Faculdade de Odontologia - FOUFPA/ICS
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Navegando Faculdade de Odontologia - FOUFPA/ICS por Orientador "COUTO, Roberta Souza D’Almeida"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Condutas clínicas de cárie profunda e de exposição pulpar: conhecimento dos acadêmicos de odontologia da Universidade Federal do Pará(2019-07-04) SILVA, Dieverton Rufino de Souza; PETTA, Thais de Mendonça; http://lattes.cnpq.br/9837441263875599; COUTO, Roberta Souza D’Almeida; http://lattes.cnpq.br/8311184637940959; https://orcid.org/0000-0003-4385-2521Lesões de cárie profundas são tratadas, predominante, de forma radical, mesmo com o advento do Tratamento Minimamente Invasivo. Objetivo: Verificar o conhecimento de acadêmicos do último período da graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará sobre condutas clínicas preconizadas por evidências científicas atuais acerca do tratamento de cáries profundas e exposições pulpares. Material e método: Utilizou-se um questionário validado contendo doze perguntas, contextualizadas sobre um caso clinico cujo paciente possuía uma lesão de cárie profunda. Os discentes responderam quais condutas de tratamento adotariam tanto para o tratamento de cárie profunda quanto para intervenção de exposição pulpar acidental, em diferentes situações clínicas: dente assintomático; pulpite reversível; e pulpite irreversível. Resultados: No cenário assintomático, 48,6% optaram por remoção seletiva e 29,7% por remoção total do tecido cariado. No cenário pulpite reversível, 59,5% optaram por remoção seletiva e 21,6% por remoção gradual. Quando houve exposição 17 pulpar para ambos os cenários, a escolha foi pela Terapia da Polpa Vital. No entanto, no cenário pulpite irreversível a escolha, com mais de 70%, foi pela pulpectomia. Conclusão: O conhecimento dos acadêmicos é por condutas de Terapia da Polpa Vital, mas não adotam a prevenção da pulpectomia, necessitando atualização sobre Odontologia Minimamente Invasiva e Odontologia Baseada em Evidências.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terapêutica e prescrição medicamentosa: conhecimento dos acadêmicos de Odontologia da cidade de Belém-Pará(2020-10-01) SANTANA, Adan Lucas Pantoja de; PETTA, Thaís de Mendonça; http://lattes.cnpq.br/9837441263875599; https://orcid.org/0000-0003-4476-2667; COUTO, Roberta Souza D’Almeida; http://lattes.cnpq.br/8311184637940959A terapêutica e as prescrições medicamentosas são pilares fundamentais da formação do Cirurgião-Dentista sendo elas estratégias utilizadas com o intuito de controlar, prevenir e/ou tratar doenças. A gama de medicamentos que podem ser prescritos no âmbito odontológico é vasta, tornando fundamental o entendimento sólido das prescrições e sua influência na saúde geral do paciente. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento de acadêmicos de odontologia de instituições de ensino da cidade de Belém, no âmbito da terapêutica e da prescrição medicamentosa, no decorrer e ao final do curso. A pesquisa foi transversal e descritiva do tipo inquérito. Foram incluídos no estudo acadêmicos de odontologia de duas instituições de ensino da cidade de Belém do Pará que responderam ao questionário referente aos conhecimentos de: farmacologia/terapêutica medicamentosa, legislação em vigor referente à prática de prescrição odontológica e indicação/prescrição comum e em casos especiais de medicamentos no âmbito odontológico. Como resultados acerca do nível de acerto dos acadêmicos, observou-se um desempenho ruim para 57,8% dos acadêmicos, nível razoável para 35,2%, nível bom para 7%, sendo que nenhum acadêmico apresentou nível excelente. Dentre os questionamentos realizados aos acadêmicos sobre terapêutica e prescrição medicamentosa, houve diferença entre as instuições avaliadas nos tópicos: substituição de prescrição por farmacêutico; fármacos associados ao metronidazol na terapia de periodontite agressiva; influência de anti-inflamatórios não esteroides (AINES) na hipertensão arterial e função renal; formas farmacêuticas de prescrição para crianças; e vasoconstritor não recomendado para gestantes. As principais deficiências no conhecimento dos acadêmicos, de ambas instituições avaliadas, foi nos quesitos: medicamentos de uso em emergências médicas, concentração de fluoretos de uso diário e em enxaguantes. Já com relação às maiores taxas de acertos, o desempenho foi melhor nos questionamentos sobre: substituição de prescrição por farmacêutico, formas farmacêuticas de prescrição para crianças e princípio ativo da marca comercial Periogard®. Com este estudo concluiu-se que o conhecimento dos acadêmicos de odontologia da cidade de Belém-Pará é insuficiente para realizar uma prescrição adequada, com segurança e de qualidade, mostrando necessidade de readequações das metodologias de ensino-aprendizagem na terapêutica medicamentosa, incluindo abordagens mais sofisticadas e dinâmicas, com educação continuada e avaliações teórico-práticas constantes ao longo da graduação.