Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/86
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: LEDOR: aquele que dá sonoridade aos textos
metadata.dc.creator: ROSÁRIO, Kátia Regina Pereira do
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MARTINS, Joana Célia do Socorro Gomes de Andrade
Issue Date: 2017
Citation: ROSÁRIO, Kátia Regina Pereira do. LEDOR: aquele que dá sonoridade aos textos. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/86>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Analisa a importância do ledor para o acesso de pessoas com deficiência visual à informação, diante da existência dos programas eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de campo e descritiva. Utilizou-se neste estudo o levantamento bibliográfico, estudo e discussão teórica do papel do ledor e do ato de ler para pessoas com deficiência visual, bem como realização de entrevistas semiestruturadas, além da descrição e análise dos dados coletados. Teve sete participantes como sujeitos da pesquisa, sendo três ledores e quatro leitores (os quais apresentam deficiência visual). Considera-se que tanto os ledores digitais como os ledores humanos são bastante utilizados por esses usuários.
Abstract: It analyzes the importance of the reader to the access to information by blind people, before the existence of the electronic programs. This is a qualitative, field-based and descriptive research. A bibliographic survey, theoretical study and discussion of the role of “ledor” and reading for people with visual impairment. As well as were made semi-structured interviews, and the description and analysis of the data collected were used in this study. There were seven participants as subjects of the research, with three lenders and four readers (who are blinds). It is considered that both digital lenders and human lenders are widely used by these users.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Keywords: LEDOR
Leitura inclusiva
Leitor
Bibliotecas e deficientes
Educação inclusiva
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LedorSonoridadeTextos.pdf691,86 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons