Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/98
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A normalização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em pedagogia da UFPA
metadata.dc.creator: SILVA, Nathalya Marinho da
metadata.dc.contributor.advisor1: CONDURÚ, Marise Teles
Issue Date: 4-Apr-2017
Citation: SILVA, Nathalya Marinho da. A normalização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em pedagogia da UFPA. 2017. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/98>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Análise da normalização de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) como forma de facilitar o processo de comunicação científica, tendo como objetivo geral verificar a apresentação da aplicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos TCCs do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Como metodologia foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. Para isso, foram elaborados formulários para avaliação dos TCCs para a correta aplicação das normas de trabalhos acadêmicos, referências, resumo, sumário, citações, numeração progressiva das seções da ABNT e normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como resultados, observou-se a importância da normalização no meio acadêmico, sendo apontados acertos e erros de cada trabalho, por exemplo, o resumo que não foi aplicado em todos os trabalhos analisados, o que prejudica sua disseminação e futuro uso pelos interessados. Cabe ressaltar, que o resumo é um elemento obrigatório e que deve apresentar o conteúdo do documento, com o objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Outro elemento, o sumário, também não foi usado em todos os TCCs, o que se julga como resultado negativo, por se tratar de um elemento que ajuda no processo de localização dos elementos do texto, além de facilitar o processo de comunicação. Por fim, conclui-se que a padronização dos trabalhos de conclusão de curso colabora para a comunicação científica, sendo a recuperação da informação uma das principais vantagens de ser ter um trabalho bem estruturado. Além disso, alerta para que os alunos possam dar mais atenção às normas e sugere a elaboração de um manual de normas técnicas para o curso analisado.
metadata.dc.description.resume: L'analyse de la normalisation de la fin des travaux de cours (TCC) afin de faciliter le processus de communication scientifique avec l'objectif général de vérifier la soumission de l'application des règles de l'Association brésilienne des normes techniques (ABNT) au cours de degré d'entreprises de télécommunications dans l'enseignement l'Université fédérale de Pará (UFPA). La méthodologie et la recherche bibliographique documentaire a été réalisée avec l'approche quantitative et qualitative. Pour cela, les formes ont été élaborées pour évaluer les entreprises de télécommunications pour l'application correcte des normes scientifiques, des références, résumé, résumé, citations, numérotation progressive des sections des normes ABNT et de présentation sous forme de tableau l'Institut brésilien de géographie et de statistique (IBGE). En conséquence, il a été l'importance de la normalisation dans les milieux universitaires, étant distingué les droits et les torts de chaque emploi, par exemple, le résumé qui n'a pas été utilisé dans toutes les études examinées, ce qui nuit à leur diffusion et leur utilisation future par les parties prenantes. Il est à noter que le résumé est un élément obligatoire et doit présenter le contenu du document, dans le but, la méthodologie, les résultats et conclusion. Un autre élément, le résumé, n'a pas été utilisée dans tous les pays contributeurs de troupes, ce qui est jugé comme négatif, car il est un élément qui contribue à l'emplacement du processus d'éléments de texte, et de faciliter le processus de communication. Enfin, il est conclu que la normalisation de l'achèvement des travaux de cours contribue à la communication scientifique et la recherche d'information l'un des principaux avantages à avoir un travail bien structuré. En outre, alerte aux étudiants à accorder plus d'attention aux normes et suggère l'élaboration d'un manuel de normes techniques pour le cours d'analyse.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Normalização de documentos
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_NormalizacaoTrabalhosPedagogia.pdf786,4 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons