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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Identificação de áreas vulneráveis ao transporte de combustíveis na rodovia BR-156, no estado do Amapá (AP)
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Cassiana de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVEIRA, Odete Fátima Machado da
Issue Date: 16-Jan-2012
Citation: RIBEIRO, Cassiana de Araújo. Identificação de áreas vulneráveis ao transporte de combustíveis na rodovia BR-156, no estado do Amapá (AP). Orientadora: Odete Fátima Machado da Silveira. 2012. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Oceanografia) – Faculdade de Oceanografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/864. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Amapá caracteriza-se com o maior percentual de seu território destinado à conservação, abrigando parques nacionais, reservas biológicas, florestas nacionais, estações ecológicas e áreas de proteção ambiental. A rodovia BR-156, atravessa longitudinalmente todo o estado do Amapá, onde corta drenagens e muitos igarapés, que possuem ligação com a Planície Costeira. É através dessa rodovia, que se dá o transporte de combustíveis, tendo como uma maior freqüência a ameaça a acidentes no trajeto e, consequentemente, afetando os ecossistemas próximos. Este trabalho tem por objetivo geral, identificar as áreas críticas ao transporte de combustíveis na rodovia BR-156, tendo como base o uso de uma metodologia de interpretação de sensores remotos e reconhecimento de campo, integrados ao mapeamento das unidades de paisagem com dados em Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Foi confeccionado o mapa de Vulnerabilidade Ambiental no entorno da rodovia BR-156, bem como a identificação das principais drenagens, aliado as observações do uso e ocupação às imediações ao longo da estrada. Verificou-se que a maior parte da área está classificada dentro da categoria de vulnerabilidade ambiental muito baixa, e de baixa a média. Dos resultados do mapa de vulnerabilidade ambiental ao entorno da rodovia, as áreas que foram mais destacadas foram às proximidades da estrada, onde apresentou ocupação urbana, associadas, também, as áreas de Formação Barreiras e as Planícies Fluviomarinhas e Fluviolacustres. O trabalho mostrou que os resultados obtidos, em conjuntos com as importantes drenagens cortadas pela rodovia, aliado a falta de uma malha rodoviária em boas condições de infraestrutura, são importantes fatores que contribuem para classificar essa área como crítica ao transporte de combustíveis.
Abstract: Amapá is characterized with the highest percentage of its land used for conservation, housing national parks, biological reserves, national forests, ecological stations and areas of environmental protection. The BR-156 highway along the entire state of Amapá, where many streams and drainage cuts, which have connection with the Coastal Plain. It is through this highway, which provides transportation fuels, with a higher frequency as the threat of accidents on the path and, consequently, affecting nearby ecosystems. This work aims to generally identify critical areas for the transport of fuel on the highway BR-156, based on the use of a methodology for interpretation of remote sensing and field recognition, integrated mapping of landscape units with data systems Geographic Information System (GIS). It was made the map of environmental vulnerability in the around of the highway BR-156, as well as identifying the major drainages, combined with the observations of the surrounding land use and settlement along the road. It was found the most of the area is classified into the category of very low environmental vulnerability, and low to medium. The results of the environmental vulnerability map of the around of the highway, the areas that were most prominent were the around of the road, performing urban settlement, associated, also, the areas of Training Barriers and fluvial marine and fluvial lacustrine plains. The study showed that the results obtained, together with the significant cut in highway drainage, combined with a absence of highway infrastructure in good condition are important factors contributing to classify that area as critical to transportation fuels.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::OCEANOGRAFIA
Keywords: Derramamento de óleo
Risco ambiental
Sensoriamento remoto
Amapá - Estado
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Oceanografia - FAOC/IG

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