Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/922
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As interações discursivas em um clube de ciências: a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos
metadata.dc.creator: MONTEIRO, Edson da Mota
metadata.dc.contributor.advisor1: MALHEIRO, João Manoel da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: OLIVEIRA, Luana Cristina Silva
Issue Date: 11-Sep-2018
Citation: MONTEIRO, Edson da Mota. As interações discursivas em um clube de ciências : a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/922. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo qualitativo fundamentado em Bogdan e Biklen (1994) e tem como finalidade analisar como as interações discursivas e o conhecimento cientifico são constituídos entre uma professora-monitora e alunos que participam do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz, da Universidade Federal do Pará-Campus Castanhal. Essa investigação surgiu a partir das indagações realizadas pelo pesquisador em relação a como ocorrias as interações e discussões sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos em uma atividade de experimentação investigativa. Os principais referenciais teóricos utilizados nesse estudo são Mortimer e Scott (2002), através da estrutura analítica que os autores propõem e Malheiro (2016), Carvalho, et al. (2009) e Carvalho (2013) que tratam sobre experimentação investigativa. Nessa pesquisa foram analisados dois episódios extraídos de uma sequência de seis que estão sendo investigados em uma dissertação de mestrado. Os sujeitos que participaram da pesquisa são uma professora-monitora e um grupo de oito estudantes, como idades entre dez e doze anos. Os resultados dessa pesquisa apontam para o tipo de Abordagem Comunicativa e os Padrões de Interação que prevaleceram no decorrer da atividade de forma que o conhecimento científico fosse construído através da investigação desenvolvida.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Ciências - Estudo e ensino
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InteracoesDiscursivasClube.pdf642,88 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons