Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/871
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação crítica da disciplina Prática Oceanográfica (CG-05028) sob o ponto de vista dos estudantes de graduação do Curso de Oceanografia da Universidade Federal do Pará
metadata.dc.creator: DEMARCHI, Cao Güttler
metadata.dc.contributor.advisor1: ALVES, Marcelo Augusto Moreno da Silva
Issue Date: 2007
Citation: DEMATCHI, Cao Güttler. Avaliação crítica da disciplina Prática Oceanográfica (CG-05028) sob o ponto de vista dos estudantes de graduação do Curso de Oceanografia da Universidade Federal do Pará. Orientador: Marcelo Augusto Moreno da Silva Alves. 2007. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Oceanografia) – Faculdade de Oceanografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2007. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/871. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Oceanógrafo é um profissional que apresenta um perfil onde as atividades de campo são muito necessárias. Durante seu período de formação no curso de graduação, as disciplinas práticas, são obrigatórias para seu amadurecimento e chegam a ser aguardadas com entusiasmo pelos estudantes, momento em que poderão praticá-las. Este estudo é uma avaliação crítica realizada com alunos das turmas de 2000 a 2004 do curso de graduação em Oceanografia da UFPA, que até o momento haviam cursado a disciplina Prática Oceanográfica (CG-05028). Com o objetivo de detectar deficiências no processo de ensino aprendizagem, bem como averiguar o nível de satisfação e os aspectos positivos e negativos neste processo. Para isso, foram aplicados questionários com perguntas relativas as questões envolvidas com a disciplina. Os dados obtidos foram colocados em planilha eletrônicas, onde foram gerados gráficos e apresentados os resultados. Estes mostraram que as áreas da Oceanografia (geológica, biológica e química), obtiveram índices positivos nas avaliações. A área da Oceanografia física não foi analisada. Apesar dos índices positivos, faz-se necessária uma nova avaliação, visto que, novos alunos e professores ingressaram no curso de graduação em oceanografia, tendo como finalidade o melhoramento da relação de aprendizagem teoria-prática dos alunos do curso de graduação em oceanografia.
Abstract: The Oceanographer is a professional presents a profile where the field activities are very necessary. During its period of training in the course of graduation, disciplines practices, are mandatory for its maturing and reach be awaited with enthusiasm by students, when may pursue-them. This study is a critical evaluation performed with students of the courses of 2000 to 2004 of undergraduate Oceanography of UFPA, which until now had cursado the discipline practice Oceanographic (CG-05028). With the objective of detecting shortcomings in the teaching process learning, as well as inquiry the level of satisfaction and the positive and negative aspects in this process. To this end, questionnaires were applied with questions concerning the issues involved with the discipline. The data obtained were placed in a spreadsheet eletrônicas, where they were generated graphs and presented the results. These showed that the areas of Oceanography (geological, biological and chemical), obtained indexes positive assessments. The area of physical Oceanography has not been analyzed. Despite the positive, makes-if necessary a reassessment, since, new students and teachers joined in the course of graduation in oceanography, taking as aim the improvement of the relationship of learning thee
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::OCEANOGRAFIA
Keywords: Oceanografia
Estudo e ensino
Graduação
Avaliação da aprendizagem
Avaliação de curso
Universidade Federal do Pará
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Oceanografia - FAOC/IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AvaliacaoCriticaOceanografia.pdf7,12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons