Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/952
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA
metadata.dc.creator: SILVA, Maria Lilian Batista da
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Madison Rocha
Issue Date: 31-Aug-2018
Citation: SILVA, Maria Lilian Batista da. Concepção freireana de alfabetização e a educação de jovens e adultos no âmbito do Programa GETI em Castanhal/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/952. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho insere-se nas discussões da temática alfabetização de Jovens e Adultos. Com base na concepção freireana de alfabetização analisa-se as práticas pedagógicas de alfabetização de adultos desenvolvidas por professores no âmbito do Programa Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI), da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. O estudo fundamentou-se nos pressupostos do paradigma qualitativo de pesquisa, sendo operacionalizado por meio de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-analítico. A coleta de dados se deu através de levantamento de documentos que orientam o Programa GETI, bem como por meio da observação da prática de alfabetização utilizadas pelos professores em uma turma de 2ª etapa da EJA, vinculada ao programa. A realidade estudada foi discutida como base no pensamento de Freire (1963; 1979; 1987; 1989), Brandão (1984; 2005), Gadotti (1996), Almeida e Corso (2015), dentre outros. Considerando a análise dos dados empíricos foi possível constatar que os professores da turma têm consciência da existência da teoria de Paulo Freire no que se refere à parte crítica e social da mesma, porém, em relação a concepção freireana que se exige para alfabetização, ainda é pouco conhecido e praticado pelos referidos docentes, apontando para a importância de uma formação continuada para esses docentes, de modo a aperfeiçoar suas práticas pedagógicas de alfabetização, especialmente no campo do ensino da leitura e escrita.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Alfabetização
Educação de adultos
Freire, Paulo, 1921-1997
Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ConcepcaoFreireanaAlfabetizacao.pdf888,14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons