CCAST - Campus Universitário de Castanhal
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Navegando CCAST - Campus Universitário de Castanhal por Orientador "BANDEIRA, Dina Carla da Costa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bullying no ambiente escolar: uma análise a partir das considerações dos professores e alunos de uma escola pública de São Francisco do Pará(2018-10-09) GOMES, Daniele Maria Barros; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633Esta pesquisa tem como título o Bullying no ambiente escolar: uma análise a partir das considerações dos professores e alunos de uma escola pública de São Francisco do Pará e como Objetivo Geral buscou analisar sob a ótica dos professores e alunos como e de que forma o bullying se apresenta no ambiente escolar e, objetivos específicos: Identificar como os sujeitos educativos (professores e alunos) lidam com o bullying no ambiente escolar; Verificar quais os procedimentos/praticas pedagógicas que docentes e alunos utilizam acerca do bullying no interior da escola; Avaliar a visão dos professores e alunos acerca do bullying na escola. Foi utilizado como Procedimentos teórico e metodológicos o de cunho qualitativo e de campo. Como considerações finais, observa-se que as maiorias das crianças já se viram ou sofreram bullying, direta ou indiretamente tendo como causa em muitas vezes a falta de orientação familiar, a ausência de limites, de diálogo o que possibilita a presença nos diversos espaços, em especial neste estudo, na escola, de pessoas intolerantes e violentas capazes de fazer qualquer atrocidade das mais leves até as mais extremas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contos de fadas no letramento de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA(2018-04-06) CAVALCANTE, José Jaqueson Vieira; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633O presente estudo teve como objetivo analisar a importância dos contos de fadas como ferramenta auxiliadora no processo de letramento de uma turma do primeiro ano do ensino Fundamental de uma unidade de ensino pública municipal, situada no município de Castanhal – Pará. O estudo versa também sobre a importância e o incentivo que esse gênero literário proporciona à leitura. A pesquisa é de cunho qualitativo, em que se adotou como instrumento de coleta a observação direta e uso de entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são duas professoras que atuam na rede de ensino municipal da Educação Infantil. A abordagem teórica teve como principais referências autores que discutem o trabalho de forma contextualizada em suas diferentes dimensões, entre os quais destacamos: Bamberguerd (2000); Barcellos e Neves (1995); Abramovich (1991; 1995), Coelho (1990), entre outros. Os resultados permitiram a partir desses instrumentos, identificar e analisar o processo de aquisição da leitura na referida sala do ensino fundamental e refletir sobre a inserção da criança, desde cedo nas práticas da leitura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará(2018-10-09) ROSÁRIO, Maria Edinalva Pereira do; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como título “A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar o papel do Coordenador Pedagógico Escolar e sua contribuição para a qualidade do trabalho de professores pela via da dimensão formação continuada em serviço. E como objetivos específicos: Identificar qual tem sido o trabalho da coordenação pedagógica pela via da dimensão formação continuada junto aos professores; Verificar o que pensam os professores sobre o trabalho do coordenador pedagógico e a importância da formação em serviço; e, analisar se a formação continuada dos professores da rede de ensino de Santa Maria do Pará foi ampliada e se isso teve relação com o trabalho do coordenador pedagógico. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou a entrevista semiestruturada, com 01 coordenador pedagógico e 02 professores. Os autores Aguiar (1991), Almeida (2006), Comenius (1976), Franco (2008), Freire (1982), Libâneo (2001/2004/2006/2010/2012), Nogueira (2018), Pimenta (2004/2008), Saviani (2012), Silva (1999), Vasconcellos (2006), Veiga (1994/2002/2013), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a construção da identidade desse profissional. Conclui-se que o coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que possa desenvolver com determinação suas atribuições dentro da escola, sendo a principal delas a formação em serviço dos professores, bem como a relevância do planejamento participativo como forma a construir uma práxis reflexiva, visto que a escola só terá sucesso se houver a integração de todos, em um movimento de resgate da identidade do coordenador pedagógico para a realizar um trabalho de qualidade nas instituições escolares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA(2018-08-13) PIMENTEL, Eni Maria Santa Brigida; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633O presente Trabalho de Curso (TCC) analisa as práticas pedagógicas de alfabetização em uma escola municipal de Castanhal-PA, descrevendo-as, identificando se as mesmas estão ocorrendo na perspectiva do letramento e verificando se elas estão contribuindo para a formação de sujeitos leitores escritores e produtores de cultura. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo através de uma pesquisa de campo feita no primeiro ano do ensino fundamental, tendo como instrumentos de coleta, a observação da turma durante duas semanas e para complementar a entrevista com a professora. Como principais referenciais teóricos temos Magda Soares (2017) e Marlene Carvalho (2017) e seus estudos sobre o alfabetizar letrando para analisar as práticas da professora. Como resultado da pesquisa foi confirmada na entrevista que a concepção de alfabetização na rede municipal de ensino de Castanhal é sóciointeracionista, e que a alfabetização no primeiro ano ocorre na perspectiva do letramento, portanto, inserindo as crianças nas práticas sociais de leitura e escrita e de fato contribuindo para formação de sujeitos leitores, escritores e produtores de cultura.