Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/961
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal
metadata.dc.creator: NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das
metadata.dc.contributor.advisor1: CRUZ, Carlos Renilton Freitas
Issue Date: 6-Jul-2018
Citation: NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das. PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/961. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa busca perceber as contribuições que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) traz para a formação dos professores, analisando através do depoimento a perspectiva de alguns educadores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de educação. A pesquisa e de natureza qualitativa, a abordagem da pesquisa se deu pelo estudo de caso, optou-se pela entrevista e observação com coleta de dados realizada com 04 docentes que ministram aula nas series iniciais do ensino fundamental da educação básica da Escola Graziela Gabriel. Após a análise dos dados constatou-se que a formação ofertada pelo Pacto colabora com o ensino aprendizagem dos professores auxiliando na alfabetização dos alunos. Nesta pesquisa as análises dos dados sobre a formação continuada para professores alfabetizadores ofertada pelo PNAIC, se deu por meio da discursão feita com embasamento no referencial teórico composta pelos autores, Cagliari (1998), Mortatti (2006), Soares (2004), García (1999), Ferraço (2005), Libâneo (2001), entre outros.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Alfabetização
Educação - Política governamental
Políticas públicas
Professores - Formação
Castanhal (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PnaicPerspectivasEducadores.pdf380,49 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons