NAEA - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
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Navegando NAEA - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos por Orientador "BRITO, Rosaly de Seixas"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diálogo, conflito e jogos retóricos do poder no processo de regularização do território quilombola alto trombetas em Oriximiná (PA)(2022-03-22) MENDES, Raiana Siqueira; REIS, Glaucia Suzi Barbosa; BRITO, Rosaly de Seixas; http://lattes.cnpq.br/4471773526594200O objetivo geral deste artigo é refletir sobre usos da noção de “diálogo”, como categoria nativa e analítica, no âmbito das reuniões em que se buscavam alternativas para compatibilizar o direito territorial das comunidades representadas pela Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Alto Trombetas II (ACRQAT) e o direito difuso ao meio ambiente, neste caso especificamente aplicado a duas Unidades de Conservação federais geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Enquanto a ACRQAT pleiteava a titulação do território quilombola Alto Trombetas II, o ICMBio defendia a gestão da Floresta Nacional Saracá-Taquera e da Reserva Biológica do Rio Trombetas, no âmbito de um processo administrativo, (que teve sua abertura em 2004 junto ao Incra) perpassado pelo conflito decorrente da sobreposição territorial entre o território quilombola e as unidades de conservação. Buscamos compreender em que consiste o diálogo e em quais situações ele é acionado. Investigamos, ainda, se as características do processo de negociação sobre a regularização fundiária do território são, efetivamente, dialógicas. O trabalho pauta-se em observações realizadas por meio de trabalho de campo etnográfico entre 2015 e 2018, acrescidas de uma revisão bibliográfica das produções de autores clássicos e contemporâneos sobre o tema proposto, considerando a polissemia do termo “diálogo”, bem como pesquisa documental, com o fim de analisar os documentos emitidos durante o processo em questão, como memórias, relatórios, portarias, notas técnicas, atas de reuniões e outros. Deste modo, assim como ocorre nos processos de REURB que verificamos ao longo deste curso, a partir de processos distintos, o diálogo é parte fundamental para promover melhorias nas políticas de regularização fundiária, esperamos com este trabalho, poder contribuir com os debates, propondo também novas intervenções para a Rede Amazônia.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Interfaces entre o Campo Científico e o Comunicacional: Uma agenda de discussões sobre a comunicação pública da ciência na Amazônia.(2019-02-14) QUEIROZ, Fabrício Natalino Bentes; BRITO, Rosaly de Seixas; http://lattes.cnpq.br/4471773526594200O avanço da produção de conhecimento enseja uma crescente demanda por comunicação científica. Este artigo parte da hipótese de que as transformações observadas no campo científico (BOURDIEU, 2004) foram determinantes para o estabelecimento dos diferentes modelos de comunicação da ciência – déficit, contextual, expertise leiga e participação pública -, segundo as definições de Bruce Lewenstein (2003) e Graça Caldas (2010). A revisão bibliográfica desenvolvida neste trabalho mostra que tais modelos indicam o entendimento da comunicação ora de forma unidirecional, ora dialógica. Contudo, verifica-se, de forma predominante, uma perspectiva instrumental e verticalizada de comunicação científica que serve a uma estratégia de dominação por parte do campo científico. Diante das particularidades históricas da região amazônica, periférica no sistema capitalista global, argumenta-se que a comunicação pública da ciência na Amazônia, além de adotar uma postura crítica ante as implicações sociais, políticas e econômicas do processo de colonialidade do saber científico na região, deve estar comprometida com um modelo alternativo de desenvolvimento e com uma perspectiva dialógica e democrática, que respeite a diversidade étnica, cultural e social dos povos que a compõem e valorize os saberes locais.