Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/988
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: A história do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barcarena: as lutas pela terra nas décadas de 80 e 90 do Século XX
metadata.dc.creator: COSTA, Daniele Barreto da
metadata.dc.contributor.advisor1: FONTES, Edilza Joana Oliveira
Issue Date: 21-Dec-2018
Citation: COSTA, Daniele Barreto da. A história do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barcarena: as lutas pela terra nas décadas de 80 e 90 do Século XX. Orientadora: Edilza Joana Oliveira Fontes. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Agrária da Amazônia Contemporânea) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/988. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A construção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barcarena durante a década de 1990, insere-se no contexto da redemocratização brasileira, onde se discutia a questão relacionada à pretensa reforma agrária, à titulação de áreas de terras por posseiros e ao fortalecimento de movimentos pela terra e pela organização dos pequenos produtores rurais que encontravam eco às suas reivindicações em movimentos de esquerda que se aproximavam do trabalhadores rurais e da igreja católica, organizadas em conjunto com a FASE e a FETAGRI em cursos de formação para agricultores e que discutiam questões de conflitos do campo na Comissão Pastoral da Terra (CPT). Lideranças novas foram ganhando espaço num cenário político alienado e alimentado por antigas e “tradicionais” famílias que se perpetuavam no exercício do poder municipal, e a entrada de projetos minero-metalúrgicos serão responsáveis por alimentar uma série de conflitos que serão mediados pela ação dos sindicalistas. Sujeitos históricos não tradicionais, que começam a ganhar espaço como lideranças entre os pequenos agricultores e se fortalecem nas entidades sindicais e nos ajudarão a entender mais sobre a questão da terra Amazônia, a partir dos seus agentes de transformação: os Trabalhadores rurais e sindicalistas.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Keywords: Sindicato
Conflitos agrários
Trabalhadores rurais
Albrás
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Especialização em História Agrária na Amazônia Contemporânea - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_HistoriaSindicatoTrabalhadores.pdf392,25 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons