Faculdade de Engenharia da Computação - CCAST
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Navegando Faculdade de Engenharia da Computação - CCAST por Orientador "SERUFFO, Marcos César da Rocha"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise de índices espectrais e temperatura da superfície para o estudo do impacto da urbanização nas ilhas de calor em Castanhal-PA(2025-01-10) GUIMARÃES, Pedro Henrique do Vale; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560Este estudo investiga a formação de ilhas de calor urbanas no município de Castanhal-PA por meio de índices espectrais e análise de temperatura da superfície terrestre (LST). Utilizando imagens de satélite Landsat 8 de 2023 e técnicas de sensoriamento remoto, foram calculados os índices EVI (Enhanced Vegetation Index) e UI (Urban Index) para correlacionar urbanização, cobertura vegetal e temperatura. A pesquisa encontrou uma correlação positiva entre urbanização e elevação de temperatura, e uma correlação negativa entre o índice de vegetação e a temperatura. O modelo de regressão linear desenvolvido mostrou um ajuste significativo para modelar a LST com base no UI, sugerindo que a conservação e expansão de áreas verdes são essenciais para mitigar os efeitos do aquecimento urbano. Assim, políticas públicas focadas em infraestrutura verde e uso sustentável do solo são recomendadas para o desenvolvimento urbano sustentável da região.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de chatbot para pré-triagem: um estudo de caso em clínica odontológica universitária(2022-07-13) VIDAL, Douglas Almeida; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560As ferramentas chatbots ou agentes conversativos se tornaram catalisadores para os meios de comunicação, principalmente com as necessidades oriundas da COVID-19 e o aumento de soluções com inteligência artificial (IA). Diante de uma problemática na área da saúde, o presente trabalho apresenta um estudo de caso da utilização de chatbot, em específico do aplicativo de mensagens WhatsApp, para auxiliar no setor da pré-triagem de uma clínica odontológica universitária com problemas estruturais e organizacionais. Para tal, foram comparadas várias soluções de chatbots e escolhida a ferramenta DialogFlow, a qual emprega técnicas de Aprendizado de Máquina, para a criação do chatbot e a plataforma de comunicação em nuvem Twillio, para fazer a conexão com a rede social, utilizando processamento natural de linguagem. Para obtenção dos resultados foram aplicados testes de contato, que analisam a responsividade e possíveis falhas do bot. Os resultados apontam que a solução com chatbot consegue auxiliar na triagem de pacientes e foram aplicados testes de usabilidade, com espaço amostral de 15 usuários, utilizando o modelo de questionário PSSUQ. Os resultados apontam uma boa usabilidade, visto que 92% dos itens do questionário receberam valores acima de 6 (valores variam de 1 a 7), revelando o bom funcionamento e boa aceitação do chatbot pelos usuários finais.