Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/976
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Title: O avanço do dendê no nordeste paraense, seus impactos a produção familiar e a projeção para o município de Santo Antônio do Tauá
metadata.dc.creator: SIQUEIRA, Alex dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA JÚNIOR, Aluísio Fernandes da
Issue Date: 20-Dec-2018
Citation: SIQUEIRA, Alex dos Santos. O avanço do dendê no nordeste paraense e seus impactos a produção familiar e a projeção para o município de Santo Antônio do Tauá. Orientador: Aluísio Fernandes da Silva Júnior. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Agrária da Amazônia Contemporânea) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/976. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem por objetivo avaliar a forma que o estado do Pará, por meio de políticas públicas, vem agindo no meio rural paraense a partir da implementação do Programa de Produção Sustentável de óleo de palma no Brasil (PPSOP), 2010. Os impactos sociais e ambientais que a cultura do dendê (Elaeis guineensis) destinada à extração de óleo de palma e óleo de palmiste vem causando à produção familiar a partir da incorporação das famílias a cadeia produtiva do dendê. As informações foram coletadas da base de dados do IBGE e da FAPESPA, por revisão bibliográfica e de dados secundários, uma vez que não foi possível entrar em contato com produtores familiares ligados a Dendetaua e ao Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Izabel do Pará e Santo Antônio do Tauá. Como resultado foi notado uma subordinação dos produtores rurais às empresas evidenciando uma relação de poder e uma não ascensão social e econômica, levando a crer que a atividade não é inclusiva e sustentável capaz de contribuir significativamente para o fomento do desenvolvimento como objetiva o projeto governamental.
Abstract: This article aims to evaluate the way the state, through public policies, has been acting in the rural environment of Pará from the implementation of the Program of Sustainable Production of palm oil in Brazil, 2010. The social and environmental impacts that the cultivation of oil palm (Elaeis guineensis) destined for the extraction of palm oil and palm kernel oil has been causing family production since the incorporation of families into production. The information was collected from the IBGE and FAPESPA database, by bibliographic review and secondary data, since it was not possible to contact family producers linked to Dendetaua and the Rural Producers' Union of Santa Izabel do Pará and Santo Antônio do Tauá. As a result it was noticed a subordination of rural producers to companies showing a relationship of power and a lack of social and economic rise, leading to believe that the activity is not inclusive and sustainable able to contribute significantly to the development promotion as objective the government project.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Keywords: Dendê
Agronegócio
Produtor familiar
Agribusiness
Family farming
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Especialização em História Agrária na Amazônia Contemporânea - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_AvancoDendeNordeste.pdf752,2 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons