Curso de Ciências Naturais - CUNTINS
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Navegando Curso de Ciências Naturais - CUNTINS por Orientador "OLIVEIRA, Alexandre de Souza"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da experimentação nas aulas de ciências no ensino fundamental maior no município de Cametá(2023-06-30) BAIA, Maria de Nazaré da Rocha; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802O ensino de Ciências assume atualmente um papel cada vez mais relevante para a sociedade, com isso cabe as escolas realizarem reformulações necessárias na prática pedagógica de tal forma que a atenção do aluno se volte para a Ciência, despertando seu interesse e sua curiosidade. O presente trabalho intitulado como: A importância da experimentação nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental Maior no Município de Cametá apresenta uma metodologia que uni a teoria com a prática corroborando assim com assimilação de conhecimento. O processo teórico metodológico se deu de duas formas: a priori fez-se um levantamento bibliográfico; utilizando algumas referências de autores como: CARL ROGERS (1972), PAULO FREIRE (1997), VYGOTSKY (2010), FUMAGALLI (1988), CHASSOT (2011), GIORDAN (1999), PCNS (1997), e em seguida foi realizada a pesquisa de campo, com uma intervenção e aplicação do questionário em uma turma do 6° ano com o intuito de analisar o que os alunos acham da utilização dessa metodologia nas aulas de ciências. Através das análises realizadas foi possível compreender que a utilização dos experimentos práticos contribui de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, pois essa ferramenta facilita a compreensão de conceitos ministrados na aula. O objetivo está pautado em demonstrar como os experimentos ajudam no processo de ensino. Por meio desse estudo, foi possível atestar que os experimentos podem colaborar para que os alunos tenham mais autonomia e criticidade. Esta pesquisa apresenta uma contribuição que são os experimentos, sendo este um recurso a mais para ser utilizado em sala de aula pelos professores, uma vez que torna a aula mais interativa e dinâmica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As tecnologias da informação e comunicação (TIC) no contexto escolar para o ensino de ciências(2023-06-30) FURTADO, Jhennyfer Miranda; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802São cada vez mais crescentes as discussões acerca da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto escolar, considerando-se os avanços tecnológicos que emergem na sociedade. Logo, o uso destes recursos no âmbito educacional, torna-se indispensável quando analisadas as contribuições que podem trazer para um melhor processo de ensino e aprendizagem. O trabalho tem objetivo de verificar a importância da inclusão tecnológica como suporte nas aulas de ciências, enfatizando como os professores estão inserindo essa ferramenta de ensino em suas metodologias através do processo de intervenção na rede de ensino municipal de Cametá-PA, pelo uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação no ensino de ciências. O processo teórico metodológico se deu de duas formas; a priori fez se um levantamento bibliográfico; no qual, buscou-se algumas referências de autores como: PAULO FREIRE (2013), LIBÂNEO (1994), KENSKI (2007, 2012), BRASIL (1998), e posteriormente se realizou a pesquisa de campo, através da aplicação de questionários com os alunos atuantes na rede Municipal de Cametá- PA, do ensino fundamental na aula de ciências. Portanto, nota-se o quanto o uso das TIC nas escolas colabora para o ensino e aprendizagem dos alunos, visando sempre a busca por novos conhecimentos. Este estudo apresenta contribuições para a ampliação do olhar sobre o uso das TIC como recuso na sala de aula, bem como ferramentas que motivam e geram uma aproximação entre docentes e discentes, transformando o ambiente escolar em um espaço interativo e dinâmico.