Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/946
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”
metadata.dc.creator: AMORIM, Josiane Lima de
metadata.dc.contributor.advisor1: MALHEIRO, João Manoel da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa
Issue Date: 31-Aug-2018
Citation: AMORIM, Josiane Lima de. O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/946. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o desenho e escrita, desenvolvidos em uma atividade experimental investigativa, contribuem para o processo de Alfabetização Científica dos alunos participantes do Clube de Ciências "Prof. Dr. Cristovam W. P Diniz" na UFPA/Castanhal. Esta investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa, a mesma foi realizada a partir dos registros de desenho e escrita dos alunos, desenvolvidos na experiência do “problema da peneira”, em que procuramos identificar os Indicadores de Alfabetização Científica proposto por Sasseron (2008). Os alunos demonstraram por meio dos registros a construção do conhecimento científico, pois as análises mostram que os alunos produziram desenhos e textos expondo o que compreenderam na atividade experimental, como organizaram suas ideias, bem como representaram o raciocínio ao desenvolverem explicações para as causas do fenômeno estudado. Desse modo, conclui-se que ao verificarmos os indicadores nos registros dos educandos, evidenciam que estão engajados no processo de Alfabetização Científica.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Ciências - Estudo e ensino
Escrita
Desenho
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesenhoEscritaElementos.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons