Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/962
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Assunção José Pureza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950887958552733pt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Rosilandia de Souza-
dc.date.accessioned2019-01-14T19:02:03Z-
dc.date.available2019-01-14T19:02:03Z-
dc.date.issued2018-09-27-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rosilandia de Souza. Panorama da educação na comunidade quilombola São Pedro no município de Castanhal – PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/962. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/962-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado das minhas angústias e inquietações enquanto moradora de comunidade quilombola e filha de professor também quilombola que desde a infância acompanha a trajetória árdua e desafiante do pai enquanto educador e percebe a educação na comunidade como direito negado, sendo que a realidade dos alunos e da própria comunidade não tem sido valorizado e levado em consideração no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo geral realizar um panorama da educação na comunidade quilombola São Pedro no município de Castanhal - Pará. Para a construção do referente trabalho foram abordados autores como: Machado (2014); Teixeira (2014); Amaral (2008, 2014), Gloria Moura, dentre outros. Foram utilizados também documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola (2012), o Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico – Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2013) e outros. O instrumento utilizado para coletar os dados em campo e assim alcançar os objetivos da pesquisa foi a entrevista, caracterizando ao trabalho uma abordagem de cunho qualitativo. Por meio das análises dos dados coletados foi possível detectar que a educação enquanto direito tem sido negado aos alunos e consequentemente moradores da comunidade São Pedro, pois a educação escolar efetivada na comunidade não ressalta as particularidades dos alunos e do território quilombola. Essa realidade é resultado da ausência de políticas públicas na comunidade e também da falta de reconhecimento de alguns moradores que não valorizam suas origens, desconhecendo seus direitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2019-01-14T19:01:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_PanoramaEducacaoComunidade.pdf: 2139740 bytes, checksum: 90d1799c0f315a44ba133fb251e0e7d9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2019-01-14T19:02:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_PanoramaEducacaoComunidade.pdf: 2139740 bytes, checksum: 90d1799c0f315a44ba133fb251e0e7d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-14T19:02:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_PanoramaEducacaoComunidade.pdf: 2139740 bytes, checksum: 90d1799c0f315a44ba133fb251e0e7d9 (MD5) Previous issue date: 2018-09-27en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectQuilombolas - Educaçãopt_BR
dc.subjectCastanhal (PA)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titlePanorama da educação na comunidade quilombola São Pedro no município de Castanhal – PApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PanoramaEducacaoComunidade.pdf2,09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons