Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/945
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação de jovens, adultos e idosos e processos de ensinar e aprender: múltiplas faces humanas no programa GETI Castanhal - Pará
metadata.dc.creator: REIS, Maiara Meireles
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Eula Regina Lima
Issue Date: 24-Aug-2018
Citation: REIS, Maiara Meireles. Educação de jovens, adultos e idosos e processos de ensinar e aprender: múltiplas faces humanas no programa GETI Castanhal - Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/945. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo versa sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos, buscando investigar o trabalho pedagógico e os processos de ensinar/aprender frente as múltiplas faces humanas do Programa Grupo de Educação na Terceira Idade – GETI, destacando também o trabalho de inclusão das educadoras. O lócus da investigação ocorreu em uma turma de 2ª Etapa, no Programa no ano de 2018, que funciona no Campus Universitário de Castanhal, no horário vespertino. Tínhamos como objetivo investigar o trabalho docente e suas contribuições no processo de ensino/aprendizado dos educandos frente suas múltiplas faces, focando em uma turma heterogênea, com educandos Jovens, Adultos e Idosos que possuem diferentes níveis de aprendizado. Os sujeitos investigados da pesquisa foram duas (02) docentes lotadas no programa GETI e cinco (05) educandos, com faixa etária de dezesseis (16) a sessenta e nove (69) anos. A abordagem qualitativa de pesquisa norteou a investigação, os autores que chamamos no procedimento metodológico da pesquisa foram Andrade (2009); Lakatos; Marconi (2009); Severino (2007) dentre outros. Os autores que contribuíram para a investigação na área da EJA foram Arroyo (2005), Freire (2013); Garcia (2013); Ribeiro (2014); Santos (2011). Sobre o papel do docente na EJA frente os processos de ensinar e aprender, chamamos os autores Gadotti (2008); Sotelo (2012); entre outros. Os resultados da investigação apontaram que o trabalho pedagógico realizado no Programa GETI contribui para o desenvolvimento do processo de aprendizagens dos educandos. Bem como, ficou evidenciado que o trabalho no Programa possui características humanizadoras, de acolhimento, de respeito aos saberes e as limitações dos educandos, de dialogo e de inclusão frente as múltiplas faces humanas dos sujeitos investigados. Segundo os dados, atendia as respectivas especificidades, porém havia registro de exposição de conteúdos trabalhados categorizados como fáceis na disciplina de matemática, bem como houve dados sobre necessidade do braille, a ser mais trabalhado em sala de aula. As docentes também relataram que é desafiante planejar e adaptar diferentes materiais para cada nível de aprendizagem e das diversas faixas etárias dos sujeitos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação de adultos
Idosos - Educação
Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoJovensAdultos.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons