IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
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Navegando IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas por Orientador "CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Abrandar os corações para fugir dos castigos: os feitiços da preta Joana Maria nas malhas inquisitoriais do Grão-Pará (1763-1769)(2025-03-20) SOUZA, Juliane de Miranda; CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan; http://lattes.cnpq.br/7906172621582952; https://orcid.org/0000-0003-1150-5912Durante a visita do Santo Ofício ao Grão-Pará, práticas divergentes foram reprimidas, como no caso de Joana Maria, uma mulher preta escravizada cujas atividades de proteção espiritual e física chamaram a atenção da Inquisição. Seu processo revela crenças, resistências e tensões entre práticas populares e o poder da Igreja e do Estado. Com base na micro-história e no paradigma indiciário, analisam-se suas crenças, rituais e práticas cotidianas para compreender espaços de autonomia feminina à margem da sociedade. Argumenta-se que Joana e outras mulheres criaram espaços de poder a partir de redes de sociabilidades multiétnicas que visavam garantir melhores condições de vida material e a sobrevivência a um novo dia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de história nos espaços museais: uma análise sobre a história colonial nas mediações do Museu de Arte Sacra e Forte do Castelo(2025-04-01) ALVES, Daniele Rodrigues Mafra; CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan; http://lattes.cnpq.br/7906172621582952; https://orcid.org/0000-0003-1150-5912Atualmente, sabe-se que os museus são frequentemente visitados pelo público, mas nas últimas décadas há outro público que tem se tornado grande frequentador: os grupos escolares. Sendo assim, é necessário que haja o estudo acerca de como o público escolar é recebido nos espaços e como o monitor museal e também o professor abordam o acervo ali presente. A pesquisa teve como objetivo o estudo acerca de como os monitores são preparados para realizar a mediação acerca da história colonial para grupos de escola nos museus do Forte do Castelo e Museu de Arte Sacra em Belém do Pará e como os professores também se preparam previamente para as visitações em museus — tendo em vista que o professor também possui papel fundamental nas visitações. O estudo teve como metodologia a pesquisa de autores como Circe Bittencourt, Denise Schaan, Leonardo Rocha e outros, além da aplicação de entrevistas.