Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/917
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA
metadata.dc.creator: CALDEIRA, Adrielle Nayara Mendes
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Madison Rocha
Issue Date: 2018
Citation: CALDEIRA, Adrielle Nayara Mendes. Avaliação da aprendizagem: uma análise das técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no município de Ananindeua/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/917. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar as técnicas e instrumentos avaliativos utilizados em uma escola pública de educação infantil no Município de Ananindeua/PA. Trata-se de uma pesquisa de campo, norteada pelos pressupostos metodológicos do estudo de caso, no âmbito da abordagem qualitativa de pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se da entrevista estruturada realizada com as educadoras de duas turmas distintas da educação infantil e da observação do trabalho de ambas em sala de aula. O estudo tem como principais fundamentos teóricos os pensamentos de Ana Maria Saul (1991), Cipriano Luckesi (1998), Jussara Hoffmann (2000), Léa Depresbiteris (1989) e Josiane Santos(2010), todos apresentam concepções sobre avaliação da aprendizagem e como esse tema deve ser trabalhado em sala de aula. Por meio deste estudo foi constatado que, em determinados momentos as educadoras da escola pesquisada não relacionam a sua prática com a teoria, apenas realizam atividades avaliativas aleatórias que não têm a finalidade de educar ou de ampliar o conhecimento da criança. Deste modo, a prática da avaliação na Educação Infantil na escola pesquisada dispõe de várias modalidades e instrumentos capazes de orientar o professor nesta etapa, cabendo ao mesmo decidir qual melhor se aplicará aos educandos. Portanto, o professor torna-se o principal mediador dessa aprendizagem e da avaliação, uma vez que a avaliação é necessária porque o auxilia em sua prática educativa.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação infantil
Aprendizagem - Avaliação
Avaliação educacional
Escolas públicas
Ananindeua (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AvaliacaoAprendizagemAnalise.pdf687,19 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons