Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/919
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio
metadata.dc.creator: SILVA, Aline Suely Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Madison Rocha
Issue Date: 12-Nov-2018
Citation: SILVA, Aline Suely Rodrigues da. O currículo do curso de Pedagogia e a formação para a docência: um estudo a partir da concepção dos egressos da turma de pedagogia 2014 da UFPA / Mãe do Rio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Mãe do Rio, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/919. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Toda proposta formativa se dá a partir de um currículo. Neste sentido, o presente estudo analisa o desenvolvimento curricular do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio, evidenciando as implicações desse currículo para a formação em docência, considerando a concepção dos egressos da turma de pedagogia, ano 2014, da UFPA, polo Mãe do Rio. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo explicativo, fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com perguntas abertas e fechadas, os quais foram aplicados com 15 egressos do curso de Pedagogia da UFPA/Mãe do Rio. Para a compreensão da realidade estudada utilizou-se de autores dos campos do currículo e da formação de professores, tais como: Imbernón (2006, 2009, 2011), Libâneo (2000, 2016), Maciel e Neto (2011) e Pimenta (2011). Com base na análise dos dados chegou-se à conclusão que houve contribuições significativas do desenvolvimento curricular do curso de pedagogia para a concepção, formação e atuação em docência, especialmente nos aspectos compreensão da conjuntura político-econômica e sua relação com as políticas educacionais, bem como para a atuação profissional na educação infantil. Apesar disso, evidenciou-se, também, lacunas na formação em docência para a educação do campo, EJA, educação quilombola e indígena.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Currículos
Professores - Formação
Estudantes universitários
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia
Mãe do Rio (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CurriculoCursoPedagogia.pdf1,26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons