Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/951
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As relações de poder saber: práticas pedagógicas acerca dos gêneros e sexualidades no ambiente escolar
metadata.dc.creator: NÓBREGA, Maria Vanessa Araújo da
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Dario Azevedo dos
Issue Date: 17-Oct-2018
Citation: NÓBREGA, Maria Vanessa Araújo da. As relações de poder saber: práticas pedagógicas acerca dos gêneros e sexualidades no ambiente escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/951. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho problematiza as relações de poder-saber dentro do âmbito escolar acerca dos temas gênero e sexualidade. Buscando evidenciar os discursos produzidos pelos atores centrais da escola entre eles, alunos, professores, gestão e coordenação escolar de uma escola pública municipal no interior da cidade de Aurora do Pará. A questão motriz dessa pesquisa é saber se a escola aborda os temas sexualidade e gênero, esse questionamento central leva também a outros questionamentos como: de que forma e traves de que práticas pedagógicas a escola o faz. Para alcançar tais aspirações esse trabalho adotou como método de coleta de dados a entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos que permeiam as relações de saber no ambiente escolar já citados a cima utilizando se como instrumento de análise de dados analise do discurso. Para ancorar esse estudo, o trabalho busca base nas concepções pós-estruturalista de Michel Foucault, Judith Butler e Guacira Louro. A análise da pesquisa indicou que a escola investigada não integra os temas gênero e sexualidade em suas práticas pedagógicas, passando a negar a existência de sujeitos LGBT no seio escolar e utiliza-se disso como respaldo para a não inclusão dos temas no cotidiano escolar se recusando a assumir seu papel de formadora de cidadãos para a sociedade.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Orientação sexual
Prática de ensino
Identidade de gênero na educação
Educação sexual
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RelacoesPoderSaber.pdf713,92 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons