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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A biblioteca como agente de inclusão social: estudo de caso na Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl, Mosqueiro / Pará
metadata.dc.creator: SANTOS, Noélia Azevêdo dos
metadata.dc.contributor.advisor1: SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa
Issue Date: 2017
Citation: SANTOS, Noélia Azevêdo dos. A biblioteca como agente de inclusão social: estudo de caso na Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl, Mosqueiro / Pará. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/99>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Aborda a biblioteca comunitária como agente de inclusão social para a comunidade de Mosqueiro/PA. Tem como objetivo geral analisar como a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl tem contribuído para inclusão social de jovens e crianças através de seus projetos de incentivo à leitura e interação social. Este estudo optou por uma metodologia de caráter descritivo e fez-se uso de dois métodos “quali quanti”. Os dados foram coletados através de questionários aplicados aos voluntários e colaboradores do Instituto Ampliar onde está inserida a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl. A partir da pesquisa de campo observou-se a importância desta enquanto mediadora, disseminadora de práticas leitoras, atividades culturais e desenvolvimento da comunidade local, apesar de algumas deficiências, concluímos que a referida unidade de informação vem desempenhando seu papel social de incluir e oferecer melhor qualidade de vida às pessoas que vivem no seu entorno.
Abstract: Approaches the community library as an agent of social inclusion for the community of Mosqueiro / PA. Its general objective is to analyze how the Bruno Fenzl Community Library has contributed to the social inclusion of young people and children through their projects to encourage reading and social interaction. This study opted for a descriptive methodology and made use of two methods "quali quanti". The data were collected through questionnaires applied to volunteers and collaborators of the Ampliar Institute where the Bruno Fenzl Community Library is inserted. It was observed the importance of this as a mediator, disseminator of reading practices, cultural activities and development of the local community, despite some deficiencies, we conclude that the information unit has been playing its social role to include and offer better People living in their environment.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Bibliotecas comunitárias
Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl
Inclusão social
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

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