Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/88
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9630600839298845pt_BR
dc.creatorMONTEIRO, Lady Thamara Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653595457207841pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-13T12:01:46Z-
dc.date.available2017-09-13T12:01:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Lady Thamara Lima. O bibliotecário e a mediação da leitura em bibliotecas nas escolas. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/88>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/88-
dc.description.abstractIt identifies which practices of reading incentives the school librarian mediates in the life of children, from its collegial base, thus, the study deals with the meaning of the school library with the active participation of the librarian, defining it in the function of mediator that this professional has. It studies actions of reading incentive, carried out in a school library by the librarian of the private education network with students of fundamental education. It uses the bibliographical research for the theoretical reference, in which it approaches the reading and its importance for the growth and development of the individual. It is a research with qualitative approach, of the descriptive type, to show the activities developed in a library. It uses as technical procedure the interview, performed with a librarian who works in a library of a primary school, in order to collect the primary data. It emphasizes that reading is fundamental in the individual formation of the human being and in the social, cultural and intellectual construction. It makes a brief approach to elementary education, which is in this mode of teaching where reading is essential in the training and intellectual development of students. It reinforces that with reading reading practices, it will be possible to have readers from childhood, emphasizing the role of the librarian in activities such as story time, held in school libraries in order to instill in students the habit of reading. Finally it is realized that it is through reading that the individual develops creativity, imagination and acquires knowledge.pt_BR
dc.description.resumoIdentifica quais práticas de incentivos a leitura o bibliotecário escolar media na vida de crianças, desde sua base colegial, assim, o estudo trata da significação da biblioteca escolar com a participação ativa do bibliotecário, definindo-o na função de mediador que este profissional possui. Estuda ações de incentivo a leitura, realizadas em uma biblioteca escolar pelo bibliotecário da rede de ensino privado junto a alunos da educação fundamental. Utiliza a pesquisa bibliográfica para o referencial teórico, no qual aborda a leitura e sua importância para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva, por mostrar as atividades desenvolvidas em uma biblioteca. Utiliza como procedimento técnico a entrevista, realizada junto a uma bibliotecária que atua em biblioteca de uma escola do ensino fundamental, a fim de coletar os dados primários. Ressalta que a leitura é fundamental na formação individual do ser humano e na construção social, cultural e intelectual. Faz uma breve abordagem do ensino fundamental, que é nessa modalidade de ensino onde a leitura é essencial na formação e desenvolvimento intelectual dos alunos. Reforça que com práticas de incentivo a leitura, será possível ter leitores desde a infância, acentuando o papel do bibliotecário em atividades como a hora do conto, realizadas em bibliotecas escolares visando inculcar nos alunos o hábito de ler. Por fim percebe-se que é por meio da leitura que o indivíduo desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by BDM SEDEPTI (bdm@ufpa.br) on 2017-09-11T16:20:12Z No. of bitstreams: 2 TCC_BibliotecarioMediacaoLeitura.pdf: 481346 bytes, checksum: e1e6a5717126a885e6a614e664c3bcc9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by BDM SEDEPTI (bdm@ufpa.br) on 2017-09-13T12:01:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_BibliotecarioMediacaoLeitura.pdf: 481346 bytes, checksum: e1e6a5717126a885e6a614e664c3bcc9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-13T12:01:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_BibliotecarioMediacaoLeitura.pdf: 481346 bytes, checksum: e1e6a5717126a885e6a614e664c3bcc9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROM-
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectBibliotecário escolarpt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectLeitor infantilpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleO bibliotecário e a mediação da leitura em bibliotecas nas escolaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BibliotecarioMediacaoLeitura.pdf470,06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons