CUNTINS - Campus Universitário do Tocantins/Cametá
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Navegando CUNTINS - Campus Universitário do Tocantins/Cametá por Orientador "CORRÊA, Edilena Maria"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental na escola Américo Brasil(2022-02-08) LOPES, Ocilene dos Passos; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810O presente trabalho busca contribuir com as questões sobre a abordagem CTS (Ciência Tecnologia Sociedade) CTSA (Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente) no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental a partir de uma pesquisa realizada com docentes da escola Américo Brasil, no município de Oeiras do Pará. A relevância da pesquisa está diretamente ligada com meu percurso como estudante do curso de licenciatura em educação do campo, a partir de experiências vivenciadas em escolas durante as disciplinas de estágios. A pesquisa foi realizada em 2021, e constitui-se de uma abordagem qualitativa, a qual buscou responder a seguinte problemática: como a abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências pode possibilitar uma aprendizagem mais significativa na escola do campo? Como objetivo busca-se mostrar a importância da abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências nas escolas do campo, assim como refletir acerca de questões referentes a Ciência, tecnologia sociedade e ambiente e sua importância no contexto das escolas do campo, bem como discutir a abordagem CTS/CTSA a partir da realidade e dos modos de vida dos sujeitos do campo. Para a realização da pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico, através da leitura de diversas produções de estudiosos como: AULER, (2007), MORTIMER (2002), SANTOS (2007, 2008) etc. que vêm realizando pesquisas, estudos e produções referentes a abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências.). Baseado nos estudos realizados, entende-se que as escolas do campo têm um importante papel na formação desses sujeitos, e um ensino de ciências, se trabalhados de forma contextualizada, lhes possibilitara a construção de pensamento crítico e uma formação sistêmica e emancipatória dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A relação entre saberes da Etnobotânica e o ensino de Botânica no ensino médio: experiência com estudantes do Sistema Modular de Ensino no Município de Cametá- Pa(2022-02-07) SANTOS, Rosely Costa dos; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810Este trabalho traz uma investigação à respeito da relação entre saberes da etnobotânica e o ensino de botânica no ensino médio, tendo como foco a experiência com estudantes do Sistema de Organização Modular de Ensino no Município, localizada na comunidade de Furtados no Município de Cametá-Pa. A pesquisa realizou a seguinte questão: como a relação entre a etnobotânica e a botânica contribui no processos de ensino/aprendizagem no ensino médio da escola do campo? Os objetivos desta pesquisa foram analisar a relação da etnobotânica com a botânica no ensino de Biologia, além de identificar o diálogos entre os saberes dos sujeitos do campo e o currículo de Biologia do ensino médio, no que tange à botânica. A pesquisa foi de cunho qualitativa com ênfase na pesquisa-ação, contou com um estudo bibliográfico com referência em Xolocotzi (1982) e Albuquerque (2005) que abordam a etnobotânica como um campo científico que estuda as inter-relações que se estabelecem entre o ser humano e as plantas, através do tempo e em diferentes ambientes. Como resultados, compreendemos que o ensino de botânica e os saberes da etnobotânica, apontam para uma prática educativa que valoriza a natureza e possibilita novas perspectivas para o currículo do Ensino Modular, assim como amplia o acesso ao saber contextualizado na educação básica e isonomia de direitos, assegurando a ampliação do nível de escolaridade e a permanência dos alunos em suas comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do Campo: alternância pedagógica na formação dos discentes da LEDOC 2016 do município de Oeiras do Pará - Pa(2023-07-10) PINHEIRO, Iolanda do Socorro Pureza; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810A pesquisa proposta buscou investigar sobre a influência da alternância pedagógica no processo formativo dos discentes da LEDOC 2016 de Oeiras do Pará. A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a contribuição da alternância pedagógica na formação discentes da turma da LEDOC Oeiras – 2016, considerando a atuação como futuros professores de ciências agrárias e da natureza na Educação do Campo. O método de pesquisa abordado nesta investigação é do tipo pesquisa qualitativa do tipo pesquisa estudo de caso. Por outro lado, abordou-se nessa investigação a pesquisa bibliográfica, pois, segundo Lakatos (2008), ela possibilita o pesquisador se deparar com um compilado de saberes. Os dados da pesquisa foram coletados através do roteiro de entrevista semiestruturado aplicado para os informantes da pesquisa. O lócus de pesquisa foi a turma de Licenciatura em Educação do Campo LEDOC – Oeiras – 2016. A pesquisa mostrou que o curso de Educação do Campo em Oeiras do Pará contribuiu muito com a formação dos egressos, cuja proposta sempre colocou universidade e comunidades em extremo contato a fim de promover um conhecimento com eles, e não para eles. Portanto, a investigação proposta mostrou que o regime de alternância no curso de Educação do Campo proporciona uma vivência em alternância com os coletivos do campo, isto é, com eles, e não para eles, uma vez que os povos do campo são os pressupostos identitários da Educação do Campo, onde aprendemos sempre em comunidade, no coletivo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de Ciências na educação de jovens e adultos: experiências de estágio em uma escola do campo do município de Igarapé-Miri, Pará(2023-07-03) CORRÊA, Izal Ladislau; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810Esta pesquisa buscou analisar como se dá o processo de ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola do campo localizada no município de Igarapé-Miri (PA). Objetivou-se contribuir com análises e reflexões acerca dos aspectos relacionados à vivência na modalidade EJA no decorrer da disciplina Estágio de Docência III, componente curricular do curso de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa ocorreu por meio da abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa permitiu evidenciar que a EJA enquanto modalidade de ensino tem importância fundamental para os sujeitos do campo, uma vez que é um mecanismo propulsor da formação educacional dos que, por vários motivos, não chegaram a frequentar a escola na idade regular ou dela foram excluídos. Constatou-se ainda que que o ensino de Ciências precisa ser realizado de forma dinâmica e contextualizada com a realidade dos sujeitos do campo e de acordo com as especificidades da EJA, de modo que os estudantes possam compreender os conteúdos e os relacionar com a realidade a qual pertencem, o que pouco foi observado no decorrer da realização da pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O PIBID como experiência transformadora na formação inicial de educadores e na qualidade do ensino e da aprendizagem na EMEF de Cardoso(2024-12-14) SALGADO, Débora Cristina Rodrigues; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810O estudo traz relatos referentes à experiência de bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, desenvolvida com alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental da comunidade quilombola de Cardoso, município de Baião-Pa. A pesquisa teve como questão de investigação: como o PIBID pode ser considerado uma prática transformadora na formação inicial de educadores e na qualidade da aprendizagem dos estudantes? O estudo objetivou analisar a importância do PIBID na formação inicial de educadores e seu impacto na melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes da escola de Cardoso. O texto teve base na pesquisa bibliográfica e de campo, dentro da abordagem qualitativa. Como resultado, o estudo mostrou que as experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID foram fundamentais no seu processo de formação inicial, além de proporcionar melhorias significativas à aprendizagem dos estudantes da escola de Cardoso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saberes populares e ensino de Botânica: uma pesquisa em uma escola do campo do município de Limoeiro do Ajuru-Pa(2023-12-19) SOUSA, Ezequier Moraes de; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810O presente trabalho investigou a respeito dos saberes populares e de sua importância no ensino de Biologia, especialmente no que se refere aos conteúdos de botânica. O estudo envolveu os estudantes do ensino médio que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Pinheiro localizada na comunidade de Japiim Grande, município de Limoeiro do Ajuru- Pa. A pesquisa tem base na abordagem qualitativa, e está dentro da pesquisa-ação. O estudo teve como principal questão: como os saberes populares podem contribuir com a aprendizagem dos conteúdos de botânica por parte dos educandos do ensino médio de uma escola do campo? como objetivos buscou-se: investigar sobre a importância das relações entre o ensino de botânica e os saberes populares dos educandos adquiridos no seu convívio familiar e social; analisar a importância do diálogo entre saber popular e currículo formal para o ensino de Biologia; desenvolver atividades que promovam a articulação dos saberes dos educandos com o currículo formal de Biologia do ensino médio, no que diz respeito aos conteúdos de botânica. A pesquisa concluiu que a relação entre saber popular e saber escolar quando trabalhada na sala de aula, pode promover a construção do conhecimento de modo mais significativo por parte dos estudantes, o que torna os processos de ensinar e aprender mais efetivos.