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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Efeito do tecimento em Soldagem por Fricção Linear (FSW) aplicado em alumínio naval 5052 f
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Karymme Mayara Barbosa de
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Deibson Silva da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: LOAYZA, Cristhian Ricardo Loayza
Issue Date: 30-Nov-2018
Citation: OLIVEIRA, Karymme Mayara Barbosa de. Efeito do tecimento em Soldagem por Fricção Linear (FSW) aplicado em alumínio naval 5052 f. Orientador: Deibson Silva da Costa. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Materiais) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/980. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A Soldagem por Fricção Linear (SFL), ou Friction Stir Welding (FSW), surgiu com o objetivo de melhorar os materiais que comumente são soldados por fusão e que facilmente podem gerar vários defeitos, como falta de fusão por exemplo, que comprometem o seu desempenho mecânico. Além de ser considerada como uma soldagem ecológica, a SFL pode ser aplicável a maioria dos metais, causando uma menor modificação das propriedades originais, pela mistura do material abaixo da temperatura de fusão. O tecimento foi incluso neste tipo de soldagem em chapas de alumínio naval 5052 F para verificar possíveis contribuições nas propriedades das juntas, dando-se pela trajetória triangular, com as amplitudes de 0,5, 1,0 e 2,0 mm, e frequências de 0,116, 0,109 e 0,031 Hz, sendo comparadas ao processo sem tecimento, mantendo igual o restante dos parâmetros, como velocidade de rotação, ângulo de inclinação, entre outros. A partir da macroscopia, microdureza, dobramento, tração e fractografia, no microscópio eletrônico de varredura, realizados nas amostras de cada condição de soldagem, este método apresentou ganho nas propriedades mecânicas com as amplitudes 0,5 mm e 2,0 mm pela melhor densidade dessa mistura indicando uma boa parametrização, principalmente devido pressão aplicada pela ferramenta, o que não ocorreu com o tecimento de amplitude 1,0 mm, obtendo desempenho inferior a solda de sem tecimento.
Abstract: Linear Friction Welding (SFL), or Friction Stir Welding (FSW), has emerged with the aim of improving the materials that are commonly welded by fusion and which can easily generate several defects, such as lack of fusion for example, that compromise your mechanical performance. In addition to being considered as an environmentally friendly welding, SFL may be applicable to most metals, causing less modification of the original properties by mixing the material below the melting temperature. The fabrication was included in this type of welding in 5052 F naval plates to verify possible contributions in the properties of the joints, giving by the triangular trajectory, with the amplitudes of 0,5, 1,0 and 2,0 mm, and frequencies of 0,116, 0,109 and 0,031 Hz, being compared to the process without weighting, keeping the rest of the parameters equal, such as rotation speed, inclination angle, among others. From the macroscopy, microhardness, folding, traction and fractography, in the scanning electron microscope, performed in the samples of each welding condition, this method presented gain in the mechanical properties with the amplitudes 0,5 mm and 2,0 mm by the best density of this mixture indicating a good parameterization, mainly due to the pressure applied by the tool, which did not occur with the amplitude of 1,0 mm, obtaining a performance lower than the weld.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
Keywords: Soldagem por Fricção Linear
Ecológica
Propriedades mecânicas
Alumínio 5052 F
Welding by Linear fFriction
Ecological
Mechanical properties
Aluminum 5052 F
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Engenharia de Materiais - CANAN

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