Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/950
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas pedagógicas de alfabetização no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em uma escola pública em Santa Izabel do Pará/PA
metadata.dc.creator: HUNGRIA, Jessica Damasceno
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Eula Regina Lima
Issue Date: 31-Aug-2018
Citation: HUNGRIA, Jessica Damasceno. Práticas pedagógicas de alfabetização no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em uma escola pública em Santa Izabel do Pará/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/950. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A alfabetização é um processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, nesse sentido o objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas de alfabetização de professoras do ensino fundamental do 1º ao 3º ano e os desafios enfrentados por esses profissionais. Tendo como as questões norteadoras: Como se caracterizam as práticas pedagógicas de alfabetização docente? Qual a concepção de alfabetização na perspectiva docente/discente? Quais desafios são encontrados pelas docentes no processo de alfabetização? Para referenciar este trabalho dialogou-se com Ferreiro (1999, 2008, 2005); Freire (1989, 2009, 2014); Soares (1985, 2015); Souza (2016); Ribeiro e Araújo (2013); Abreu (2013); Brasil (2012); Moll (2009); Santos e Brito (2012); Barretto e Sousa (2005). Em relação a metodologia, a abordagem qualitativa norteou o estudo pautando-se nos autores: Gerhardt e Silveira (2009); Gil (2008) e Severino (2007). A coleta dos dados foi realizada via entrevista semiestruturadas e observações. O local foi uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Santa Izabel do Pará e os sujeitos foram três (03) professoras e três (03) alunas do ciclo de alfabetização. Os resultados da pesquisa apontaram que; 1) a prática pedagógica das docentes está atrelado a um ensino diversificado da leitura e da escrita, pois apresentam um trabalho formativo em que os alunos vão sendo inseridos em contextos sociais, por meio de atividades que levam os discentes a participarem e interagirem de maneira dinâmica ; 2) observamos que para as docentes a alfabetização é um processo dinâmico em que é compreendido tanto como aprendizagem ou aquisição da leitura e da escrita entrelaçada a interpretação para uso social, quanto um processo ainda com um viés mecânico; na perspectiva das discentes, a alfabetização é um processo no qual o conhecimento é construído de maneira mútua entre educador e educando, por meio da interação. A alfabetização seria algo fascinante e relevante para suas formações humanas; 3) constatamos na fala das professoras a ausência da família no acompanhamento dos processos de aprendizado de seus filhos, e como esse fator tem afetado diretamente no desenvolvimento cognitivo e social desses sujeitos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Alfabetização
Prática de ensino
Ensino fundamental
Escolas públicas
Santa Izabel do Pará (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticasPedagogicasAlfabetizacao.pdf893,47 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons