Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/89
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A biblioterapia como proposta de um programa para portadores de deficiência visual na seção braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna
metadata.dc.creator: LOBO, Laís Machado
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da
Issue Date: 2017
Citation: LOBO, Laís Machado. A biblioterapia como proposta de um programa para portadores de deficiência visual na seção braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/89>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Trata da Biblioterapia como proposta para seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna, os métodos biblioterapêuticos aplicado se como o Bibliotecário pode atuar como Biblioterapeuta. Relata a deficiência visual e a importância do Braille na leitura e escrita desses deficientes. O objetivo geral deste trabalho é propor para a seção Braille a técnica da Biblioterapia como forma de um atrativo a mais de leitura e melhoria psicossocial do usuário deficiente visual, tornando-o um elemento participante e útil à comunidade. A metodologia utilizada é descritiva e exploratória, de caráter Quanti-qualitativa, com pesquisa bibliográfica com fonte de autores considerados relevantes da área de biblioteconomia e da biblioterapia a fim de desvendar e propor a importância da leitura como terapia para todos, especificamente os deficientes visuais. Foi realizada a entrevista com dois servidores na seção Braille da Biblioteca Arthur Vianna e um usuário cego, com o objetivo de conhecer o espaço, os serviços prestados, a frequência e etc. Propondo a Biblioterapia como uma atividade de melhoria para os usuários da biblioteca.
Abstract: Treats Biliotherapy as a proposl to the Braille section of the Arthur Vianna public library, the applied bibliotherapeutic methods and how the librarian could act like a Bibliotherapist. Reports the visual impairment and the importance of Braille on the reading and writing these disabled individuals. The general objective of this paper is to propose to the Braille section the Bibliotherapy technique, another reading attraction and the visually impaired’s psychosocial improvement, turning them into participant and useful individuals to the community. The used methodology descriptive and exploratory, quantitative-qualitative, study with bibliographical research with a source of authors considered relevant in the area of librarianship and bibliotherapy in order to unveil and propose the importance of reading as a therapy for all, specifically the visually impaired. An interview was conducted with two servers in the Braille section of the Arthur Vianna Library and a blind user, with the purpose of knowing the space, services provided, frequency and proposing improvements to the library.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Bibliotecários
Biblioterapia
Braille
Deficiência visual
Biblioteca Pública Arthur Vianna
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BiblioterapiaPropostaPrograma.pdf892,64 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons