Faculdade de Educação Física - FEF/ICED
URI Permanente para esta coleção
O Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física (FEF) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) foi criado em 2006, e, em sua origem, possuía o Núcleo Docente Estruturante (NDE) formado por seis (06) professores de Educação Física. O objetivo do curso é Formar professores de Educação Física capacitados teórica, técnica e politicamente, para atuação junto à sociedade no que tange à educação e à produção do conhecimento nas áreas das práticas de cultura corporal, cultura do movimento e corporeidade, por meio de uma postura crítico-construtiva comprometida com o processo de transformação social, guardando os princípios de justiça social, solidariedade, igualdade e humanidade, sendo capaz de: reconhecer a escola como um local de socialização de conhecimento historicamente construído e sistematizado, de pesquisa e de projetos de extensão, utilizando-se desse espaço para o projeto de uma sociedade justa, livre e de uma nação democrática e soberana colaborando para a formação do cidadão crítico-criativo; identificar as concepções de corpo que estão presentes nas relações sociais do homem moderno, que de forma direta ou indireta, interferem nas relações humanas na sociedade contemporânea; efetuar uma leitura crítica das práticas corporais próprias da realidade brasileira e amazônica, na busca da identificação de valores, crenças, normas de comportamentos e ideologias que se traduzem em técnicas corporais, num processo de superação do senso comum, com vista à constituição do conhecimento que oriente uma práxis pedagógica da Educação Física engajada histórica e socialmente.
Navegar
Navegando Faculdade de Educação Física - FEF/ICED por Orientador "BORGES, Carlos Nazareno Ferreira"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação física escolar e cultura quilombola: um diagnóstico do ensino das práticas corporais na escola quilombola Santo André em Abaetetuba-PA e suas relações com a cultura quilombola(2022-07-14) PINHEIRO, Jonas Gomes; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315Esta é uma pesquisa qualitativa que propõe como tema Educação Física Escolar e Cultura Quilombola: Um diagnóstico do Ensino das Práticas Corporais na Escola Quilombola Santo André em Abaetetuba-PA e suas relações com a Cultura Quilombola. Com as transformações que ocorrem no mundo contemporâneo, é preciso pensar sobre a qualidade do ensino nas escolas principalmente no que se se refere ao ensino voltado às escolas que estão em território quilombola, tendo em vista o difícil acesso a educação e a valorização da cultura dessas comunidades. Para a compreensão dos caminhos que levam a qualidade desse ensino, inicialmente foi realizada uma extensa revisão de literatura a partir de diversos autores que discutem e pesquisam sobre a temática da cultura quilombola, das práticas corporais do universo da Educação Física Escolar e das práticas corporais da cultura quilombola para uma melhor compreensão. No segundo momento, foram analisados os dados coletados das entrevistas, a fim de facilitar a compreensão, os dados foram organizados em quatro tópicos: 1) As práticas da cultura quilombola na Escola Quilombola Santo André; 2) ARQUIA e Comunidade: A Participação e o envolvimento com as Práticas Corporais Quilombolas na Escola; 3) Práticas Corporais Quilombolas: Educação Física Escolar e o Projeto Politico Pedagógico - PPP; 4) A Contribuição da Educação Física para a Cultura Quilombola, o que serviu para um melhor conhecimento de como a Educação Física vem sendo trabalhada e pensada na Escola Quilombola santo André em Abaetetuba-Pa. Ao todo, foram entrevistados quatro sujeitos, sendo esses dois professores de Educação Física, um diretor e o presidente da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo das Ilhas de Abaetetuba, que atuam ou mantém uma relação com a disciplina de Educação Física e a Cultura Quilombola na Escola. Dessa forma, o presente trabalho procura apresentar de modo geral, como as práticas da cultura quilombola estão ou não percebidas nas aulas de Educação Física e no cotidiano da Escola Quilombola Santo André da comunidade quilombola do Baixo Itacuruça, além de buscar apontar como as práticas da cultura quilombola são compreendidas e vivenciadas por sujeitos responsáveis pelo processo educativo na comunidade. Assim, acredita-se que este trabalho apresenta questões importantes para reflexões do significado das práticas corporais da cultura quilombola na Escola Quilombola Santo André no município de Abaetetuba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação do profissional de educação física para atuar na atenção básica em saúde: uma análise a partir do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará / Campus Belém.(2018-12-21) ARAUJO, Silvio Marcio Muniz de; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1911-2278Este trabalho buscou analisar o debate sobre a formação e a inserção do Profissional de Educação Física (PEF) na esfera das políticas públicas no âmbito da saúde através de reflexões feitas por vários autores como (BACHETTI, 2014; CARVALHO, 2001; PATROCÍNIO, 2012), trazendo à tona quastionamentos sobre as atividades físicas/práticas corporais no atendimento à saúde e da possibilidade da Educação Física como forma de promover à saúde coletiva. O presente Trabalho de Curso (TCC) tem como objeto de estudo a proposta curricular do Curso de Educação Física da UFPA, Campus Belém adotada a partir do ano de 2012. Possui, também, a seguinte questão norteadora: o currículo de Educação Física da UFPA, Campus Belém, prepara o egresso para atender a demanda da Atenção Básica em Saúde? Para tanto, apresentou-se, históricamente, como se deu a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Básica em Saúde (ABS) no Brasil e para isso procurou-se retratar as transformações e as rupturas existentes na garantia de direitos à saúde da população brasileira. Verificou-se como ocorreu o processo de integração da EF na saúde pública tratando da inserção do PEF na ABS. Compreendeu-se por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Educação Física da UFPA, se o mesmo contemplava, ou não, uma formação que atendesse a atuação dos egressos na ABS. Realizou-se, então, uma pesquisa de caráter documental e qualitativa por meio da análise dos marcos legais (legislação) que compõem o ofício do PEF, a exemplo de resoluções, decretos, diretrizes, dentre outros. Analisou-se também artigos científicos, periódicos e monografias. Diante disto, observou-se que o currículo da UFPA, contém em seu bojo, disciplinas que contemplam, não de forma intencional, a atuação do egresso na ABS, porém, nenhum de seus conteúdos tratam do debate sobre o SUS, o que possibilita a necessidade de se abordar tal assunto ou em disciplina específica, ou como tema transversal em disciplinas pertinentes no decorrer dos períodos letivos como em Políticas Públicas em EF, Esporte e Lazer, e no estágio supervisionado, quando a instrumentalização das técnicas podem ser mais refinadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Limites e possibilidades para uma formação ampliada em educação física: uma análise do projeto pedagógico de curso(2018-12-21) DIAS, Jeferson Ataide; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315Esse estudo pretende investigar a possibilidade da formação ampliada na formação em Licenciatura em educação física ofertada pela Universidade Federal do Pará. A pesquisa é de caráter qualitativo do tipo análise documental que pretende analisar o Projeto Pedagógico de Curso, chamado de Projeto Político-Pedagógico em seu documento. Teve como objetivo geral identificar os limites e possibilidades da aplicação do PPP do curso de educação física homologado no ano de 2012 na formação dos egressos do curso de educação física da Universidade Federal do Pará campus Belém. Para tal, determinei como objetivos específicos: análise do PPP homologado no ano de 2012 para identificar como é construído conteúdo do mesmo; discutir o conceito de epistemologia e como ele é inserido no contexto da formação em educação física; discutir os fundamentos do planejamento educacional no ensino superior; descrever, analisar e interpretar o PPP da FEF/UFPA tomando como bases sua abordagem epistemológica e pedagógica. Recrutei conceitos de Epistemologia e sua relação com Educação Física, as abordagens teóricas da educação física, conceitos de educação, administração escolar, PPP e currículo. Os resultados mostraram que as 3 abordagens utilizadas pelo PPP UPFA 2012 para o curso de educação física não contemplam uma formação ampliada, em razão de duas abordagens tratarem somente o espaço escolar e única que apresenta referências ao espaço não-escolar ser insuficiente para tratar as diversas áreas de atuação do campo não-escolar.Também foi identificado que não há reprodução das abordagens dentro do currículo, não são aludidos na maioria das disciplinas referências do espaço escolar e não escolar e pequenos pontos não desenvolvidos sobre o espaço não-escolar, o que gera uma incerteza sobre a potencialidade de formação ampla pelo curso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Luta marajoara: as implicações do processo de esportivização da luta marajoara enquanto símbolo da cultura popular do arquipélago do Marajó(2022-07-28) SILVA, Tiago Paiva da; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315A luta marajoara (LM) é uma modalidade de luta genuinamente brasileira e tradicional do arquipélago do Marajó no Pará, e está diante de um iminente processo de esportivização. Este estudo tem como objetivo discutir os principais riscos desse processo para a prática da LM enquanto símbolo da cultura popular do arquipélago. Este estudo se configura como básico de cunho qualitativo e foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica direcionada pelo estado arte sobre o tema. Os principais riscos apontados foram baseados no processo de esportivização de outras modalidades que passaram por um processo parecido. Os resultados obtidos mostraram que o processo de esportivização da LM oferece riscos a essa prática enquanto símbolo da cultura popular, pois fatores como: domínio do esporte de rendimento sobre outros elementos da cultura, valorização do tecnicismo, exclusão dos menos aptos para competições e inclusão de técnicas de outras modalidades de luta interferem na forma com que a LM é vivenciada pelos praticantesTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção de significados para a prática esportiva de alunos da equipe de handebol de 15 a 17 anos do colégio sucesso(2018-12-21) PORTILHO, Gilberto Otávio Neto de Souza; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315O fenômeno esportivo tem sido objeto de estudo de várias áreas de conhecimento, em especial pela educação Física pela forte entrada do fenômeno nas escolas. Este estudo, busca identificar, quais significados os alunos tem dado ao fenômeno no âmbito escolar. Sendo assim, buscaremos entender melhor o processo de produção de significados a partir do |Modelo teórico dos campos semânticos para então refletir de maneira consistente a questão problema deste trabalho: Qual a produção de significados para a prática esportiva de estudantes da equipe de handebol de 15 a 17 anos do colégio Sucesso? Enquanto objetivo geral, este estudo busca: Investigar qual a produção de significados para a prática esportiva de estudantes da equipe de handebol de 15 a 17 anos do Colégio sucesso. Tendo como objetivos específicos: 1) revisão bibliográfica sobre esporte e o Modelo teórico dos Campos Semânticos. 2) Identificar quais significados são produzidos para a prática esportiva dos estudantes da equipe de handebol de 15 a 17 anos do colégio Sucesso. 3) Analisar os significados encontrados a partir do Modelo Teórico dos campos Semânticos. Metodologicamente organizamos o trabalho em três capítulos, os dois primeiros de referencial teórico e o ultimo onde apresentamos e analisamos os dados para resolução da problemática. Aproximamo-nos teoricamente do fenômeno esportivo a partir do trabalho de Assis (2010), Bracht (2009) e Khunz (1994). Para o processo de produção de significados utilizamos principalmente as iéias de Lins (2012). Quanto a abordagem utilizamos uma perspectiva mista tanto qualitativa quanto quantitativa, sendo um estudo de caracterizado como pesquisa de campo e analisamos os resultados com o próprio Modelo teórico Lins, (2012). A partir da produção de significados para a prática esportiva dos alunos, apontamos que são dados que ideias como a formação de cidadão e mobilidade social são predominantes no imaginário dos estudantes da equipe. E que o rendimento na forma de conquistas e benefícios a saúde, assim como benefícios terapêuticos aparecem em menor proporção. Os significados dados a prática de certa forma se aproximam do objetivo do fenômeno esportivo na dimensão escolar, mas os significados são produzidos de uma matriz muito próxima o que pode levar confusão aos estudantes.