Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/920
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5035093639365870pt_BR
dc.creatorLIMA, Caren Neves-
dc.date.accessioned2018-12-28T15:30:18Z-
dc.date.available2018-12-28T15:30:18Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.citationLIMA, Caren Neves. O lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Mãe do Rio, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/920. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/920-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de um processo investigativo que se iniciou no estágio e tomou corpo no momento de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Trata-se de um estudo que teve como objetivo principal investigar, na perspectiva docente, o fazer pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de crianças das séries iniciais utilizando o lúdico como ferramenta. Para tanto além do caderno de campo usado no percurso do estágio que gerou uma base de dados, também foi realizado um diálogo com a professora regente. Trata-se de uma pesquisa de campo que assume a abordagem qualitativa, realizada em uma escola que atende crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em termos de resultado ficou evidente que a professora reconhece a importância da ludicidade na educação das crianças e trabalha no sentido de garantir o acesso das mesmas a atividades dessa natureza, contudo com muitas dificuldades, tendo que pagar o custo da produção desses materiais. Ficou evidente também o distanciamento do poder público em relação a responsabilidade de adquirir jogos que sirvam como ferramenta pedagógica no cotidiano da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2018-12-28T15:29:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_LudicoEstrategiaPedagogica.pdf: 552297 bytes, checksum: 3343e001598b1e21941ecfe25e7fb1d3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2018-12-28T15:30:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_LudicoEstrategiaPedagogica.pdf: 552297 bytes, checksum: 3343e001598b1e21941ecfe25e7fb1d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-28T15:30:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_LudicoEstrategiaPedagogica.pdf: 552297 bytes, checksum: 3343e001598b1e21941ecfe25e7fb1d3 (MD5) Previous issue date: 2018-10-26en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCriatividade (Educação)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleO lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LudicoEstrategiaPedagogica.pdf539,35 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons