enfoque no Movimento Retilíneo Uniforme.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Grades de difração: principais aspectos teóricos e aplicações na óptica(2023-12-18) CARDOSO, Iago Ramos; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este artigo é uma revisão dos principais aspectos teóricos e aplicações de grades de difração na óptica e na Indústria com o objetivo de investigar e compreender a diversidade de categorias de grades de difração. Suas características singulares e os métodos empregados em sua fabricação. Além disso, busca ressaltar a importância do conhecimento sobre grades de difração no ensino de graduação, preparando os estudantes para desafios práticos e fomentando o desenvolvimento transformador das grades de difração, inspirando considerações mais amplas de implementações em diferentes contextos industriais e acadêmicos. Começando com uma introdução à difração e sua importância na óptica, na qual é explorado três tipos principais de grades de difração: grades regradas, echelle e holográficas. As grades regradas, com suas linhas finamente gravadas, são amplamente utilizadas na análise espectral, enquanto as grades holográficas de fase de volume representam uma inovação promissora, com alto potencial para aplicações que exigem eficiência de difração, dispersão e configurações de espectrógrafos aprimoradas, Já modelos que exigem uma alta dispersão em um espaço compacto o ideal seria grades echelle, pois desempenham um papel essencial em observações astronômicas, e outros tipos de fins que exigem resultados mais detalhados. Serão apresentados estudos que demonstram a relevância dessas grades em ambientes científicos e industriais, destacando como desempenham um papel crucial na obtenção de dados espectrais. Exemplos concretos serão apresentados para ilustrar como essas tecnologias contribuem significativamente para o avanço do conhecimento em óptica, bem como para aprimorar processos industriais, evidenciando sua importância tanto na pesquisa quanto na aplicação prática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio(2024-03-02) CAVALCANTE, Francisco Flávio; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este trabalho mostra o resultado final do plano de extensão intitulado "Metodologias Ativas de Aprendizagem para o Ensino e Aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio”, cujo objetivo foi propor uma estratégia, baseada em Oficinas de Aprendizagem de Física, para o ensino de conceitos relacionados à eletricidade/eletrônica para alunos do terceiro ano do ensino médio, levando-os a problematizar assuntos e solucionar questões que permeiam a realidade do contexto em que vivem. Destacamos a importância e a necessidade da inserção de metodologias dinâmicas focadas no aluno e ao final propomos uns passos importantes para criar uma oficina de aprendizagem dinâmica, no qual o discente é o centro do processo de ensino-aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência nos estágios supervisionado na licenciatura em física no município de Salinópolis: um olhar para as metodologias de ensino(2024-03-02) SANTOS, Douglas Christiano Farias dos; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este artigo trata-se de um estudo sobre o relato de experiência nos estágios supervisionados I, II e III, durante a licenciatura em física no município de Salinópolis. O objetivo é mostrar as experiências nesse período de vivência, no ambiente escolar, destacando práticas vivenciadas e métodos empregados visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, bem como a utilização da aprendizagem significativa de Ausubel para promover uma compreensão mais profunda e duradoura dos conteúdos. Os métodos utilizados na pesquisa envolveram observações de aulas na Escola Aracy Alves Dias, identificando estratégias para conectar os conhecimentos dos alunos aos conteúdos da física. Além disso, realizou-se uma revisão abrangente da literatura sobre a teoria de Ausubel e a importância do estágio supervisionado. Os resultados destacam que a prática docente, relacionando a Física com situações cotidianas, contribui para o interesse e compreensão dos alunos. Conclui-se que a importância de uma abordagem integrada entre teoria e prática, utilizando a teoria de Ausubel, promove um ensino-aprendizagem mais significativo, isto é, faz com que os alunos associem o seu cotidiano aos conteúdos de Física estudados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Soluções da equação de bessel de primeira e segunda espécies(2024-03-08) BARROS, Marilena dos Santos; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Neste trabalho estudaremos a Equação Diferencial de Bessel e sua resolução através do método de Frobenius obtendo, assim, as soluções das Funções de Bessel de Primeira e Segunda Espécie. A motivação do objeto de estudo deste trabalho surgiu porque a Equação Diferencial Ordinária de Bessel é umas das mais importantes Equações Diferenciais Ordinárias em estudos avançados de matemática aplicada à Física e a Engenharia. Este estudo foi desenvolvida em sequência de caráter bibliográfico, foram utilizados como fonte de pesquisa livros de Ensino Superior sobre Equações Diferenciáveis com Aplicação em Modelagem, artigos científicos e trabalhos acadêmicos para a complementação bibliográfica. Inicialmente, relembramos alguns conceitos considerados pré requisitos ao tema do trabalho, logo em sequência foram abordados diversos tópicos importantes sobre o método de séries de potência, que é uma ferramenta fundamental para obter a solução de uma equação diferencial. Na sequência, fundamentado no conteúdo exposto nos capítulos iniciais, foi resolvida a Equação Diferencial de Bessel e, assim, obtido as Funções de Primeira e Segunda Espécie e na parte final foi mostrado uma aplicação que se encontra em [11]. Finalmente, o presente trabalho tem como contribuição a apresentação de material didático complementar ao estudo de Equações Diferenciais Ordinárias de Segunda Ordem e servindo de suporte para o desenvolvimento do conhecimento à cerca das Funções de Bessel.