Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/932
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de Castanhal/PA
metadata.dc.creator: COSTA, Gersie do Socorro Sarmento da
metadata.dc.contributor.advisor1: ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
Issue Date: 27-Sep-2018
Citation: COSTA, Gersie do Socorro Sarmento da. Práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de Castanhal/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/932. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como principal objetivo trazer à luz das discussões no âmbito da educação a prática dos professores na disciplina de Artes em uma escola pública na sede do município de Castanhal, Estado do Pará, tendo como referência suas metodologias durante a disciplina nas séries iniciais. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionadas aleatoriamente quatro professoras de uma escola com referências de ensino no município, tendo como único pré-requisito ser lotado nas séries iniciais no local onde a pesquisa fora realizada, que deram base a pesquisa de campo, sob orientação dos benefícios da pesquisa qualitativa, tendo como técnica da coleta de dados a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. Partindo das propostas de metodologias em Artes na escola de Ana Mae Barbosa e da trajetória do ensino da Arte de Dulce Osinskie outros autores também questionadores do ensino da Arte no Brasil, foi possível discorrer sobre o estado do ensino da arte atualmente na escola pública. As conclusões da pesquisa revelam que a disciplina de Artes nas séries iniciais na escola em questão é a mais estimada pelas crianças, no entanto longe de ser significativa à vida social e acadêmica. Encontramos professoras que enfrentaminúmeros desafios a sua prática, mas que ainda assim lutam por uma educação de qualidade. Desafios relacionados, como por exemplo, a infraestrutura do espaço pedagógico, ao material disponibilizado pelo setor público direcionado à disciplina, a formação dos professores pedagogos para lecionar teatro, dança, música, literatura e artes visuais.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Artes - Estudo e ensino
Prática de ensino
Escolas públicas
Castanhal (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticasProfessoresDisciplina.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons