IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
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Navegando IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas por Orientador "COSTA, Antonio Maurício Dias da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Divertimentos Bárbaros”: sambas, batuques e diversão em Belém na segunda metade do século XIX (1869-1888)(2024-11-09) CASTRO, Marcel D’ Oliveira; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264O presente trabalho busca evidenciar a sociabilidade urbana de negros escravizados, de pobres, libertos e mestiços, em Belém, na segunda metade do século XIX, entre 1869- 1888; no que procura mostrar através de fontes de jornais, da época, os significados dados pelos moradores do entorno do centro da cidade e o posicionamento político-ideológico dos jornalistas em relação às práticas sociais realizadas pelos chamados "incivilizados", bem como a forma policialesca de controle do poder público em proibir as chamadas "diversões bárbaras", vez que as formas de divertimentos dos negros e pobres eram consideradas ofensivas e inconvenientes pelos moradores que moravam nos entornos de onde eram realizadas essas práticas. Essas manifestações culturais, no entanto, constituíram importantes elementos de resistência cultural e social para negros e pobres, desafiando o status quo e expondo as tensões sociais da época. A imprensa conservadora desempenhou um papel crucial ao atuar como elemento intimidatório, coercitivo e legitimador das ações repressivas do Estado, que não aceitava práticas como os batuques considerados incivilizados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O fazer poético em sala de aula: a produção e o uso de poemas no ensino de história com alunos de cursinhos populares na periferia de Belém(2025-02-17) SILVA, Jarlinho de Sousa; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264O trabalho em questão trata de discutir a experiência da prática no fazer poético do poeta atuando como professor no ensino de história em turmas em cursinhos populares preparatórios para o Enem, no bairro do Guamá e bairro do Telégrafo em áreas periféricas de Belém. Tem o objetivo de promover um melhor aprendizado aos alunos no ensino de história, diversificando o processo de ensino e aprendizagem, através da utilização e prática do uso literatura em forma de poemas em sala de aula. Justifica-se em relação aos desafios e as dificuldades dos professores em ministrar aulas de história devido as transformações tecnológicas nos dias atuais, que dividem a atenção dos alunos e das dificuldades dos alunos de aprender história e por se tratar de conteúdos distante da realidade dos mesmos. Como fundamentação teórica para investigação, utilizamos autores como: Bitencourt (2012), Marques, (2010), Buarque, (2013) entre outros estudiosos no tema. Como metodologia, o trabalho traz uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico e estudo de caso, tendo como base a experiência como professor extensionista nos Cursinho Populares Alternativo da Universidade Estadual do Pará (UEPA), de 2022 à 2025 e no Cursinho Popular Emancipa da Universidade Federal do Pará (UFPA), de 2024 à 2025.Trabalho de Curso - Graduação - Relatório Acesso aberto (Open Access) “Salvaguarda da coleção de processos e livros cartoriais do Tribunal de Justiça do Pará-Brasil (1818-1970)”: um projeto do Centro de Memória da Amazônia para o Endangered Archives Programme da Biblioteca Britânica(2025-04-01) BARBOSA, Raíssa Santos; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264O relatório que segue apresenta as atividades desenvolvidas durante o projeto intitulado "Salvaguarda da Coleção de Processos e Livros Cartoriais do Tribunal de Justiça do Pará – Brasil (1818-1970)", realizado pelo Centro de Memória da Amazônia (CMA) em parceria com a Biblioteca Britânica (Reino Unido). O objetivo do projeto era promover o tratamento, a catalogação e a digitalização de processos criminais e livros cartoriais pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), cujo acervo está salvaguardado pelo CMA desde 2007. Com a participação de uma equipe de bolsistas do curso de história da Universidade Federal do Pará (UFPA), a metodologia de trabalho do projeto envolveu atividades de leitura dos processos para preenchimento de uma planilha de metadados fornecida pela Biblioteca Britânica, além da digitalização dos documentos em mesas iluminadas e com suporte para câmeras profissionais. Após a captura de imagens, elas eram salvas em formato TIFF e armazenadas em discos rígidos externos com cópia de segurança na plataforma de armazenamento virtual sharepoint. A digitalização foi realizada em um período de 21 meses. Como resultado, foram digitalizados 3.586 processos criminais e inquéritos policiais, que ficarão disponíveis no site do Endangered Archives Programme e do Centro de Memória da Amazônia. A digitalização do acervo do Tribunal de Justiça do Pará, que abrange mais de dois séculos de documentos sobre justiça, crime, modos de vida e outros temas, contribui com as reflexões acerca da história social da Amazônia, preservando informações e abrindo novas oportunidades para pesquisadores e a sociedade civil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O tecnobrega no Pará: um estudo de caso a partir da banda Djavú & DJ Juninho Portugal (2008-2011)(2023-07-06) GOMES, Max Aládio dos Santos; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264O presente trabalho procura evidenciar como o sucesso da banda baiana de tecnobrega (Djavú & DJ Juninho Portugal), durante os anos de 2008 a 2011, foi visto dentro do território paraense, sobretudo no que tange a discursos da imprensa local e de artistas do tecnobrega da região e, da mesma forma, como a emergência da banda propiciou um processo de valoração do tecnobrega no Pará. Para tanto, buscou-se em jornais impressos, sites de internet, blog e YouTube, informações que tratassem acerca da banda Djavú em seu “conflito” com o cenário musical paraense. Metodologicamente, os discursos dessas fontes foram tratados à luz da História Cultural, bem como, também, a partir de um posicionamento crítico atinente aos relatos orais, haja vista que o ponto de confluência das fontes supracitadas gira em torno da oralidade. Ademais, teoricamente trabalhou-se com o conceito de “Culturas Híbridas”, o qual serviu de baliza para situar o tecnobrega como um produto em constante processo de hibridação, assim, pois, tornar-se-ia claro que sua definição enquanto produto “original” seria desacertado, porém isso não significaria algo negativo.