Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/960
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUZA, Janilson Leão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4973725068653931pt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Patrick da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7510383318104754pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-14T15:54:10Z-
dc.date.available2019-01-14T15:54:10Z-
dc.date.issued2016-04-23-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Patrick da Silva. Eficiência energética aplicada à instituição de ensino público. Orientador: Janilson Leão de Souza. 2016. xvi, 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/960. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/960-
dc.description.abstractThis study has as main objective to analyze the energy use of a federal public educational institution, and from this provide measures aimed at the efficient use of electricity. To achieve this purpose load surveys were conducted in each sector of the institution, and from these data were estimated consumption values the same. This estimate was made necessary by the fact that the institution does not have electricity metering system. From the energy consumption analysis waste were verified and presented actions that aimed the use of efficient and con-scious of this energy, thus resulting in significant economic values, resulting in 15.30% annu-al reduction in energy consumption.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar o consumo energético de uma instituição de ensino público federal, e a partir desta proporcionar medidas que visem ao uso eficiente de energia elétrica. Para atingir o objetivo proposto, foram realizados levantamentos de carga em cada setor da instituição, e a partir desses dados foram estimados os valores de consumo da mesma. Essa estimativa se deu necessária pelo fato de que a instituição não possui sistema de medição de energia elétrica. A partir da análise do consumo de energia foram verificados os desperdícios e apresentadas medidas que visassem o uso de maneira eficiente e consciente desta energia, resultando assim em valores de economia significativos, resultando em 15,30% de redução anual no consumo de energia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Silva (daviddemetrio0715@gmail.com) on 2018-02-23T11:28:04Z No. of bitstreams: 2 TCC_EficienciaEnergeticaAplicada.pdf: 4514993 bytes, checksum: 967c2ed605e2a1e3eff2e8c8cffc617e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Mayara Menezes (mayara@ufpa.br) on 2019-01-14T15:54:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_EficienciaEnergeticaAplicada.pdf: 4514993 bytes, checksum: 967c2ed605e2a1e3eff2e8c8cffc617e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-14T15:54:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_EficienciaEnergeticaAplicada.pdf: 4514993 bytes, checksum: 967c2ed605e2a1e3eff2e8c8cffc617e (MD5) Previous issue date: 2016-04-23en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Consumopt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Racionamentopt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Campus de Tucuruípt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIApt_BR
dc.titleEficiência energética aplicada à instituição de ensino públicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Elétrica - FEE/CAMTUC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EficienciaEnergeticaAplicada.pdf4,41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons