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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise luminotécnica de salas de aula da Escola Municipal Ensino Fundamental Governador Fernando José de Leão Guilhon no município de Tucuruí-PA
metadata.dc.creator: BARBOSA, Felipe José Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: OHANA, Ivaldo
Issue Date: 2-May-2016
Citation: BARBOSA, Felipe José Ribeiro. Análise luminotécnica de salas de aula da Escola Municipal Ensino Fundamental Governador Fernando José de Leão Guilhon no município de Tucuruí-PA. Orientador: Ivaldo Ohana. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/841. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho tem como objetivo Analisar dois sistemas de iluminação e sua eficiência em salas de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Fernando José de Leão Guilhon, localizada no município de Tucuruí no Estado do Pará. A pesquisa foi realizada através de uma análise da planta baixa da escola inserida no programa AutoCAD 2011. Após realizada a projeção da planta das salas de aula oriundas do autoCAD, foi possível realizar a análise dos projetos de iluminação. O programa utilizado para dimensionar o novo sistema de iluminação foi o DIALux EVO 6. Para o referido estudo foram utilizadas as duas simulações, correspondendo às luminárias EFix e Power Balance. Os resultados foram analisados com as exigências da NBR-5413 e NBR ISO/CIE 8995-1/2013. Foi realizado levantamento da influência a iluminação para a qualidade do ensino-aprendizagem e realizado proposta de adequação para o sistema de luminárias mais adequadas ao ambiente. No caso da escola Fernando Guilhon, que recentemente passou por reforma, cada sala de aula possui 12 lâmpadas fluorescentes tubulares, as salas apresentam lâmpadas queimadas, que muitas vezes não são substituídas imediatamente, ou são substituídas por lâmpadas fluorescente compactas. Por isso que o uso da iluminação natural deve ser estudado e utilizado de forma que equilibre seus benefícios e diminua os seus efeitos negativos. O nível de iluminância obtido através das simulações realizadas com as luminárias modelo TCS260 2xTL5 – 28W HFP e RC460B W60L60 1xLED28S/840 atendem a NBR 5413 5413 e NBR ISO/CIE 8995-1/2013, onde a iluminância para salas de aula deve está em média entre 200, 300 ou 550 lux conforme mostra as simulações realizadas pelo DIALux EVO. Com o objetivo de estabelecer um sistema mais apropriado de iluminação para as salas de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Fernando José de Leão Guilhon, podemos considerar que as luminárias modelo RC460B W60L60 1xLED28S/840 são mais adequadas pois proporcionam uma iluminação mais constante e nivelada, permitindo a utilização da luz natural. O projeto de iluminação para salas de aula deve ser bastante criterioso para que possa proporcionar um ambiente visual bastante próprio e agradável para a realização de tarefas escolares, visando aumentar o desempenho na relação ensino-aprendizagem. Neste estudo identificamos que para que a iluminação de salas de aula seja feita de forma correta e otimizada, é necessária a verificação de diversos fatores, procedimentos e análises. Mas a importância da iluminação adequada em sala de aula vai além do aspecto qualitativo do serviço, inclui também a economia de energia elétrica, o governo através do Procel, incentiva as escolas a trabalharem a conscientização dos alunos, em todos os níveis educacionais, no que tange e eficiência energética.
Abstract: This paper has as aim to analyze two lighting systems and their efficiency in classrooms of Elementary School Governor Fernando Jose Leao Guilhon, located in Tucurui, municipality in the state of Pará. The research was done through an analysis of a downtown plant of the school entered in a computer program called AutoCAD 2011. After making the projection of the plant classrooms coming from the autoCAD, it was possible to perform the analysis of lighting projects. The program used to scale the new lighting system was the DIALux EVO 6. For this study we used the two simulations, corresponding to EFix and Power Balance fixtures. The results were analyzed with the requirements of ISO-5413 5413 and NBR ISO/CIE 8995-1/2013. The research was carried out of the influence of the lighting for the quality of teaching and learning and realized adequacy proposal for the most appropriated to the enviroment fixtures system. In the case of school Fernando Guilhon, which was recently renewed, each classroom actually has 12 (twelve) fluorescent lamps, some rooms have burned out lamps, which often are not replaced immediately, or are replaced by fluorescent compact lamps. For this reason the use of natural lighting should be studied and used in order to balance its benefits and reduce its negative effects. The level of illuminance obtained through simulations with lightning models TCS260 2xTL5 - 28W HFP and RC460B W60L60 1xLED28S / 840 attends to NBR 5413 5413 and NBR ISO/CIE 8995-1/2013, where the illuminance for classrooms should be on average between 200, 300 or 550 lux as shown in the simulations by DIALux EVO. In order to establish a more appropriated system of lighting for classrooms of the Elementary School Governor Fernando Jose Guilhon, we can consider that the luminaire model RC460B W60L60 1xLED28S / 840 are more suitable as they provide a more constant illumination and level, allowing the use of natural light. The lighting design for classrooms should be very careful so that it can provide a very proper and pleasing visual environment to perform school tasks, to increase performance in the teaching-learning relationship. We noticed that for the lighting of classrooms is done correctly and optimally, it is necessary to check several factors, procedures and analyzes. But the importance of proper lighting in classroom goes beyond the quality of the service aspect also includes the electricity savings, the government through the Procel, encourages schools to work the awareness of students at all educational levels, as respect and energy efficiency.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA
Keywords: Eficiência energética
Iluminação elétrica
Escolas - Iluminação
EMEF Governador Fernando José de Leão Guilhon (Tucuruí, PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Elétrica - FEE/CAMTUC

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